Buscar

Simulado 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2
 Com base nos conteúdos abordados no livro-base e nas aulas, e pensando na imagem acima, assinale a alternativa que melhor descreve a situação da educação atual e suas necessidades:  
	
	A
	A educação está em busca de uma proposta pedagógica ideal que possa atingir a todos os alunos da mesma forma, levando ao alcance de uma educação de qualidade.
	
	B
	Há um novo paradigma social emergindo, e no seu cerne estão questões sobre as diferenças sociais, culturais, religiosas, étnicas e de gênero.
	
	C
	A visão atual de currículo deve se distanciar da função política e social da escola, pensando num currículo mais engajado com o processo de aprendizagem.
	
	D
	A educação deve caminhar para o retorno a uma estrutura curricular que vislumbre apenas a aquisição de informações, por compreender esta como a maneira mais eficaz de formar cidadãos.
	
	E
	Na atual realidade educacional ambiciona-se proporcionar a todos os alunos o acesso à mesma aprendizagem e sob a mesma metodologia: isto garantirá uma educação igualitária, pois todos os indivíduos são iguais.
	
	
Questão 2/2
É, precisamente, a questão do poder que vai separar as teorias tradicionais das teorias críticas e pós-críticas do currículo. As teorias tradicionais pretendem ser apenas teorias neutras, científicas, desinteressadas. Já, as teorias críticas e pós-críticas argumentam que nenhuma teoria é neutra e desinteressada, mas que está inevitavelmente implicada em relações de poder.
OLIVEIRA, Cléber Marques de. Conhecimentos Pedagógicos. São Paulo: Clube de Autores, 2012. p. 149.
 
De acordo com os temas abordados no livro base e nas aulas, relacione as teorias críticas e pós-críticas às suas respectivas características:
Pedagogia Crítico-reprodutivista
Pedagogia Histórico-crítica
 
( ) Enfatiza a valorização da subjetividade do educando, considerando o professor o mediador da aprendizagem. 
( ) Considera a escola como um aparelho ideológico do Estado que privilegia a cultura de elite e assim produz com seu ensino violências simbólicas. 
( ) Não apresenta uma proposta político-pedagógica bem elaborada que auxilie os professores na construção de sua prática.
( ) Os conteúdos universais e culturais devem ser trabalhados baseando-se na experiência do aluno e sua realidade social, confrontando-a com o conhecimento cientifico. 
( ) Defende a integração e inter-relacionamento dos conteúdos. 
  
Agora selecione a sequência certa:
	
	A
	1, 1, 2, 2, 2
	
	B
	2, 1, 1, 2, 2
	
	C
	1, 2, 1, 2, 1
	
	D
	2, 2, 1, 1, 2
	
	E
	2, 1, 2, 2, 1

Outros materiais