Buscar

RESUMO PARA A PROVA DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO FÍSICA

Prévia do material em texto

Objetivos da prática física: Pré-história: nadar, correr, lutar, saltar / Antiguidade oriental: guerreira, terapêutica, esportiva, educacional / China: higiênica, terapêutica, guerra / Japão: Fundamentos médico-higiênicos, fisiológicos, morais, religiosos e guerreiros / Egito: Valorizavam as qualidades físicas: Força, Equilibro, Resistência, Flexibilidade.
Civilização Grega: Finalidade estética. Corrida carros, Arremesso lança, Combate armado, Arco e flecha, Corrida a pé, Arremesso bola de ferro, Luta. / PLATÃO: música e ginástica: equilíbrio entre corpo e mente ou espírito (culto ao corpo). ARISTÓTELES: escrita, leitura, musica, desenho e ginástica (melhora a saúde e aumenta a força) / Em ESPARTA – aos 7 anos encaminhados para treinamento militar, Formação física e militar, formar soldados fortes e valentes para a guerra, Senso crítico e intelectual não eram valorizados. Em ATENAS – aos 7 anos encaminhado para um pedagogo, Formação integral do indivíduo, Democracia, Artes, teatro, literatura, exercícios físicos. / Grécia é derrotada por Roma que tinha práticas marcadas por espírito utilitarista: preparação para a guerra -equitação; corrida; luta; natação; arco e flecha e esgrima.
Idade Média: Ensino Escolástico (mestre inquestionável) e domínio da Igreja Católica. Culto ao corpo é pecado; Exercícios só p/ trabalhadores braçais; Conhecimento científico é questionado. / Renascimento: Individualidade e liberdade; retorna o culto ao corpo, a sabedoria, as artes, música, ciência e literatura; A riqueza de detalhes e a reprodução fiel do corpo humano. / Iluminismo (sec. XVIII): Fim do sistema feudal. Educação para o povo. Surgem os pensadores e idealistas do sistema educacional e da inserção da “ginástica” como parte da educação:
Rousseau (FRANÇA) importância à saúde e à EF. Treinamento do Corpo é parte + importante da educação. Diretrizes: Percepção da proximidade entre corpo e mente. 
Basedow, Johann (ALEMANHA) Ginástica deve fazer parte das atividades cotidianas do currículo; devem ser devotadas 3-5 horas por dia para se “educar o físico”; iniciou o primeiro programa moderno de EF: corridas, saltos arremessos, lutas gregas, jogos de peteca, de bola de pinos e pelota;
GUTSMUTHS, Johann Cristoph Friederick (ALEMANHA) Bases Fisiológicas. Sistematiza o programa “ginástica natural”. Saúde como objetivo da educação. Introdução do jogo como meio de educação.
JAHN, Friedrich Ludwig (ALEMANHA) Ginástica restaura moral. Exercícios sistematizados para deixar os corpos ágeis, fortes e robustos. Concepção de aparelhos + sequência de exercícios:
LING, Pehr Henrick (SUECIA) Ginástica com 4 ramos: pedagógico; médico; militar; estético. Caracteriza a EF como matéria escolar. Dinamarca é o primeiro país a treinar professores para este fim (século XIX). Base em estudos anatômicos e fisiológicos. Ginástica contribui para disciplina. Estreita vinculação com escolarização.o
AMOROS, Francisco (França) Acompanhamento rigoroso dos resultados. Valor higiênico estava pautado no “conhecimento racional e científico”. Exercícios programados. Medir, comparar, experimentar. Emprega arcos, escada de cordas, uma máquina para testar força e trapézio.
Métodos Ginásticos: Alemão, Sueco e Francês. Vinculados com Disciplina, Civismo e Saúde. As questões Sociais são vinculadas às explicações biológicas. Fundamentos na anatomia e fisiologia. O homem passa a ser entendido estritamente pelos fundamentos biológicos. Finalidades desses métodos: Regenerar a raça. Desenvolver a moralidade. Defender a pátria. Disciplinar Movimentos. Veicular modelo de corpo, de atividade física e de saúde (interesses dominantes).
EF no Brasil Índios: danças, jogos, lutas, peteca, corrida de troncos. Negros: capoeira. Em 1851 a Lei n. º630-17/09/1851 incluía ginástica nos currículos escolares e tornava obrigatória a EF nas escolas primárias e secundárias a 4x/sem 30 min. / Decreto n° 6370 de 1876, introduziu o ensino de ginástica e de princípios gerais da Educação Física nas escolas normais de formação de professores. O Congresso Nacional resolve, em 1905: Art. 1°. Ficam criadas duas escolas de EF, sendo uma militar e outra civil, esta “fornecerá os professores de EF para todos os colégios existentes no País”, e enfatizava: “o professor de ginástica necessita de uma soma regular de conhecimentos que só um curso bem organizado pode fornecer: anatomia, fisiologia, princípios gerais de higiene, história e evolução da EF...
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EF Higienista: até 1930 - EF é necessária para a saúde, a assepsia social e saneamento público, busca de uma sociedade livre de doença, através da disciplina escolar. Escola “redentora da humanidade”. / Militarista: 1930 – 1945. EF tinha o para formar indivíduos obedientes e adestrados. “Aperfeiçoamento da raça”. Criam-se os grandes centros de cultura física, ginástica olímpica, treinamentos especiais de artes marciais para o adestramento do homem para as batalhas. / Pedagogicista: 1945 – 1964 EF não somente como prática capaz de promover saúde ou disciplinar a juventude, mas como prática eminentemente educativa. A Ginástica, a dança e o desporto são meios da educação do alunado com a finalidade de ensinar regras de convívio democrático e de preparar as novas gerações para o altruísmo, o culto a riquezas nacionais, etc. / Competitiva: pós 1964 – nesta época a EF é colocada como apêndice de um projeto que privilegia o treinamento desportivo para o Esporte de alto nível (Copa, Olimpíadas). / Popular: após II guerra mundial – EF em função da ludicidade, da solidariedade e a organização e mobilização dos trabalhadores na tarefa de construção de uma sociedade efetivamente democrática. / Crítico Social: 1980 em diante. O objetivo não é o aprimoramento das capacidades físicas ou o rendimento esportivo, mas sim o de propiciar aos alunos a apropriação crítica da cultura corporal historicamente produzida pela humanidade. A EF se reestrutura como prática reflexiva.
CONSTITUINTES DO FENÔMENO ESPORTE (A) FATORES POLÍTICOS: agente de coesão e Identificação, patriotismo, bairrismos. (B) VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO/ PUBLICIDADE/ ECONOMIA identificação/fabricação de ídolos, veículo poderoso de publicidade, rentável (C) FATORES COMPORTAMENTAIS (PSICOLÓGICOS): estudos motivacionais e de liderança, socio-psicológicos, catarse (D) ESPORTE NA RELAÇÃO COM A SAÚDE/DOENÇA profilaxia e tratamento patológico decorrente da atividade esportiva (E) UNIVERSO LEGAL ESPECÍFICO: direito esportivo, instituições que regem. F) FATORES SÓCIO-ECONÔMICO elitista, possibilidade de ascensão social. 
Superação da visão ingênua que aproxima a Educação Física do Esporte: sociabiliza, disciplina, ensina a ganhar e a perder, faz bem pra saúde, alivia stress, promove a paz, afasta pessoas das drogas ou da criminalidade, etc. / Esporte é diferente de Jogo para Ludicidade na EF/ ESPORTE: competição, talento, potencial, treino, especificidade, resultado, inovação. EF: aprendizagem, pessoa comum, potencial e limitação, prática livre, generalidade, processo, difusão.
CARACTERIZAÇÃO DE LAZER Surge na época da Revolução Industrial, com o Êxodo Rural. O homem passa a se alienar do seu trabalho. O Lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais. 
PROFISSÃO EF Formação de professores: influência militar e a preparação técnica. / Anos 60 EUA, crise da EF, questionamentos: baixa qualidade profissional, pouco conhecimento científico, fundamento e orientação acadêmica. Começa a Corrida para Justificar a Educação Física como Disciplina Acadêmica. Modelo para orientar EF academicamente: Promove aproximação com áreas-mãe (HISTÓRIA, FILOSOFIA, SOCIOLOGIA, FISIOLOGIA, PSICOLOGIA) Objeto de Estudo Próprio; Abordagem Metodológica Específica; Corpo deConhecimento Único No Brasil: PND Governo militar: Anos 70: criação de plano de capacitação docente (após o superior), pensar academicamente a área; Questões ideológicas da finalidade da EF; Superação do dualismo corpo/mente; Relação com Esporte; Superação do conhecimento e ensino tecnicista.
COMPETÊNCIA PROFISSINAL Exercer atividades de ensino nos diversos níveis e modalidades previstas; atuar em todos os espaços e ambientes; dominar os conteúdos disciplinares, utilizar as ciências humanas e sociais, da natureza e as tecnologias; atuar no planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, com sensibilidade ética e compromisso com a democratização das relações sociais na instituição escolar e fora dela.
SABER PROFISSIONAL: 1. Procedimental: diagnóstico das condições motoras, psicológica, sociais, econômicas e orgânicas além de identificar objetivos e projetar uma forma de concretiza-los. 2. Conceitual: compreender conceitos, consequências, sequência de desenvolvimento, fundamentos, aspectos históricos e sociais presentes na prática da atividade motora. 3. Atitudinal: normas valores atitudes que caracterizem uma ação ética.
Fases da atividade de ensino ou instrução Planejamento - a observação dos alunos para obter o máximo de informações que torne possível a identificação das necessidades e possíveis expectativas. Execução - implementa suas ações (programas de exercício, etc) Avaliação - retorno às informações iniciais e comparação dos resultados obtidos para um re-planejamento

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes