Buscar

Contração Muscular - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DATA: 06/04/2015
DEPARTAMENTO DE SAÚDE
CURSO DE ODONTOLOGIA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA 
RESUMO: 	CONTRAÇÃO MUSCULAR
(MÚSCULO ESQUELÉTICO)
Um músculo esquelético é um conjunto de células ou fibra musculares, as fibras musculares são células cilíndricas e multinucleadas, sendo as mais longas do corpo. A membrana celular de uma fibra muscular é chamada de sarcolema e seu citoplasma é chamado de sarcoplasma, ela também um retículo endoplasmático chamado de retículo sarcoplasmático, que envolve cada miofibrila. Cada uma das fibras musculares possui milhares de miofibrilas, as miofibrilas, por sua vez, são compostas por várias proteínas: miosina e actina (que são contráteis) e tropomiosina e troponina (que são regulatórias), dentre outras. Os arranjos de miosinas formam filamentos grossos, já os de actina formam os filamentos finos. Já a arrumação dos dois tipos de filamentos em uma miofibrila acabam formando um padrão de bandas que se chama sarcômero. Os elementos que compõem um sarcômero são: Discos Z, Banda 1, Banda A, Zona H e Linha M.
Os principais elementos que estão envolvidos na contração muscular são: Troponina (apenas no músculo esquelético e cardíaco), actina, miosina, tropomiosina, ATP e íons Cálcio. A contração muscular nada mais é que o encurtamento dos sarcômeros, e para que esse processo ocorra é necessário que haja um fluo de íons cálcio (regulado pelo retículo sarcoplasmático).
Para que haja a ocorrência de uma contração muscular, é necessário primeiramente que haja um impulso nervoso na célula muscular, o neurotransmissor liberado nesse caso pelo neurônio é a acetilcolina, que ao se ligar na membrana sarcoplasmática da célula muscular despolariza a mesma, através de influxo de sódio. Essa despolarização chega nos Túbulos T (invaginações na membrana sarcoplasmática), promovendo a saída dos íons cálcio armazenados no retículo sarcoplasmático. Esses íons irão promover a contração do músculo. O cálcio liberado no citoplasma deixará expostos os sítios de ligação actina-miosina, fazendo com que essas fibras se liguem e a actina deslize sobre os filamentos de miosina, encurtando o sarcômero e promovendo a contração. Esse processo gasta energia na forma de ATP, assim como o relaxamento.
TABELA COMPARATIVA ENTRE OS EFEITOS FISIOLÓGICOS DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICO, LISO E CARDÍACO
	ESQUELÉTICO
	LISO
	CARDÍACO
	Núcleos múltiplos e periféricos
	1 núcleo central em cada célula
	1 ou 2 núcleos centrais em cada célula
	Regulado pelo SNA e SNC
	Regulado pelo SNA
	Regulado pelo SNA
	Proteínas: actina e miosina

Outros materiais