Buscar

Um raio pode derrubar um avião

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como no texto “Um Raio pode Derrubar um Avião???” de Ricardo L. Araújo e Artur R. Araújo expõe, um raio pode sim derrubar um avião. Isto se da, pois o avião ao ser atingido por um raio funcionará como uma gaiola de Faryday, a corrente elétrica irá percorrer a aeronave completamente e sairá pelos eliminadores de eletricidade estática, ou outro ponto propício ao acumulo de carga elétrica, o que ocorre geralmente nas pontas. Porém a aeronave não é uma estrutura uniforme, nela encontramos várias junções, rebits, soldas, etc. O que faz com que seja propício uma diferença de potencial entre as duas partes, ocasionando uma faísca.
Esta ocorrência é totalmente desagradável, principalmente quando se tem toneladas de combustível, uma pequena faísca causaria um desastre, como já o fez.Por isto os engenheiros estudam possibilidades e soluções para aumentar a segurança.
Não somente o combustível torna ameaçador diante do um raio, o sistema elétrico também pode ser afetado. Porém este sistema esta muito mais protegido do que o combustível. Ele apresenta uma blindagem própria resistente a grandes cargas.
Hoje em dia as aeronaves estão sendo fabricadas com material composto. O material composto não é um condutor, isto fez com que os engenheiros voltassem a “estaca zero” em relação a como blindar a aeronave contra raio.
Descobriram uma forma de tornar o avião blindado, que foi colocando uma manta metálica em volta de sua fuselagem transformando o avião novamente em uma gaiola.

Outros materiais