Buscar

Componentes de Linguagem observados no filme "Loucos de Amor" (Mozart and the Whale) - Síndrome de Asperger

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Luterana do Brasil
Pró-Reitoria de Graduação
Área da Saúde e Bem-Estar Social
	Tipo de avaliação: 
( ) G1 ( )G2 ( ) Substituição 
( ) Trabalho (x) Semipresencial 
	Curso: Fonoaudiologia
	Disciplina: Linguagem Oral e Escrita
	Data: 12/03/2016
	Turma: 0072 – 2016/1
	Professor (a): Viviane Medeiros Pasqualeto
	
	Aluno: Felipe de Oliveira Goulart
	
Fonoaudiologia e Cinema: assistir a um filme, analisar o personagem em questão e descrever as características de seus componentes de linguagem.
Filme: Loucos de Amor
Título original: Mozart and the Whale (EUA)
Introdução:
O filme “Loucos de Amor” (C.R.A.Z.Y), é uma comédia romântica que trata a vida de duas pessoas, Donald e Isabelle que possuem Síndrome de Asper, cujas disfunções emocionais atrapalham a vida amorosa do casal. Essa síndrome está relacionada com o Autismo, contudo não ocorre atraso no desenvolvimento cognitivo e da linguagem, pessoas com esta patologia apresentam dificuldades de interação, de mudanças e falta de empatia. Também demonstram dificuldades em iniciar e manter uma conversa. Algumas evitam o contato visual e apresentam aversão ao toque do outro, mantendo-se isoladas.
Autismo e síndrome de Asperger são entidades diagnósticas em uma família de transtornos de neurodesenvolvimento nos quais ocorre uma ruptura nos processos fundamentais de socialização, comunicação e aprendizado. Esses transtornos são coletivamente conhecidos como transtornos invasivos de desenvolvimento (KLIN, 2006, p 01). 
Analise dos personagens e seus componentes de linguagem:
Morfologia: Donald e Isabelle mostram total conhecimento das regras gramaticais da língua e na composição das palavras, possuem a capacidade de criar frases complexas ou normais. Os dois possuem um bom desempenho na construção destas frases, talvez por usá-las de forma repetitiva. 
Fonologia: Ambos possuem uma capacidade adequada na identificação dos sons, imitação dos sons, leitura fluente e articulação das palavras que são emitidas. Percebe-se no filme que cada um possuí uma "lembrança sonora" que ao ouvi-la os remete a lembranças de pânico, talvez pelos traumas de infância. 
O ritmo de fala de Donald é alterado, em alguns momentos ele seguia um ritmo rápido na conversação, dificultando o entendimento do telespectador. 
Semântica: Os personagens Donald e Isabelle utilizam um léxico formal, preciso e em muitos momentos requintado, demonstrando conhecimento das palavras que estão usando. Os dois se utilizam de linguagem pouco espontânea. 
Pragmática: Percebe-se alteração nas regras de conversação (início, meio e fim) e uso de metáforas. É visível a ausência de reciprocidade na conversação, os dois em diversos momentos transformaram diálogos em monólogos.
Percebi também que os personagens demonstraram dificuldades em entender os aspectos não-verbais, como expressões faciais um do outro, ou então dos demais amigos que possuem a Síndrome de Asperger, o que os fizeram agir de forma inapropriada. 
Os dois mostraram interesse em iniciar interações sociais com outras pessoas, Isabelle um pouco mais do que Donald, que é mais reservado. Donald demonstra muito interesse em transmitir informações aos outros, mostrando fluidez verbal quando se fala em números.

Outros materiais