Buscar

Resumo - Economia Política - P2 - Janaína

Prévia do material em texto

06/01/2016
Ricardo
Critica Smith quanto à rápida utilização do capital. Se as pessoas usam toda a renda, há constante aumento de demanda, logo não justifica a redução do lucro ao longo do tempo. Dessa forma, ou as pessoas poupam parte de sua renda, o que refreia o lucro a longo prazo ou elas consomem tudo, e ampliam a demanda constantemente. (??).
A teoria de Ricardo consiste, basicamente, da crítica aos pontos em que ele discorda do Smith. 
Ricardo propõe nova teoria da renda da terra. Progresso técnico e acumulação são a origem da riqueza. 
Hipóteses da Teoria da Renda da Terra:
- Terra fértil, abundante e homogênea.
- Há necessidade de dispêndio com transporte para terras distantes.
- A concorrência impede taxas de lucro extraordinário permanentemente. 
Ricardo critica Smith, pois um princípio básico da geração de riqueza é o progresso técnico (tecnologia), logo, sob a hipótese de terras não-homogêneas, na medida que a qualidade da terra (tecnologia) diminui, a taxa de lucro não pode se manter constante, ainda que o preço do bem aumente devido à escassez, por estar em conflito com esse princípio básico. Alguém tem que “pagar” pela redução de tecnologia e, em geral, são os capitalistas, pois questões sociais dificultam a redução dos salários). 
A princípio a terra é abundante e livre, logo todos que desejam podem produzir na melhor terra disponível. Na medida que a sociedade avança e todo tipo de melhor terra é tomado, os produtores passam a produzir em terras de menor qualidade. Logo, aqueles que possuem o melhor tipo de terra identificam a possibilidade de ganhar renda ao alugar sua terra a um valor diferencial da pior terra em uso. 
A renda diferencial cresce exponencialmente e representa a renda da terra obtida através da diferença de lucro gerado entre a melhor terra e a pior terra (terra marginal). Na medida que a qualidade da terra diminui, a renda diferencial cresce exponencialmente. 
Sendo assim, na medida que a qualidade da terra diminui, o lucro vai cada vez mais se concentrando nos proprietários de terra, ao invés de ser reinvestido. (As taxas de lucro vão caindo para proprietários de terras piores). Ricardo defende a importação, que estimula a concorrência e mantém a taxa de lucro num patamar maior (sem que terras piores sejam cultivadas).
Gráfico contendo excedente/renda total/lucro total. 
13/01/2016
1ª Melhor terra.
2ª Melhor terra.
3ª Melhor terra (marginal → pior em uso que não paga renda). 
As produtividades das terras 1 e 2 podem ser cobradas como aluguel (cobrado pelo dono da terra 1).
Há 2 tipos de mercadorias: aquelas que podem ser reproduzidas pelo homem e aquelas que não podem ser reproduzidas pelo homem.
Para aquelas que não podem ser multiplicadas (obras de arte, etc.) o preço é determinado a partir da demanda, ou seja, preferência e poder de compra. 
Para bens que podem ser reproduzidos, o preço é determinado pelas condições sociais de reprodução da mercadoria (custo produção + tecnologia). Em casos de excesso de oferta, as leis do mercado entram em ação e o preço cairá. O pensamento análogo impera em caso de falta de oferta. 
25/01/2016
Valor (Smith, capítulo 5):
- Riqueza.
- Valor de uso – utilidade de determinado bem. 
- Valor de troca – poder de compra atribuído a um bem. 
Conceito marxista: riqueza é um conjunto de mercadorias/bens, sendo assim é um conjunto de valores de uso e valores de troca. 
Os bens têm valor nominal medido (valorado) em moeda local. A análise a partir de valores nominais permite verificar se as variações do valor de determinado bem se deve a mudanças da estrutura de custo da produção do bem ou devido a variações (cambiais) da moeda. 
Smith propõe valorar os bens em termos de salário, ou seja, em valores reais, o que permite verificar mudanças na estrutura de custo de produção. Para realizar tal análise, ele sustenta a hipótese de que o salário real (W/P) não varia ao longo do tempo (1 hora de trabalho sempre vale uma hora de trabalho, logo W/P é constante).
Smith realiza sua análise com base no preço dos bens divididos pelo salário nominal (W), visto que o salário nominal, na hipótese de Smith, é dado. 
Para sustentar sua proposta, Smith também considera que a produtividade de produção e o preço natural de produção de bem-salário são fixos. 
O objetivo da análise de Smith é diferenciar VALOR NOMINAL de VALOR REAL numa série sem deflator.
Para Smith o objetivo da riqueza (e acumulação) é o consumo, diferente de Marx, que assume a possibilidade de acumulação de riqueza para manutenção de status social. 
Para Smith não há proporcionalidade exata entre o valor de uso e o valor de troca de determinado bem. Um mesmo bem, como o ar, por exemplo, pode ter elevado valor de uso e baixíssimo valor de troca. 
O progresso técnico pode influenciar a medida de valor. Se ↑ progresso técnico. 
Smith, por assumir que não há variação no preço do trigo no longo prazo, e por assumir que não há grandes avanços nos métodos de produção de trigo, por não possuir dados do salário nominal dos trabalhadores, a partir da hipótese de que os trabalhadores consomem todo seu salário, torna-se possível utilizar o preço do trigo como substituto do salário nominal. 
Ricardo busca a determinação do valor, para determinar a influência (?) do progresso técnico na taxa de lucro de uma economia. 
27/01/2016
Ricardo – Teoria do Valor do Trabalho.
Visa demonstrar como uma redução da tecnologia (trabalhar em uma terra pior) se relaciona e aumenta o preço do bem, em termos de uma unidade fixa de análise (tempo de trabalho dedicado à produção). 
Para Ricardo todo o trabalho complexo, técnico e especializado é um múltiplo do valor do trabalho comum, sendo que o mercado já percebe e assume essa diferenciação ao compor o preço das mercadorias. 
Exemplo: um engenheiro muito especializado equivale a 5X o valor de um trabalhador comum. 1 hora do engenheiro = 5 horas do trabalhador comum. 
Na medida que avançamos no uso da terra, passando a utilizar terras cada vez piores, para uma mesma quantidade de trigo produzida, notamos que uma quantidade cada vez maior de horas de trabalho, direto ou indireto, é demandada. Sendo assim, as horas de trabalho demandadas por unidade de trigo aumenta na medida que avançamos para uma terra pior (seja por aumento da quantidade de insumo, ou por aumento da quantidade de horas de trabalho diretamente aplicadas na produção).
Ricardo assume que o salário real é medido em unidades de trigo (1 salário real = 1 unidade de trigo). Assim, para identificar a quantidade de horas necessárias para compor a cesta de bens dos trabalhadores (partindo do princípio que os trabalhadores recebem o salário de subsistência e consomem toda sua renda), multiplica-se as horas de trabalho diretamente aplicadas à produção pela razão horas/unidades de trigo. 
Então, para encontrar o custo total da produção de Y unidades de trigo (bem/mercadoria) em horas, somamos o custo indireto da produção aos insumos (medidos em horas de trabalho), ao custo do salário dos trabalhadores. 
Ao encontrar o custo total da produção podemos calcular a taxa de lucro dos capitalistas (excedente). 
Excedente = (H – C) /C → (taxa de lucro).
H – horas de trabalho direto (D) + indireto (I).
C – custo total de produção. 
Notamos então que, na medida que utilizamos terras piores, a taxa de lucro do capitalista diminui (não necessariamente por aumento do custo indireto, e sim devido a uma elevação significativa do custo total de produção). 
01/02/2016
Tecnologia “t” (dada)
Período MA MB
T0 10 40
T1 20 5
T2	 20 5
...
Total 50 50
Obs.: trata-se de uma série infinita, porém convergente. 
Lucro PA PB Salário (0,5A + 0,5B)
 0 50 50 1,8
 0,1 61 56 1,5
 0,2 7563 1,3
 0,3 90 71 1,1
 0,4 108 79 1,0
 0,5 127 88 0,8
Quanto maior o número de coisas que o salário pode comprar (poder de compra), dada a tecnologia, menor será a taxa de lucro. 
→ Determinação do Preço Natural. 
Smith: Pa = {10.w + [20w + (20W*(1+ r))]*[1+ r]}*{1 + r}.
Para Ricardo o preço natural é determinado a partir da terra marginal, logo não cabe adicionar os custos de renda da terra ao cálculo do preço natural. Smith considera os custos com renda da terra ao construir seu modelo. 
Portanto, 
Pa = 10w(1+r) + 20w(1+r)² + 20w(1+r)³.
Pb = 40w(1+r) + 5w(1+r)² + 5w(1+r)³.
Como a quantidade de trabalho que incide sobre cada bem é ponderada pela taxa de lucro, notamos que o aumento da taxa de lucro tem efeitos diferentes nas mercadorias A e B.
↑ r → são muito mais sentidos no aumento no preço do bem A, dado que em etapas mais antigas da produção foi necessário um maior dispêndio de trabalho para a produção do bem X, que é insumo direto ou indireto na produção do bem A.
* A análise de Ricardo consiste em como variações no padrão tecnológico afetam a distribuição.
Visa minimizar os efeitos (importância) dos fatores distributivos na determinação do preço natural, dedicando seus esforços na variação do grau tecnológico. 
Em poucas palavras, é possível concluir que, apesar de não ser explicitamente afirmado por Ricardo, o preço natural é função da tecnologia e dos fatores distributivos.

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes