Buscar

CASO CONCRETO PROCESSO PENAL 2

Prévia do material em texto

Para provar a sua inocência, o réu subtraiu uma...R: Deve aceitar a prova, posto que não existem direitos e garantias individuais que sejam absolutos. Havendo conflito aparente entre mandamentos constitucionais, há que se fazer uma ponderação para decidir qual deles aplicar. Nesse sentido, o direito à liberdade e a presunção de inocência devem prevalecer sobre o mandamento constitucional que veda as provas obtidas por meios ilícitos.
O juiz criminal responsável pelo...R: Não há nulidade no caso. Com o advento da Lei n.º 11.690/2008, que alterou dispositivos do Código de Processo Penal, o artigo 159 passou a ter a seguinte redação:“O exame de corpo de delito e outras perícias serão realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior.
Mévio Araújo foi denunciado por crime de ...R: No caso ocorre “mutatio libelli”, pois há adição/alteração de fatos. De acordo com o artigo 384, CPP, ele deveria ter remetido ao MP para o aditamento da denúncia e posteriormente aberto prazo à defesa, para, assim proferir sentença.O recurso da defesa deve prosperar devido a violação dos princípios da ampla defesa, devido processo legal e correlação.
Proposta ação penal aonde se imputa a prática de ...R: Com base no artigo 353 do CPP, a citação do réu preso em outra unidade da federação deveria ter sido feito por carta precatória, pois o réu encontrava-se preso, portanto não estava em local incerto e não sabido. Ainda de acordo com art. 360 do CPP, o réu, quando preso, deverá ser citado pessoalmente.
Em denúncia pela prática de crime de homicídio culposo...R: Com advento da lei 7.719/08 que alterou o procedimento comum no CPP, reforcou a ideia de que o interrogatório funciona tambem como meio de defesa, a reforma inserida no art. 400 CPP, fixou regras para a colheita de prova testemunhal, devendo o interrogatorio ser realizado no final da AIJ, sob pena de nulidade absoluta.
Daniele Duarte, fazendeira de vultosas posses...R: O crime em tela e o do art. 164 do CP (introducao ou abandono de animais em propriedade alheia);crime este cuja a acao penal sera privada. Assim, a discursao no presente caso se limita a possibilidade de cabimento de transacao penal nos crimes de acao penal privada. Embora haja entendimento minoritario no sentido de interpretar literalmente o art. 76 da lei 9.099/95, o entendimento majoritario e pela aplicacao analogica do referido artigo ao crimes que se procede mediante queixe, pois a faculdade de transacionar em materia penal, se estende ao ofendido titular da queixa crime, pois somente a ele caberia transacionar em materia penal, devendo o MP, nesses casos somente opinar.
Gisela Mocarsel está sendo processada por crime de calúnia...R: Para o entendimento majoritario da doutrina a ausencia do querelante de forma injustificada importara em extincao da punibilidade pela perempcao (art.60 III CPP). Emsentido contrario, ha entendimento de que o nao comparecimento do querelante demonstra o seu desenteresse em buscar a reconciliacaodesejando assim a continuacao do processo.
B: R: A querelada , a nao comparecer a audiencia de reconciliacao, demonstra o seu desenteresse em fazer acordo. Neste caso devera prosseguir a acao penal, sem qualquer sancao para o querelado. 
 Caio, professor do curso de segurança no trânsito... a) Qual (is) argumento (s) poderia (m) ser deduzidos em favor de seu constituinte? ; b) Qual pedido deveria ser realizado? ; c) Caso Caio fosse pronunciado, qual recurso poderia ser interposto e a quem a peça de interposição deveria ser dirigida?
A: Incompetência do juizo, uma vez que, Caio praticou homicidio culposo, pois agiu com culpa conciente, na medida que, embora tenha previsto resultado, acreditou que o evento nao fosse ocorrer em razao de sua pericia.
B: Pedido de desclassificacao, da imputacao para homicidio culposo e declinio da competencia, conforme previsao do art. 419 CPP.
C: Cabera recurso. em sentido estrito (art. 581, IV CPP). A peticao sera enderecada ao proprio juiz que denunciou o acusado e as razoes serao enderecadas ao tribunal
Antônio foi submetido a julgamento pelo Tribunal do Júri e condenado por 4X3...R: A defesa podera alegar a nulidade do julgamento, com base na sum.206 do STF. Ainda que se considere que essa nulidade seja relativa, no caso apresentado a nulidade sera absoluta porque o reu foi condenado por 4x3 e o prejuizo ficou evidente. Desta forma, nao pode servir no conselho quem tiver tomado parte, como jurado, em julgamento anterior, inclusive de co-reu.
Tício foi condenado à pena privativa de liberdade de 06 (seis) ...R: Conforme entendimento do STF, em observancia ao principio constitucional da ampla defesa, a intimacao deve ser feita em face do reu e tambem de seu defensor contituido, contando-se o prazo a partir daquela que ocorreu em ultimo lugar. Assim, no caso em tela, se a ultima intimacao se deu em 09/05 (sexta feira), o prazo final para o oferecimento da apelacao '' cinco dias'' seria em 16/05 ( sexta feira), sendo portanto tempestivo o recurso.
Pedro, almejando a morte de José, contra ele efetua disparo ...
I. indique o recurso cabível;
R: Recurso em sentido estrito (art. 581,{4 CPP) . Prazo de interposicao 5 dias.
II. o prazo de interposição;
R: 5 DIAS.
III. a argumentação visando à melhoria da situação jurídica do defendido.
R; Desclasificacao do crime consumado para tentado, ja que a acao de Pedro nao deu origem a morte de Jose. Cuida-se de hipotese de com causa a absolutamente independente pre existente '' art. 13 CP''.
Em 11/1/2008, Celso foi preso em flagrante pela prática do ...R:A) Foi interposto apelacao, da sentenca cabe apelacao. Art. 593 CPP.
R:B) Apos a reforma do cod de processo penal, que revogou o art. 594 e 595 do CPP, nao e hipotese de desercao o fato do acusado fugir apos a interposicao do recurso, isto porque estaria ofendendo o prinncipio da presuncao de inocencia, do devido processo legal e da ampla defesa, no qual somente se admite a prisao preventiva quando presente os requisitos do art. 312 do CPP.
Mefistóteles foi condenado a 20 anos de reclusão ...
a) Qual o instrumento cabível, no caso em tela, para obter o esclarecimento da contradição?
R: Embargos de declaracao, para afastar a contradicao, previsao legal art. 382 CPP
b) Qual o último dia para interposição do instrumento citado na questão anterior?
R: Exclui o dia do comeca, o prazo e de 2 dias, sendo o prazo maximo 07/03 ( comeca na segunda)
c) Sendo uma decisão condenatória, qual a data máxima para interposição de recurso de apelação, considerando a interposição do instrumento citado no item a acima? 
R:Os efeito dos embargos de declaracao sera interruptivo, aplicando por analogia o art. 538 do CPC, sendo assim, o prazo do recurso de apelacao sera utilizado por completo de 5 dias apos a intimacao da decisao que julgou os embargos de declaracao. ( os embargos de declaracao no JECRIM, o prazo e de 5 dias, e os efeitos e suspensivo)
Aristóteles foi condenado à pena de 9 anos de ...R: A vedacao constante no paragrafo unico do art. 626 do CPP,diz respeito tanto a refortio in pejus como tambem a refortio in pejus indireta, de sorte que, se depois de declarada nula a setenca em sede de revisao criminal, por algum vicio insanavel, e vedado que juiz prolate nova decisao com pena exasperada tendo em vista que seria incabivel revisao criminal pro societate.
Aristóteles foi condenado à pena de 9 anos de ...R: A vedacao constante no paragrafo unico do art. 626 do CPP,diz respeito tanto a refortio in pejus como tambem a refortio in pejus indireta, de sorte que, se depois de declarada nula a setenca em sede de revisao criminal, por algum vicio insanavel, e vedado que juiz prolate nova decisao com pena exasperada tendo em vista que seria incabivel revisao criminal pro societate.
Caio, na qualidade de diretor financeiro de uma conhecida ...a) Qual é o meio de impugnação cabível à decisão do Magistrado que não o absolvera sumariamente?
R: Caberia habeas corpus,uma vez que nao ha previsao de recurso contra a decisao que nao absolverasumariamente o acusado, sendo cabivel acao mandamental, conforme estabelece o art. 647 e seguintes do CPP.
No presente caso nao caberia recurso em sentido estrito, uma vez que o enunciado da questao nao tras qualquer informacao a cerca da fundamentacao utilizada pelo magistrado, face ao indeferimento expresso de reconhecimento da extincao da punibilidade em relacao ao INSS.
b) A quem a impugnação deve ser endereçada? 
R: O Habeas corpus devera entrar no TRF da expectiva regiao que o processo esta tramitando.
c) Quais fundamentos devem ser utilizados? 
R: Extincao da punibilidade pelo pagamento do debito, quanto ao. delito, previsto no art. 168 A. CP,e,apos restanto apenas acusao pertinente, a sonegacao de tributo de natureza estadual, por ser incopetencia absoluta, em razao da materia.
A sum. vinculante n. 24 do STF, estabelece que a discusao do pagamento do tributo na esfera administrativa impede a propositura da acao penal.
Em 22 de julho de 2008, Caio foi condenado à pena de ...
a) Qual(is) o(s) meio(s) de impugnação da decisão que indeferiu o pedido da Defensoria Pública? 
R: Agravo em execucao penal. Art. 197 LEP... Prazo 5 dias, sum. 700 STF. Adota o procedimento do recurso em sentido estrito.
b) Qual(is) argumento(s) jurídico(s) poderia(m) ser usado(s) em defesa da progressão de regime de Caio? 
R: Tendo em vista que a norma que alterou as regras relativas a progressao de regime possui naturezapenal e e mais gravosa ao reu, nao pode retroagir de modo a arbacar fatos anteriores.
No caso, o delito foi praticado antes da edicao da lei, devendo, em consequencia, ser aplicada a fracao de 1/6 para a progressao de regime

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes