Buscar

A Evolução dos Direitos Fundamentais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
�
A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
Introdução:
Quando abordamos o tema “direito ao meio ambiente”, estamos também ligando a nossa saúde, pois o mesmo afeta diretamente a qualidade e a longevidade dos seres humanos, ou seja, por assim dizer que quando degradamos o meio ambiente estamos automaticamente prejudicando a nós mesmos e as outras pessoas.
Sendo assim um meio simples de se preocupar com o direito a saúde é ao invés de abordarmos o tema como “direito ao meio ambiente” o levarmos em conta como “obrigações e deveres com o meio ambiente”.
Podemos então dizer que quando nos preocupamos com a preservação ambiental estamos levando em consideração a saúde das pessoas, logo uma sociedade que não tem essa preocupação está desmerecendo o valor da vida e omitindo o direito a saúde.
Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica” 
No Art. 196 da constituição federal diz que a saúde (segunda geração - a promoção da igualdade social) é direito de todos e dever do Estado, e que o acesso universal e igualitário às ações e serviços de promoção, proteção e recuperação devem ser garantidos, mas o que realmente vemos nos dias atuais é a desigualdade e o descaso do poder público com a população que paga altos impostos e não usufrui de tais benefícios, e que para obtê-los se apoiam em planos de saúde com valores também elevados que em muitos casos não cobrem totalmente seus beneficiados, sendo assim um serviço em vão. 
Os serviços de apoio à saúde como o SUS (sistema único de saúde) que são financiados pelos impostos e taxas coletados pelo governo deveriam suprir a demanda do país, más como uma pesquisa recente que leva em conta a carga tributária sobre o PIB, o IRBES (Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade) constatou, em uma lista de trinta países o brasil ocupa a última colocação entre os países no ranking de retorno dos impostos. Na teoria a constituição garante esses serviços de saúde para todos os cidadãos, mas na prática muitos deles não tem acesso a serviços médicos, distribuição de remédios e programas de prevenção de saúde que o governo promete, e em muitos casos acontecendo também omissão de socorro, o que comprova que na lei o cidadão tem seus direitos más o direito do cidadão não é prioridade para o governo.
Texto 2: “Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica” 
Tratando-se de direito ao meio ambiente (terceira geração - a defesa da humanidade e a promoção da solidariedade humana) consta no Art. 225 da constituição federal que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, e que esse meio ambiente deve ser preservado e protegido pelo poder público, uma realidade que como a saúde também está longe do ideal em nosso país, más com o avançar dos anos podemos observar que o poder público está se movimentando para mudar e melhorar nossas expectativas no quesito meio ambiente.
Logicamente o governo deve trabalhar para a preservação do meio ambiente utilizando ferramentas de fiscalização sob órgãos públicos e privados ligados ao meio ambiente. Mas também cabe a cada um fazer sua parte na preservação da natureza, pois além proteger o ambiente em que nós vivemos, também estaremos protegendo as gerações futuras de desastres que venham a ser causados por danos que foram cometidos pelas gerações anteriores. 
Cabe a nossa geração evitar de cometer esses erros e formar as próximas gerações para que continuem esse trabalho, garantindo nosso direito constitucional ao meio ambiente.
Considerações Finais:
Teoricamente a constituição garante nosso direito a saúde e ao meio ambiente, e é fato que não cabe somente a nós o cumprimento dessas leis, mas também sua divulgação para conscientização popular, pois muitos direitos são negados para os cidadãos que os desconhecem. Uma maneira de aplicar isso é a inserção do direito constitucional na grade obrigatória de matérias no Ensino Médio, sendo tão importante quanto outras matérias fundamentais para a formação social.
Referências Bibliográficas: 
Referências
Barros, S. R. (s.d.). http://www.srbarros.com.br. Fonte: www.srbarros.com.br: http://www.srbarros.com.br/pt/nocoes-sobre-geracoes-de-direitos.cont
Bertramello, R. (25 de 07 de 2014). http://jusbrasil.com.br. Fonte: JusBrasil: http://rafaelbertramello.jusbrasil.com.br/artigos/121943100/direitos-humanos-fundamentais-conceito-terminologia-e-perspectiva-historica
Desidério, M. (01 de 06 de 2015). http://exame.abril.com.br/. Fonte: EXAME.com: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/brasil-fica-na-lanterna-em-ranking-de-retorno-dos-impostos
Rocha, T. d., & Barreiros de Queiroz, M. O. (s.d.). http://ambito-juridico.com.br/. Fonte: Âmbito Juridico.com.br: http://ambito-juridico.com.br/site/?artigo_id=10795&n_link=revista_artigos_leitura
Roriz, J. (s.d.). receita.fazenda.gov.br. Fonte: receitafazenda.gov: http://www.receita.fazenda.gov.br/EducaFiscal/textoiconedefaultasp.htm

Outros materiais

Outros materiais