Buscar

LIMITES AO PODER PUNITIVO DO ESTADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LIMITES AO PODER PUNITIVO DO ESTADO
PRINCÍPIO DA NEMO TENETUR SE DETEGERE OU DA NÃO AUTOINCRIMINAÇÃO:
PRINCÍPIO DA PRESUNÇÃO DA INOCÊNCIA OU DA NÃO CULPABILIDADE
1 – 	Para Norberto Avena, o Princípio da Não Autoincriminação (Nemo Tenetur se Detegere) significa que o acusado não poderá ser obrigado a produzir provas contra si. Em face desse privilégio que lhe é assegurado, não está o acusado, por exemplo, obrigado a responder as perguntas que lhe forem formuladas por ocasião de seu interrogatório, tampouco a fornecer padrões vocais ou letra de próprio punho visando a subsidiar prova pericial requerida pelo Ministério Público. 
Já Aury Lopes Jr. Intitula este princípio de Defesa Pessoal Negativa, defendendo que o interrogatório deve ser tratado como um verdadeiro ao de defesa, onde se dá oportunidade ao imputado para que exerça sua defesa pessoal. Para isso, deve ser considerado como um direito e não como um dever, assegurando-se o direito de silêncio e de não fazer prova contra si mesmo, sem que dessa inércia resulte para o sujeito passivo qualquer prejuízo jurídico. Além disso, entende ser visto como um ato livre de qualquer pressão ou ameaça.
Guilherme de Souza Nucci, no mesmo sentido fala em Imunidade à autoacusação, que significa que ninguém está obrigado a produzir prova contra si mesmo, tratando-se da decorrência natural da conjugação dos princípios constitucionais da presunção da inocência (art. 5º, LVII, CF) e da ampla defesa (art. 5º, LV, CF) com o direito humano fundamental que permite ao réu manter-se calado (art. 5º, LXIII, CF). Se o indivíduo é inocente, até que seja provada sua culpa, possuindo o direito de produzir amplamente prova em seu favor, bem como se pode permanecer em silêncio sem qualquer tipo de prejuízo à sua situação processual, é mais do que óbvio não estar obrigado, em hipótese alguma, a produzir provas contra si mesmo.
2- 	O Princípio da Presunção da Inocência ou de Não Culpabilidade ou Estado de Inocência para Norberto Aventa, trata-se de um desdobramento do princípio do devido processo legal, consagrando-se como um dos mais importantes alicerces do Estado de Direito. Visando, primordialmente, à tutela da liberdade pessoal, decorre da regra inscrita no art. 5º LVII, CF, preconizando que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal contraditória.
Aury Lopes Jr., diz que em suma, a presunção da inocência impõe um verdadeiro dever de tratamento, na medida em que exige que o réu seja tratado como inocente. Em sua obra, ainda cita Ferrajoli, que entende que a presunção da inocência é decorrência do princípio da jurisdicionalidade, pois se a jurisdição é a atividade necessária para obtenção da prova de que alguém cometeu um delito, até que essa prova não se produza, nenhum delito pode considerar-se cometido e ninguém pode ser considerado culpado nem submetido a uma pena. Explica ainda que é um princípio fundamental de civilidade, fruto de uma opção garantista a favor da tutela da imunidade dos inocentes, ainda que para isso tenha-se que pagar o preço da impunidade alguém culpável. Isso porque, o corpo social, lhe basta que os culpados sejam geralmente punidos, pois o maior interesse é que todos os inocentes, sem exceção, estejam protegidos.
Na mesma linha de pensamento, Nucci diz que o princípio do estado de inocência, ou da não culpabilidade, significa que todo acusado é presumido inocente, até eu seja declarado culpado por sentença condenatória, com trânsito em julgado, previsto no art. 5º, LVII, C. Tem por objetivo garantir, primordialmente, que o ônus da prova cabe à acusação e não à defesa. As pessoas nascem inocentes, sendo esse o seu estado natural, razão pela qual, para quebrar tal regra, torna-se indispensável que o Estado-acusação evidencie, com provas suficientes, ao Estado-juiz, a culpa do réu.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
AVENA, Norberto. Processo Penal Esquematizado – 7ª Ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.
LOPES JR, Aury. Direito Processual Penal – 11ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Processo Penal – 11ª Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

Outros materiais