Buscar

ADMINISTRAO CIENTIFICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Explique a abordagem da administração cientifica.
Implantado no fim do século XIX, tinha como objetivo garantir o melhor custo/benefício ao sistema produtivo. Taylor propõe racionalizar o trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos.
Como Taylor passou a ser preocupa com desperdício de tempo, dinheiro e esforços.
Partiram de pontos distintos com a preocupação de aumentar a eficiência na empresa. Isso se deve basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma substituição do empirismo e da improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações no sentido de obter melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer face à concorrência e competição que se avolumavam entre as empresas.
O que e estudo de tempo e movimentos. Para que serve.
E o estudo que visa racionalizar o trabalho e alcança a otimização da relação tempo e esforço, procurando identificar os melhores movimentos e tempos na execução de tarefa. Serve para obter um melhor resultado, mais economia, menor cansaço e maior bem estar.
Porque a denominação administração cientifica dada por Taylor.
Deve-se ao esforço de se aplicarem métodos científicos aos problemas da Administração. Taylor ficou conhecido por ter sido o primeiro a fazer isso de forma sistemática. Não é à toa, portanto, que é chamado de "o pai da Administração Científica".
Quais os elementos de aplicação da adm cientifica para Taylor.
Estudo de tempo e padrões de produção, supervisão funcional, padronização de ferramentas e instrumentos, planejamento das tarefas, o princípio da exceção, a utilização da régua de cálculo e instrumentos para economizar tempo, fichas de instruções de serviço, a idéia da tarefa associada a prêmios de produção pela sua execução eficiente, sistemas para classificação dos produtos e do material utilizado na manufatura; sistema de delineamento da rotina de trabalho.
O que significa organização do trabalho. Quais são os principais aspectos.
A tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos em todos os ofícios recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT). Para Taylor, o operário não tem capacidade, nem formação, nem meios para analisar cientificamente o seu trabalho e estabelecer racionalmente qual o método ou processo mais eficiente. Geralmente, o supervisor comum deixava ao arbítrio de cada operário a escolha do método ou processo para executar o seu trabalho, para encorajar sua iniciativa. Os aspectos do trabalho e estudo dos tempos e movimentos, estudo da fadiga humana, analise divisão do trabalho e especialização do trabalho, desenho de cargos e tarefas, incentivos salariais e prêmios de produção, conceito de “homo economicus”, condições ambientais de trabalho padronização de métodos de maquinas, supervisão funcional.
Qual e a separação de funções entre gerencia e operários proposta por Taylor.
A gerência fica com o planejamento e a supervisão, e o trabalhador fica com a execução do trabalho.
Explique o que significa tempo padrão. 
É tempo que cada funcionário tem para realizar determinada tarefa, levando em conta um tempo pré – estabelecido pela empresa.
Quais as vantagens da racionalização de métodos.
Taylor estabelece que toda a operação fabril pode e deve ser um processo padronizado e planejado de modo a eliminar todo e qualquer desperdício de esforço humano e de tempo. Esse estudo permitiu também uma maior especialização das atividades e uma maior adequação de cada operário à sua atividade. As normas de atuação no trabalho passaram a ser mais claras e detalhadas e o empregador obteve maior controle sobre o desempenho do operário. Todas as atividades eram divididas em tarefas e ensinadas aos empregados, surgindo então a idéia de treinamento. E assim passaram obter mais eficiência, diminuição da fadiga e mais produtividade.
Explique o conceito de eficiência para administração cientifica.
Os empregados devem ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho sejam cientificamente selecionados, para que as normas possam ser cumpridas. 
Os empregados devem ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto executar um serviço ou tarefa de modo que a produção normal seja cumprida 
Explique a divisão do trabalho e especialização do operário. 
Estado maior, pessoal de preparação e os operários. A especialização Seleção e aperfeiçoamento científico do trabalhador, que é avaliado, instruído, treinado e pode-se dizer, experimentado, em vez de escolher os processos e aperfeiçoar-se por sua conta.
Porque se diz que adm cientifica enfatiza as tarefas
Que cada funcionário era treinado para realizar somente aquela tarefa que lhe era atribuída.
Explique simplificação e padronização.
A Simplificação tem por objetivo eliminar o desnecessário, fazendo incidir o trabalho sobre tudo aquilo que desempenha uma função essencial ao processo, evitando a existência de tipos e variedades que, por serem supérfluos, oneram o custo do que é imprescindível. A simplificação procura diminuir a diversidade de planos, modelos e tamanhos para atendimento a determinadas necessidades, diminuindo o custo de fabricação. É uma etapa que antecede à padronização. A padronização visa a uniformizar tamanho, tipo, qualidade, dimensão e desempenho, impondo sua obrigatoriedade todas as vezes que não venha ferir direitos, tornando possível a permutabilidade das partes componentes de um todo, sem contudo, prejudicar a unidade do conjunto.
Como funcionam os incentivos salariais e prêmios de produção.
O operário deveria ser pago conforme sua produção e os prêmios de produção eram oferecidos para os funcionários que produziam acima da meta estabelecida.
Defina o que e Homo economicus.
Não se limitava a ver o homem como empregado por dinheiro. Pior ainda, o operário como um indivíduo limitado e mesquinho, preguiçoso e culpado pela vadiagem e desperdício e que deveria ser controlado por trabalho racionalizado e tempo padrão.
Como a adm cientifica trata as condições do trabalho.
Considerava apenas a fadiga muscular e fisiológica, desprezando os fatores psicológicos.
Exponha os princípios da adm cientifica abordados por Taylor.
Substituir, no trabalho, a improvisação e a atuação empírico - prática pela científica; Escolher os trabalhadores e prepará-los para produzirem mais e melhor;. Controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas cientificamente; 
Distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades: de um lado, o preparo, o planejamento e o controle do trabalho; de outro, a execução.
Quais as principais contribuições de Ford.
Princípio da intensificação: Consiste em diminuir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado. 
Principio da economicidade: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. Assim Ford conseguiu fabricar um trator ou um automóvel, vende-lo e recebê-lo antes do vencimento da matéria prima empregada na fabricação e do pagamento dos salários. Segundo Ford a velocidade de fabricação deve ser rápida. O minério sai da mina Sábado e entregue sob forma de carro na Terça feira a tarde. 
Principio de produtividade: Consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período através da especialização da linha de montagem. 
O que significa a expressão: “a maneira correta” ou “ the best way” ou ainda a” única maneira correta”.
Quais as criticas a super especialização do trabalho.
O trabalho torna-se tão cômodo e fácil para o operário devido à instruções minuciosas que, à primeira vista, parece que o sistema tende a convertê-lo em mero autômato, em marionete. Intensifica e especializa cada vez mais o trabalho do operário, que acaba tornando desnecessária sua qualificação. Os operários ao deixarem a empresa têm poucas chances de conseguir outroemprego, pois só sabem executar uma tarefa.
Porque se fala de abordagem incompleta da organização.
A Administração Cientifica é incompleta, parcial e inacabada, por se limitar apenas aos aspectos formais da organização, omitindo a organização informal e os aspectos humanos da organização.
Por que de fala em abordagem do sistema fechado.
Por que administração científica vê as empresas como um sistema fechado, não considerando o ambiente, sua ligação com fornecedores, concorrentes, etc.
Quais as principais expoentes da adm cientifica.
Tarefas, padronização, simplificação, e estudo do movimento e tempo.
Resume as principais criticas adm cientifica.
Visão mecanicista (a empresa como máquina, pouca atenção à complexidade do elemento humano e suas inter-relações).
 Superespecialização do operário (tarefa única).
Visão microscópica do homem (somente executa, não pensa).
Ausência de comprovação científica.
Abordagem incompleta da organização (e a organização informal, os aspectos humanos).
Limitação do campo de aplicação (limitou-se ao chão de fábrica).
Abordagem prescritiva e normativa (praticamente apenas o como deve ser, sem espaço para se questionar por que deveria ser de um jeito ou outro). Abordagem do sistema fechado (e o ambiente externo).
Visão simplista, exatamente pelo pioneirismo na Administração.

Outros materiais