Buscar

AULA DE ESTRUTURA E FUNÇÕES DO HIPOTÁLAMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTRUTURA E FUNÇÕES DO HIPOTÁLAMO
Neuroanatomia
DIVISÕES E NÚCLEOS DO HIPOTÁLAMO
É constituído de sustância cinzenta que se agrupa em núcleos.
Percorrendo o hipotálamo existe o fórnix, este percorre de cima para baixo cada metade do hipotálamo terminando no respectivo corpo mamilar.
O fórnix permite dividir o hipotálamo em uma área medial e outra lateral.
A área medial situada entre o fórnix e as paredes do III ventrículo é rica em substância cinzenta e nela se localizam os principais núcleos do hipotálamo. 
A área lateral situada lateralmente ao fórnix, há predominância de fibras de direção longitudinal.
Pode ser dividido por três planos frontais em hipotálamo supra-óptico, tuberal e mamilar.
Hipotálamo supra-óptico: Compreende o quiasma óptico e toda a área situada acima dele nas paredes do III ventrículo até o sulco hipotalâmico.
Hipotálamo Tuberal: Compreende o túber cinéreo (ao qual se liga o infundíbulo) e toda a área situada acima dele, nas paredes do III ventrículo até o sulco hipotalâmico.
Hipotálamo Mamilar: Compreende os corpos mamilares com seus núcleos e as áreas das paredes do II ventrículo, que se encontram acima deles até o sulco hipotalâmico. 
CONEXÕES DO HIPOTÁLAMO
CONEXÕES COM O SISTEMA LÍMBICO
Hipocampo: Liga-se pelo fórnix aos núcleos mamilares do hipotálamo, de onde os impulsos nervosos seguem para o núcleo anterior do tálamo através do Fascículo Mamilo-Talâmico, fazendo parte do chamado Circuito de Papez. Dos núcleos mamilares, impulsos nervosos chegam também à formação reticular do mesencéfalo pelo Fascículo Mamilo-Tegmentar.
Corpo Amigdalóide: Fibras originadas do núcleo amigdalóide chegam ao hipotálamo principalmente através da estria terminal.
Área Septal: Liga-se ao hipotálamo através de fibras que percorrem o feixe prosencefálico medial.
CONEXÕES COM A ÁREA PRÉ-FRONTAL
O córtex da área pré-frontal também se relaciona com o comportamento emocional. A área pré-frontal mantem conexões com o hipotálamo diretamente ou através do núcleo dorso-medial do tálamo.
CONEXÕES VISCERAIS
O hipotálamo mantém conexões aferentes e eferentes com os neurônios da medula e do tronco encefálico, relacionados com essas funções.
Conexões Viscerais Aferentes
O hipotálamo recebe informações sobre a atividade das vísceras através de suas conexões diretas com o núcleo do tracto solitário (fibras solitário-hipotalâmicas). Este núcleo recebe toda sensibilidade visceral, tanto geral como especial (gustação), que entra no sistema nervosos pelos nervos facial, glossofaríngeo e vago.
Conexões Viscerais Eferentes
O hipotálamo controla o SNA agindo direta ou indiretamente sobre os neurônios pré-ganglionares dos sistema simpático e parassimpático.
As conexões diretas se fazem através de fibras que, de vários núcleos do hipotálamo, terminam seja nos núcleos da coluna eferente visceral geral do tronco encefálico, seja na coluna lateral da medula (fibras hipotálamo-espinhais).
As conexões indiretas se fazem através da formação reticular.
CONEXÕES COM A HIPÓFISE
Tem apenas conexões eferentes com a hipófise, que são feitas através dos tractos hipotálamo-hipofisário e túbero-infundibular.
Tracto Hipotálamo-Hipofisário: Formado por fibras que se originam nos neurônios dos núcleos supra-óptico e paraventricular e terminam na neuro-hipófise. As fibras deste tracto, constituem os principais componentes estruturais da neuro-hipófise, são ricas em neurossecreção.
Tracto Túbero-Infundibular (ou túbero-hipofisário): Constituído de fibras neurossecretoras que se originam em neurônios do núcleo arqueado e áreas vizinhas do hipotálamo tuberal e terminam na eminência mediana e na haste infundibular.m
CONEXÕES SENSORIAIS
O hipotálamo recebe informações sensoriais das áreas eretogênicas, como os mamilos e órgãos genitais, importantes para o fenômeno da ereção.
Sabe-se também que existem conexões diretas do córtex olfatório e da retina com o hipotálamo.
A conexão da retina com o hipotálamo se faz através do tracto retino-hipotalãmico, que termina no núcleo supra-quiasmático.
CONEXÕES MONOAMINÉRGICAS
Neurônios Noradrenérgicos da formãção reticular do tronco encefálico projetam-se para o hipotálamo, assim como neurônios serotoninérgicos oriundos dos núcleos da rafe.
FUNÇÕES DO HIPOTÁLAMO
Quase todas elas relacionam-se com a homeostase, ou seja, com a manutenção do meio interno dentro de limites compatíveis com o funcionamento adequado dos diversos órgãos.
O hipotálamo tem um papel regulador sobre o SNA e o Sistema Endócrino, além de controlar vários processos motivacionais importantes para a sobrevivência do indivíduo e da espécie, como a fome, a sede e o sexo.
CONTROLE DO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
O hipotálamo é o centro supra-segmentar mais importante do SNA, exercendo esta função com outras áreas do cérebro, em especial com as do sistema límbico. 
O hipotálamo anterior controla o sistema parassimpático.
O hipotálamo posterior controla o sistema simpático.
Estimulações elétricas feitas no hipotálamo anterior, determinam aumento do peristaltismo gastrointestinal, contração da bexiga, diminuição do ritmo cardíaco e da pressão sanguínea e constrição da pupila. 
REGULAÇÃO DA TEMPERATURA CORPORAL
A capacidade de regular a temperatura corporal, é exercida pelo hipotálamo.
Ele é informado da temperatura corporal, não só por termorreceptores periféricos, mas por neurônios localizados no hipotálamo anterior que funcionam como termorreceptores.
Ele funciona como um termostato capaz de detectar as variações de temperatura do sangue que por ele passa e ativar os mecanismos de perda ou de conservação do calor necessários a manutenção da temperatura normal.
Existem dois centros: O centro da perda de calor, situado no hipotálamo anterior, e o Centro da conservação do calor, situado no hipotálamo posterior.
Estimulações no centro da perda do calor, desencadeiam vasodilatação periférica e sudorese, que resultam em perda de calor.
Estimulações no centro da conservação do calor, resultam em vasoconstrição periférica, tremores musculares (calafrios) e até mesmo liberação do hormônio tireoidiano, que funcionam no sentido de gerar ou conservar o calor.
Lesões do centro da perda do calor do hipotálamo anterior, por exemplo no caso de traumatismos cranianos, causam uma elevação incontrolável da temperatura (febre central, quase sempre fatal).
REGULAÇÃO DO COMPORTAMENTO EMOCIONAL
Juntamente com o sistema límbico e a área pré-frontal, tem papel importante na regulação de processos emocionai, como raiva, medo, prazer e etc.
REGULAÇÃO DO SONO E VIGÍLIA
A parte posterior do hipotálamo relaciona-se principalmente com a vigília, reforçando a ação do sistema ativador reticular ascendente (SARA).
Encefalite Letárgica: Quando lesões da parte posterior do hipotálamo podem causar sono.
REGULAÇÃO DA INGESTÃO DE ALIMENTOS
A estimulação do hipotálamo lateral faz com que o animal se alimente vorazmente, enquanto a estimulação no núcleo ventromedial do hipotálamo causa total saciedade.
Lesões destrutivas destas áreas causam efeitos opostos ao da estimulação.
Lesão da área lateral do hipotálamo causam ausência completa do desejo alimentar, enquanto nas lesões do núcleo ventromedial, o animal alimenta-se exageradamente.
Distingue no hipotálamo um centro da fome, situado no hipotálamo lateral e um centro da saciedade, situado ao núcleo ventro medial 
REGULAÇÃO DA INGESTÃO DE ÁGUA
A lesão de uma área do hipotálamo lateral frequentemente denominada centro da sede faz com que o animal perca a vontade de beber água, podendo morrer desidratado embora tenha água disponível. 
REGULAÇÃO DA DIURESE
Tem importante papel na regulação da quantidade de água no organismo. Isto se faz não só pelo controle da ingestão de água, mas também pela regulação da quantidade de água eliminada na urina. 
Os núcleos supra-óptico e paraventricular do hipotálamo sintetizam o hormônio antidiurético, também chamado vasopressina, que age aumento a absorção de água nos túbulos renais e diminuindo
a eliminação de água pela urina. 
REGULAÇÃO DO SISTEMA ENDÓCRINO
Regula a secreção de todos os hormônios da adeno-hipófise e deste modo exerce a ação controladora sobre quase todo sistema endócrino. 
“Eu perdi mais de 9.000 cestas em minha carreira. Eu perdi quase 300 jogos. Em 26 ocasiões me foi confiado a jogada final e eu perdi. Eu falhei e falhei repetidamente mais de uma vez na minha vida, e foi justamente por isso que venci.”
Michael Jordan

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais