Buscar

Revisão de Hematologia - respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Alagoas
Unidade de Ensino Viçosa
Monitoria de Patologia Clínica
Hematologia - Respostas
Componentes celulares (eritrócitos, plaquetas e leucócitos) e plasma (água, sólidos orgânicos e inorgânicos).
Hemostasia, regulação de temperatura, hematopoiese (produção de células do sangue), defesa imunológica, transporte.
É a produção de células do sangue: hemácia: eritropoiese, leucócitos: aleucopoiese, plaquetas: trombopoiese.
É a produção de células do sangue na fase pré-natal. Ela consiste de três etapas: produção hepática (fígado), com a gênese megaloblástica, produção hepato-esplênica (fígado-baço), com a gênese eritoblástica, granulócitos e linfócitos e, produção mielóide (medula óssea), com a produção de todas as células e tecidos linfóides.
Fatores de influência: Fase de iniciação, fase de reprodução e fase de maturação.
Fatores de iniciação: a falta de oxigênio nos tecidos por qualquer origem estimula a eritropoietina, esta pro sua vez estima as células-tronco hematopoiéticas a evoluírem para pró-eritroblastos e depois em eritrócitos.
Célula tronco hematopoiética, progenitores pluripotentes, progenitores unipotentes, proritroblastos, eritroblasto basófilo (rubrícito), eritroblasto policromático (rubricito), eritroblasto ortocromático (metarrubrícito), reticulócitos, eritrócitos.
Alternativa “a”.
Avalia-se celularidade, megacariócitos, proporção mielóide (eritróide) e regularidade de maturação.
Consiste da destruição das células velhas e reutilização dos seus componentes. Ocorre no sistema reticulo-endotelial e hemólise intravascular, na qual acontece a destruição dos eritrócitos alterados pela presença de corpos estranhos.
Quando a célula é destruída no fígado, baço e medula óssea, a parte heme (ferro) do sangue é aproveitada para novas células e através da heme oxigenasse ela se transforma em biliverdina, esta sofre a biliverdina redutase e se transforma em bilirrubina não conjugada. A bilirrubina não conjugada vai pro fígado e sofre a ação da enzima gluconil transferase e se transforma em bilirrubina conjugada. Esta vai para a vesícula biliar, cai no canal digestivo, se transforma em urobilinogênio, parte dele cai na circulação portal e outra parte se transforma em estercobilinogênio.
Alternativa “b”.
Alternativa “e”.
Acantócitos.
É quando a meia-vida das hemácias circulantes é reduzida em decorrência da destruição das hemácias. Podem ser em decorrência de dirofilariose, linfoma, lúpus eritrematoso, hemólise induzida por drogas ou medicamentos.
A hemólise pode ocorrer no espaço intravascular ou extravascular. A hemólise extravascular envolve a destruição e a remoção das células lesadas pelos macrófagos do baço e do fígado. O animal pode apresentar ictérico, tanto pela anemia intra quanto extravascular.

Outros materiais