Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS 
ENSINO DIGITAL 
	
RELATÓRIO
	
	
	DATA:
______/______/______
Relatório de aula prática
Leidivane Borges dos Santos
01444976
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: TECNOLOGIA DOS MEDICAMENTOS
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	Nome: Leidivane Borges dos Santos 
	MATRÍCULA: 01444976
	CURSO: Farmácia 
	POLO: Marabá
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Malu Reis
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
			TEMA DE AULA: FORMAS FARMACÊUTICAS LÍQUIDAS - SUSPENSÃO
RELATÓRIO:
1. Identifique os ativos e excipientes utilizados na formulação da suspensão e indique as funções de cada um na formulação;
As suspenções são medicamentos em que contém o princípio ativo em partículas finamente divididas e distribuídas uniformemente em um veículo onde o fármaco apresenta uma mínima solubilidade.
Os ativos usados nas suspenções tem a função de interagir com o organismo, com ação terapêutica, ou seja, ele vai interagir com as células de determinada parte do corpo, com o objetivo de aumentar ou reduzir a função de um órgão. Esses ativos são retirados de plantas e alimentos dentro dos medicamentos existe uma quantidade exata de princípio ativo. 
Os excipientes  são substâncias destituídas de poder terapêutico, usadas para assegurar a estabilidade e as propriedades físico-químicas e organolépticas dos produtos farmacêuticos. Possui a função de dar forma aos medicamentos. Os excipientes de medicamentos para uso interno podem ser: conservantes, corantes, aromatizantes (flavorizantes), adoçantes (edulcorantes) espessantes, emulsificantes, estabilizantes ou antioxidantes. Eles mantêm os remédios livres de microrganismos e adequados ao consumo por mais tempo, além de torná-los palatáveis, favorecendo a adesão ao tratamento.
Ibuprofeno é um exemplo de ativos usado para medicamentos fabricados na forma de suspensão. 
Na suspensão ibuprofeno é usado os Excipientes: ácido cítrico, benzoato de sódio, ciclamato de sódio, dióxido de titânio, essência de tutti-frutti, glicerol, goma xantana, polissorbato 80, propilenoglicol, sacarina sódica, sorbitol e água purificada.
2. Explique quais etapas podem ser consideradas críticas para que a formulação seja elaborada com sucesso.
· Identificar o problema que a formulação deve resolver, para que se possa definir os objetivos e metas a serem alcançados. 
· A escolha dos ingredientes é fundamental para a qualidade do produto final. É preciso selecionar ingredientes de qualidade e que sejam compatíveis entre si. 
· A fórmula deve ser definida com base nos objetivos e metas estabelecidos. É importante considerar a concentração dos ingredientes, a compatibilidade entre eles e a estabilidade da formulação. 
· Garantir que o ambiente de produção esteja adequado para a elaboração da formulação. Isso inclui controle de temperatura, umidade e limpeza do ambiente.
· Reanalisar as fórmulas usadas na produção para garantir que elas estejam atualizadas e atendam aos requisitos de qualidade. 
· O rótulo e a bula devem ser elaborados de forma clara e objetiva, contendo todas as informações necessárias para o uso correto do produto. 
· Realizar testes de qualidade para garantir que a formulação atenda aos requisitos estabelecidos. Isso inclui testes de estabilidade, segurança e eficácia.
			TEMA DE AULA: FORMAS FARMACÊUTICAS SÓLIDAS – PÓS E GRANULADOS 
RELATÓRIO:
1. Qual a importância das etapas de secagem e calibração do granulado?
O objetivo da granulação é transformar partículas de pós cristalinos em agregados sólidos de resistência suficiente para permitir as diversas manipulações. As propriedades físico-químicas dos fármacos e excipientes que compõem as formulações de comprimidos influenciam decisivamente o comportamento de compactação do sistema particulado. No processo de produção de comprimidos por via seca é utilizado como alternativa à granulação por via úmida e baseia-se na produção de granulado por intermédio da compactação dos pós. Suas vantagens são o não emprego do aglutinante, o que viabiliza a produção de comprimidos que contenham fármacos hidrolisáveis, a eliminação da etapa de secagem e o menor tempo de processo. Como desvantagens, o aspecto dos comprimidos, com friabilidade alta e dureza baixa, é inferior àqueles obtidos pelos outros processos, além da necessidade de equipamento específico para compactação. No caso da granulação em leito fluido (GLF), o equipamento permite a realização das 3 etapas (mistura, granulação e secagem) num único passo, otimizando e simplificando o processo por permitir ganhar tempo e espaço e facilitando o cumprimento das BPF (Boas Práticas de Fabrico, vulgarmente conhecidas pela sigla GMP - Good Manufacturing Practice). Os sólidos são fluidizados a partir da parte inferior do equipamento pela entrada de ar, a uma temperatura adequada, levando à separação de cada grânulo do seu grânulo vizinho. O ar quente Filipa Alexandra Ferreira Guilherme, 2015 “Desenvolvimento e otimização da fase de granulação usando a tecnologia de Leito Fluido” | Introdução 14 surge como um meio eficaz para a transferência de calor bem como para a remoção do vapor de água. Nestes equipamentos, a temperatura do leito do pó pode ser facilmente monitorizada.
2. Quais as análises de controle de qualidade devem ser feitas durante uma produção industrial dessas formas farmacêuticas?
O controle de qualidade deve acontecer através da concentração correta do fármaco; os comprimidos devem ter o mesmo peso, aparência devem serem constante; o fármaco deve ser liberado de forma controlada e reprodutível e deve-se realizar a correlação entre dissolução e a biodisponibilidade de um fármaco. 
			TEMA DE AULA: FORMAS FARMACÊUTICAS SEMISSÓLIDAS – GEL FITOTERÁPICO
RELATÓRIO:
1. Descreva as vantagens e desvantagens da forma farmacêutica gel.
a medicação em gel possui grande quantidade de água em sua formação. Sua base pode ser aquosa ou alcoólica, e é recomendado principalmente para pele oleosa. São muito eficientes no tratamento de patologias da pele que demandam absorção lenta como acne, rosácea e psoríase, pois o gel em si não é absorvido pela pele. Possui vantagem na absorção rápida e não fica oleoso na pele, mas também possui a desvantagem de causar irritação, e por isso não é recomendado para usar em feridas abertas ou em pele machucada.
2. Quais os cuidados essenciais na produção do gel?
Na produção do gel devemos obter cuidado principalmente em nos manter protegidos com os equipamentos de segurança pessoal e laboratorial, deve ser higienizar o espaço antes de produzir o álcool em gel. Além disso, deve-se manter os instrumentos limpos e lavar as mãos antes da produção. Utilizar também ingredientes de qualidade a fim de evitar irritações na pele, inalação de produtos químicos danosos e uma baixa eficácia do produto final.
3. Descreve o controle (análise) que deve ser executada durante o processo de produção?
Segundo a OMS, um álcool gel que tenha concentração de etanol na faixa de 60 a 80% está adequado para se fazer assepsia microbiológica, o que inclui o combate a vírus como o coronavírus. A forma do produto disponível para venda é o álcool gel sanitizante de mãos e, com concentração de etanol abaixo de 63%, apresenta uma qualidade muito inferior ou até mesmo ineficaz no combate de alguns microrganismos. 
Referências: 
BALBANI,Aracy P. S.; STELZER, Lucilena B.; MONTOVANI, Jair C. Excipientes de medicamentos e as informações da bula. Sielo- Scientific Electronic Library Online
Rua Dr. Diogo de Faria, 1087 – 9º andar – Vila Clementino 04037-003 São Paulo/SP - Brasil
E-mail: scielo@scielo.org, 22 Set 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rboto/a/sZ3ZkqKxXVjM3jcvbpTDcbN/#.Acesso: 20 de dezembro de 2023.
Formas Farmacêuticas/ Tudo o que você precisa saber. Sanar, 17 de fevereiro de 2019. Disponível em: https://blog.sanarsaude.com/portal/residencias/artigos-noticias/farmacia-formas-farmaceuticas-artigo-tudo-que-voce-precisa-saber. Acesso: 20 de dezembro de 2023.
O que são os princípios ativos de um medicamentos? Ntcofarma Brasil. Disponível em: https://natcofarma.com/artigos/o-que-sao-os-principios-ativos-de-um-medicamento/#:~:text=De%20acordo%20com%20defini%C3%A7%C3%A3o%20da,terap%C3%AAutico%20para%20o%20corpo%20humano. Acesso: 20 de dezembro de 2023.
Ibuprofeno 100Mg/ml Suspensão 20Ml Genérico Geolab. Drogaria minas Brasil. Disponível em: https://www.drogariaminasbrasil.com.br/ibuprofeno-100mg-ml-suspensao-20ml-generico-geolab#:~:text=Cada%20mL%20(10%20gotas)%20da%20suspens%C3%A3o%20cont%C3%A9m%3A&text=Excipientes%3A%20%C3%A1cido%20c%C3%ADtrico%2C%20benzoato%20de,s%C3%B3dica%2C%20sorbitol%20e%20%C3%A1gua%20purificada. Acesso: 20 de dezembro de 2023.
Passei direto. Disponível em: https://www.passeidireto.com/pergunta/131042552/explique-quais-etapas-podem-ser-consideradas-criticas-para-que-a-formulacao-seja. Acesso:20 de dezembro de 2023.
Granulados- características e produção. Studocu- Universidade estadual de Ponta Grossa, 2021 /2022. Disponível em: https://www.studocu.com/pt-br/document/universidade-estadual-de-ponta-grossa/farmacotecnica-alopatica/granulados-caracteristicas-producao/27802857. Acesso: 20 de dezembro de 2023.
GUILHERME ,Filipa Alexandra Ferreira. Desenvolvimento e otimização da fase de granulação usando a Tecnologia de Leito Fluido ”- Influência das variáveis no processo. Lisboa 2015. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/20771/1/Tese_Mestrado_Filipa_Guilherme.pdf. Acesso: 20 de dezembro de 2023.
ROCHA, A.P.T. ; SILVA, V.S.; SILVA, O.S.; ALSINA, O.L.S. Caracterização física de grânulos de quebra-pedra para uso em leito de jorro. Revista Eletrônica de Materiais e Processos, v.4.1 (2009)32-37 ISSN 1809-8797. Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos – Universidade Federal de Campina Grande, Rua João Leite, 517, Centro, CEP: 58840-000, Pombal – Paraíba. Recebido em 16/02/2009; revisado em 13/04/2009; aceito em 20/04/2009. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www2.ufcg.edu.br/revista-remap/index.php/REMAP/article/viewFile/92/111#:~:text=Calibra%C3%A7%C3%A3o%20do%20granulado%3A%20Depois%20de,alguns%20gr%C3%A3os%20que%20se%20aglomeraram. Acesso: 20 de dezembro de 2023.
FERRAZ, Prof. Dr. Humberto G. Formas farmacêuticas sólidas: comprimidos e comprimidos revestidos. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3500709/mod_resource/content/0/Comprimidos%20e%20comprimidos%20revestidos.pdf#:~:text=Na%20granula%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20seco%20temos,pr%C3%A9%2Dcompress%C3%A3o%20e%20a%20calibra%C3%A7%C3%A3o. Acesso: 20 de dezembro de 2023.
SANTAL, Luciana. UFG desenvolve procedimento de analise da qualidade do álcool gel 70%. Jornal UFG, Em 19/07/21 10:38. Atualizada em 09/08/21 11:13. Disponível em: https://jornal.ufg.br/n/143986-ufg-desenvolve-procedimento-de-analise-da-qualidade-do-alcool-gel-70. Acesso: 23 de dezembro de 2023.
KIKO, Natalia. Álcool em gel: como é produzido? Farma Junior, 14 de fevereiro de 2022. Disponível em: https://www.farmajunior.com.br/coronavirus/alcool-em-gel-como-e-produzido/#:~:text=Adicionalmente%2C%20deve%2Dse%20tomar%20alguns,as%20m%C3%A3os%20antes%20da%20produ%C3%A7%C3%A3o. Acesso: 20 de dezembro de 2023.
SILVEIRA, DR. Tiago. Medicamentos de uso tópico- pomadas, cremes e outros. Clinica Tiago Silveira – dermatologia. Disponível em: https://tiagosilveira.med.br/medicamentos-de-uso-topico-pomadas-cremes-e-outros/. Acesso: 20 de dezembro de 2023.
 
image1.png
image2.emf

Mais conteúdos dessa disciplina