Buscar

Hermenêutica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Hermenêutica Constitucional 
Se tratando da ADI nº 4249 apresentada pela Confederação Nacional do Turismo(CNTUR), instituição esta amparada pelo art. 103, IX da CF, em defesa dos estabelecimentos a quem compete jurisdição, trata-se de revogar a lei nº 16.239/2009 do Estado do Paraná. 
A referida lei estabelece normas de proteção à saúde e de responsabilidade por dano ao consumidor, vedando os fumódromos em ambientes de uso coletivo, seja privado ou público. 
Este embate limita o exercício dos direitos individuais assegurados pela Constituição de 1988 em benefício de um interesse coletivo, o STF na condição de guardião da Lei Maior, efetivará o entendimento do caso concreto embasado nos princípios da moderna hermenêutica constitucional, já que para encontrar o verdadeiro sentido da norma constitucional o juiz não exerce apenas o papel de boca de lei, analisando os direitos de primeira geração de um indivíduo, ainda que este resulte em um ganho econômico, colocando em risco à saúde de uma coletividade. 
O princípio mais relevante neste caso é o da Concordância Prática, também chamado de Harmonização e como bem explica Alexandre de Moraes “a coordenação e combinação dos bens jurídicos em conflito de forma a evitar o sacrifício total de uns em relação aos outros”, pode-se observar que a aplicação deste princípio é efetivamente o que ocorre no caso concreto, pois as partes são protegidas pela Constituição e o direito de um não pode prevalecer sobre o do outro, entretanto apenas uma parte de forma principiológica terá seu objetivo deferido.
Broderick Moreira

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais