Buscar

Adamsmith.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TEORIA DO VALOR
ADAM SMITH
 CAPITALISMO
DISCIPLINA: ECONOMIA
Professora: Amália Cardoso 
Faculdade Atenas
Caros alunos, eu sou Adam Smith e gostaria de contar para vocês as minhas ideias sobre o capitalismo. Para isto vou precisar da ajuda da professora Amália. O que vocês quiserem saber sobre mim, perguntem a ela.
Bons estudos e não se esqueçam:
"A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes."
Em plena época do Iluminismo, eu me tornei um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Minha principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado.
A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção.
Minhas ideias tiveram influência na burguesia europeia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa.
Minha teoria foi de fundamental importância para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX.
Minha principal obra foi A Riqueza das Nações escrita em 1776. A teoria principal defendida nesta obra é a de que o desenvolvimento e o bem estar de uma nação advém do crescimento econômico e da divisão do trabalho, que garante a redução dos custos de produção e a queda dos preços das mercadorias. Defendo também a livre concorrência econômica e a acumulação de capital como fonte para o desenvolvimento econômico.
Mas não é só isto a minha teoria, identifiquei falhas no mercantilismo ( necessidade de grandes reservas de ouro)e não concordando com esta ideia expus minha teoria sobre a importância do livre comércio
Discuti como cada pessoa poderia colher com sucesso seus próprios benefícios econômicos e, portanto adicionar a riqueza da nação.
E percebi, assim como Marx a importância da produção, e afirmo que ela é a chave para uma economia em crescimento
Afirmo ainda, que a função inata do mercado livre foi determinada pelas leis simples de oferta e demanda.
Um dos aspectos mais revolucionários de minha teoria foi a mão invisível, em que cada pessoa é guiada em sua tomada de decisões por uma mão invisível, que beneficia a si e a economia.
Em suma, a teoria do valor-trabalho decorre se um operário colocar horas de trabalho para a produção de um objeto, ele garante um valor de troca especial dependendo destas horas.
Com estas explicações vocês perceberam que o capitalismo é o sistema
político e econômico mais lógico, lucrativo e moral.
Neste sistema as pessoas são livres para possuírem propriedades e ganhar dinheiro da maneira que acharem melhor.
Não é FANTÁSTICO?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais