Buscar

AP3_2012-1º

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP3
Período - 1º sem/2012
Disciplina: Gestão Ambiental
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
Tutor a Distância: Fabiana Lopes da Silva 
Data para entrega: __/__/2012
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Boa sorte!
Questão 1 (2,0 pontos): Explique como era o pensamento econômico tradicional, sem considerar o meio ambiente, e diga como funciona o modelo de economia que considera que os recursos naturais restringem apenas relativamente a função de produção:
 
Resposta: (A RESPOSTA DEVE ABORDAR ASPECTOS CONEXOS COM ESTE TEXTO) Esta primeira corrente de pensamento é representada pela chamada Economia ambiental (o mainstream neoclássico), e considera que os recursos naturais, tanto como fonte de insumos, quanto como capacidade de assimilação de impostos nos ecossistemas, não representam um limite absoluto a expansão da economia. Inicialmente, os recursos naturais sequer apareciam nas usas representações analíticas da realidade econômica. 
	No modelo tradicional raciocinava-se apenas com os fatores capital (K) e trabalho (L), como se a atividade econômica fosse independente dos recursos naturais. Nos modelos posteriores, os recursos naturais passaram a ser incluídos na função de produção, com a suposição de substitutibilidade perfeita entre capital, trabalho e recursos naturais, ou seja, os eventuais limites impostos pela escassez de recursos naturais poderiam ser indefinidamente superados pelo progresso técnico, que os substitui por capital (ou trabalho). 
	Dessa forma, os recursos naturais restringiram apenas relativamente uma função de produção, sendo esta restrição superável a qualquer tempo pelo progresso científico e tecnológico, que seria a variável-chave, de tal forma a não haver limites para o crescimento econômico no longo prazo. 
Questão 2 (2,0 pontos): Com relação às Políticas de Meio Ambiente e Legislação Ambiental, comente sobre o fato de existirem ou não diferenças entre essas políticas nos distintos países, destacando como as externalidades negativas suscitaram a intervenção estatal, e assinalando quantas fases de intervenção estatal foram verificadas nos países desenvolvidos:
.
Resposta: (A RESPOSTA DEVE ABORDAR ASPECTOS CONEXOS COM ESTE TEXTO) Em virtude do fato de que cada país possui seus problemas ambientais específicos, existem diferenças nos princípios e tipos de instrumentos de Política Ambiental adotados em cada um deles, embora existam aspectos gerais que são comuns em todos os países.
	Com a percepção de que os agentes econômicos produziam externalidades negativas que os afetavam mutuamente, tais como a fumaça das fábricas e o esgoto lançado nas águas, emergiu a idéia de que a intervenção estatal poderia mediar e resolver os conflitos daí originados.
	Nos países desenvolvidos, esse processo de intervenção estatal se deu em três fases distintas, que variaram conforme o país e a época de vigência, de tal maneira que, em diferentes países, elas podem ter ocorrido de forma superposta no tempo. 
Questão 3 (2,0 pontos): O efeito estufa, por sua vez, é o fenômeno causado pelo acúmulo de certos gases na atmosfera, conhecidos popularmente como gases de efeito estufa (GEE), que provocam retenção do calor e aquecimento da superfície da terra. Nesse sentido, diga se é correto culpar exclusivamente as emissões de CO2 como sendo causadoras desse efeito e explique a razão pela qual, se os danos dos GEE são tão conhecido, não se para simplesmente de emiti-los:
	
Resposta: (A RESPOSTA DEVE ABORDAR ASPECTOS CONEXOS COM ESTE TEXTO) É importante destacar que, com relação ao conceito de gases de efeito estufa (GEE), geralmente há uma confusão no sentido de limitar essa idéia ao dióxido de carbono (CO2), o que não é correto. O dióxido de carbono é apenas o paradigma do índice de medição de emissões, ou seja, é uma referência de equivalência comparativamente aos demais gases de efeito estufa. Os outros gases, como o metano e o anidrido sulfuroso também são extremamente perniciosos, enquanto poluidores atmosféricos. Muitas das ações antrópicas são fontes de emissão de GEE. Ocorre que no atual modelo econômico não é possível simplesmente deixar de emitir, porque as conseqüências econômicas adversas provocariam problemas graves no curto prazo, de forma que as soluções deverão ser graduais, com uma paulatina redução das emissões fruto da substituição de processos e insumos mais poluentes, por outros menos agressivos ao meio ambiente.
Questão 4 (2,0 pontos): Uma importante questão tratada pela ISO 14.000 diz respeito aos rótulos ambientais. Os selos ou rótulos ambientais visam informar os consumidores ou usuários acerca das características benéficas ao meio ambiente que estão presentes em produtos ou serviços específicos, tais como a biodegradabilidade, retornabilidade, o uso de material reciclado, a eficiência energética e outras. Esses rótulos são classificados em três tipos, de acordo com as ISO 14.000: rótulos tipo I, II e III. Explique e caracterize dois desses rótulos:
Resposta: (A RESPOSTA DEVE ABORDAR ASPECTOS CONEXOS COM ESTE TEXTO) A norma ISO 14.024 trata dos rótulos tipo I, que se baseiam na abordagem do ciclo de vida do produto para que os impactos ambientais sejam considerados em todas as etapas do processo. Essa postura evita que os produtos e serviços sejam avaliados como ambientalmente saudáveis apenas considerando-se uma etapa de sua cadeia produtiva, enquanto o ônus da degradação ambiental é transferido para as etapas seguintes. Como exemplo desse rótulo apresentamos o rótulo Anjo Azul. O rótulo Anjo Azul foi criado em 1977 pelo órgão ambiental da antiga Alemanha Ocidental para ser conferido aos produtos que gerassem menos impactos ambientais do que outros produtos similares. 
Os rótulos tipo II são o objeto da norma ISO 14.021, e referem-se à reivindicação de autodeclaração, sem certificação independente ou com uma certificação feita por produtores, comerciantes, distribuidores ou por quem se beneficie de tal reivindicação, para informar aos consumidores as características ambientais de seus produtos ou serviços. As autodeclarações mais usuais são os símbolos de reciclagem apresentados nas embalagens de alguns produtos.
	Por fim os rótulos do tipo III são tratados pela norma ISO 14.025. Eles veiculam informações acerca de dados ambientais de produtos, quantificados de acordo com um conjunto de parâmetros previamente selecionados e baseados na avaliação do ciclo de vida.
	Além dessas normas, existe a norma ISO 14.020 que trata dos princípios gerais para todos os tipos de rótulos e declarações. Dentre esses princípios há aquele que afirma que os rótulos devem ser acurados, verificáveis, relevantes e não enganadores e um outro que diz que eles não devem ser adotados apenas como meio de criar obstáculos ao comércio internacional.
Questão 5 (2,0 pontos): Existem múltiplas fontes de pressão para que as empresas adotem medidas de proteção ao meio ambiente. Há uma convergência de pensamento entre os pesquisadores no sentido de que a reputação das empresas constitui um importante ativo intangível que se relaciona com o seu desempenho financeiro e mercadológico. Dentre as fontes de reputação, destacam-se o modo com que as empresas tratam as questões sociais e ambientais. Caracterize o que vem a ser um ativo intangível:
Resposta: (A RESPOSTA DEVE ABORDAR ASPECTOS CONEXOS COM ESTE TEXTO) Os ativos intangíveis são os bens não-físicos que integram o patrimônio das empresas, influenciando o valor da mesma. O termo define todos os ativos de uma empresa que não têm tangibilidade nem tampouco representação física imediata. Fazem parte dos ativos intangíveisde uma empresa as patentes, franquias, nomes e marcas, a base de clientes, os direitos autorais, a tecnologia, o capital humano etc. Além dos acionistas, as empresas do século XXI necessitam, para sua sobrevivência, atender a expectativas de outras partes interessadas (stakeholders). Para atender a esses interesses, é preciso desenvolver ativos não-financeiros (intangiveis) que garantam a sustentabilidade da organização no longo prazo. A partir da alteração da legislação societária brasileira promovida pela lei Lei 11.638/07, o Ativo intangível deve figurar no Balanço Patrimonial das empresas como um subgrupo do Ativo Permanente.

Outros materiais