Buscar

O Direito Internacional Privado - Dissertação IED

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O Direito Internacional Privado regulamenta qual ordenamento jurídico será usado em uma relação entre pessoas de nacionalidades diferentes. Não se trata de normas de conduta, mas sim funda a norma jurídica de qual país prevalecerá no espaço para regulamentar a relação estabelecida entre um estrangeiro e um brasileiro e entre estrangeiros. 
Como as normas de cada Estado só tem validade em seu território e em território estrangeiro somente se este concordar, o direito internacional privado estabelece qual norma jurídica prevalecerá. Sendo entendido por Maria Helena Diniz como “um direito sobre direito”.
Os seres humanos cada vez mais se relacionam de maneira global não se limitando às fronteiras de seus países, e nessas relações surgem divergências jurídicas. Por exemplo o matrimonio entre uma brasileira de dezoito anos e um argentino da mesma idade que reside no Brasil, como exemplifica Diniz. Qual norma jurídica deve prevalecer, a brasileira ou a argentina, visto que, elas divergem quanto a maioridade legal? O Direito Internacional Privado regulamenta que deve prevalecer a lei brasileira, pois o argentino mora no Brasil.
Podemos entender então que o direito internacional privado estabelece a melhor relação entre os ordenamentos jurídicos internos e externos quando eles entram em conflito no espaço. Segundo Miguel Reale “o direito internacional privado se situa como metalinguagem jurídica”, ou seja, são normas que falam de quais normas usar.
Bibliografia
DINIZ, Maria Helena. Compendio de introdução à ciência do direito. 20ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 27ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

Outros materiais