Buscar

liquidação de sentença

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Direito de Família - Prof.ª M.ª Clarissa Bottega
*
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA 
		
*
*
Direito de Família - Prof.ª M.ª Clarissa Bottega
*
TIPOS DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA
O artigo 509 do NOVO CPC estabelece que: “quando a sentença condenar ao pagamento de quantia ilíquida, proceder-se-á à sua liquidação, a requerimento do credor ou do devedor”, uma vez que tão somente pela liquidação é que se poderá quantificar ou individualizar a obrigação.
 O CPC prevê duas espécies de liquidação:
Liquidação por arbitramento (art. 509, I);
Liquidação pelo procedimento comum (art. 509, II);
*
*
Direito de Família - Prof.ª M.ª Clarissa Bottega
*
LIQUIDAÇÃO POR ARBITRAMENTO (art. 509, I;)
Essa modalidade de liquidação ocorre quando houver sido determinada pela sentença, convencionada pelas partes ou quando a natureza do objeto da liquidação assim o exigir. 
Ocorre quando, por exemplo, a quantificação ou a individuação da obrigação não podem ser feitas por meio de cálculos do contador pelo fato de depender de conhecimento especializado ou científico de um perito. 
Essa modalidade de liquidação ocorre muito nas ações de desapropriação, em que o perito, por sua especialização na matéria, avalia a propriedade – terra e benfeitorias – que é objeto da expropriação.
 
 
*
*
Direito de Família - Prof.ª M.ª Clarissa Bottega
*
PROCEDIMENTO
Art. 510.  Na liquidação por arbitramento, o juiz intimará as partes para a apresentação de pareceres ou documentos elucidativos, no prazo que fixar, e, caso não possa decidir de plano, nomeará perito, observando-se, no que couber, o procedimento da prova pericial.
*
*
Direito de Família - Prof.ª M.ª Clarissa Bottega
*
LIQUIDAÇÃO PELO PROCEDIMENTO COMUM (art. 509, II)
Essa modalidade de liquidação ocorre quando, para se determinar o valor da condenação, houver a necessidade de alegação e prova de fatos novos.
 A parte deverá, com exposição de fatos que merecem prova, indicar um a um os itens que constituem o objeto de quantificação.
PROCEDIMENTO
Art. 511 - Na liquidação pelo procedimento comum, o juiz determinará a intimação do requerido, na pessoa de seu advogado ou da sociedade de advogados a que estiver vinculado, para, querendo, apresentar contestação no prazo de 15 (quinze) dias, observando-se, a seguir, no que couber, o disposto no Livro I da Parte Especial deste Código.
*
*
Direito de Família - Prof.ª M.ª Clarissa Bottega
*
IMPORTANTE
Art. 509, § 4º - Na liquidação é vedado discutir de novo a lide ou modificar a sentença que a julgou.
A Liquidação de Sentença não objetiva modificar o caráter material definido na sentença condenatória. 
RECURSO - Art. 1015, § único – “também cabe agravo de instrumento contra decisões interlocutórias proferidas na fase de liquidação de sentença...”
 A norma tem redação ampla o suficiente para concluir que a recorribilidade se refere tanto as decisões de questões incidentais como à decisão que julga a liquidação.
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais