Buscar

4 - células do sistema imune

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

04 CÉLULAS DO SISTEMA IMUNE
Quais são as células que compõem o sistema imune?
Grupo fagocitário mononuclear que é representado, principalmente, pelos macrófagos. Além dos neutrófilos, das células dendríticas, das células natural killer e dos linfócitos, estes se dividem em linfócitos B, linfócitos TCD4+ ou auxiliares, TCD8+ ou citotóxicos, T∆ϒ e T regulatórias.
O que são macrófagos e como se dá a sua diferenciação nos tecidos linfoides periféricos? 
Os macrófagos são células que fazem a fagocitose tanto de tecidos invasores como células necrosadas e são apresentadores de antígenos. O macrófago é uma das primeiras defesas do corpo que tenta englobar o antígeno e fagocitá-lo, caso ele não consiga conter a infecção ele produz citocina IL-1, que inclusive causa a inflamação, para que as células T helper possam identificar onde está havendo a infecção e mandar o reforço linfocitário. 
Os macrófagos tem uma célula precursora chamada de stim cell, célula pluripotente produzida pela medula óssea, essa célula vai se diferenciar em monoblastos e ser jogada na corrente sanguínea onde vai virar monócito, esse monócito no interior de vasos dos tecidos linfoides periféricos irão virar macrófagos , porém o macrófago adquire características próprias do tecido que habita e continuam com a mesma função, só que com nomes diferentes, exemplo, Micróglia no tecido nervoso, células de Kuppfer no fígado, células de Langehan na pele.
Quais os órgãos linfoides principais e os secundários do sistema imune?
Os órgãos principais são a medula óssea e o timo. Nestes locais, haverá a maturação das células, no entanto, não se tornam ainda efetoras. Já os órgãos secundários são o baço e os linfonodos ,como exemplo, as tonsilas . Estes, por conseguinte, com o estimulo antigênico capacita a resposta imune humoral e celular.
Como é o processo de maturação linfocitário.
A medula óssea produz linfócitos B imaturos e o timo os linfócitos T imaturos, chamados de T naive. Essas células são lançadas na circulação sanguínea, onde irão migrar para os órgãos linfoides secundários para sofrerem o estimulo de antígenos e se diferenciarem em células efetoras ou de memória, além disso há a proliferação.
No timo a célula T é chamada de CD4- CD8- ou Double negative ,ela sofrerá uma seleção positiva, quando reconhece moléculas próprias e não farão mal ao próprio organismo, ou uma seleção negativa que pode causar doença auto imunes. Posteriormente, são lançadas na corrente sanguínea e se diferenciam em TCD4+ e TCD8+.
Qual a importância dos linfonodos na ativação linfocitária?
Eles são os responsáveis por ativarem os linfócitos naives que emergem da medula óssea ou timo para então se diferenciarem em células efetoras e de memória, e migrar para dentro dos tecidos. Os antígenos capturados nos locais de penetração são transportados para os linfonodos (cels apresentadora de ag, forma livre) através dos vasos linfáticos, e as células dendríticas residentes que revestem os condutos colhem amostras dos ag livres de cels transportadoras dos condutos, de modo a que esses ag possam ser apresentados as cels T no paracortex adjacente. Quando o ag já está associado a cel dendritca, esta apenas o apresenta as cels naive
Descreva a anatomia do linfonodo no que diz respeito a distribuição das células T?
Um linfonodo consiste em um córtex externo e uma medula interna. Cada linfonodo está coberto por uma cápsula fibrosa onde penetram os vasos linfáticos aferentes e liberam a linfa no seio subcapsular. Sob o seio capsular, há um agregado de células chamados folículos, onde em alguns deles há um centro germinativo. Os que possuem esse centro são chamados de folículos secundários. O córtex que envolve os folículos é chamado de paracórtex. Internamente ao córtex situa-se a medula. Linfócitos T e B naives entram no linfonodo através de um artéria, deixam a circulação e entram no estroma dos linfonodos por meio de vasos especializados. Os folículos são as zonas de cels B dos linfonodos. É lá nos centros germinativos que será desenvolvida uma resposta à estimulação antigênica, havendo proliferação acentuada das céls B efetoras e de memória. Já as cels T naive são direcionadas para a zona medular para serem ativadas.
O que são células T naive e onde elas se localizam?
São células maduras emigrantes de órgãos linfóides geradores que nunca encontraram antígeno e que morrerão depois e 1 a 3 meses se não reconhecerem ag.No caso das células T, elas são geradas na medula óssea e amadurecidas no timo para depois caírem na corrente sanguínea.
Descreva o processo de migração neutrofílica para o sítio da infecção.
Em resposta aos agentes invasores, macrófagos do tecido liberam citocinas (TNF, IL-1). Por conta disso, o epitélio vascular do local de infecção passa a expressar maior quantidade de selectinas (P e E principalmente). Por quimiotaxia, neutrófilos chegam à região da infecção, expressam selectina L e seus ligantes de selectina para se “juntar” as selectinas do epitélio vascular, mas a afinidade entre o receptor e o ligante ainda é baixa. Em resposta à presença de produtos microbianos, TNF e IL-1, os macrófagos também liberam quimiocinas (citocinas quimioativas). Essas quimiocinas vão para o lúmem do vaso e se ligarão a superfície do neutrófilo, aumentando a afinidade das integrinas das membranas dos neutrófilos aos ligantes do epitélio. Nesse processo, os neutrófilos vão rolando à parede do vaso. Depois que as quimiocinas aumentam a afinidade das integrinas pelo vaso, a adesão se torna mais estável. Então essas mesmas quimiocinas, juntamente com enzimas produzidas e liberadas pelos neutrófilos, estimularão a passagem do leucócito do vaso para o tecido (diapedese).

Outros materiais