Buscar

Os Cinco Traços de Personalidade

Prévia do material em texto

Neuroticismo 
Neuroticismo é a tendência para experimentar emoções negativas, como raiva, ansiedade ou depressão. Por vezes é chamada de instabilidade emocional. Aqueles com um grau elevado de neuroticismo são emocionalmente reactivos e vulneráveis ao stress. Eles são mais predispostos a interpretar situações normais como sendo ameaçadores, e pequenas frustrações como dificuldades sem esperança. As suas reacções emocionais negativas tendem a persistir por períodos invulgarmente longos, o que significa que eles estão usualmente com má disposição. Esses problemas na regulação emocional podem diminuir a capacidades dessas pessoas para pensar claramente, tomar decisões e lidar de forma apropriada com o stress.
No outro extremo da escala, indivíduos com baixo neuroticismo são mais difíceis de serem perturbados e são menos reactivos emocionalmente. Eles tendem a ser calmos, emocionalmente estáveis, e livres de sentimentos negativos persistentes; no entanto, a escassez de sentimentos negativos não significa necessariamente que estes indivíduos experimentem muitos sentimentos positivos.
Ex; Neuroticismo é um termo que indica indivíduos que, no longo prazo, possuem uma maior tendência a um estado emocional negativo. Pessoas com perfil neuroticista possuem maior inclinação aos estados depressivos ? sofrem com sentimentos de culpa, inveja, raiva e ansiedade de forma mais acentuada ? quando comparados a outros traços de personalidade.
Extroversão
Extroversão é caracterizada por emoções positivas e pela tendência para procurar estimulação e a companhia dos outros. Este traço é marcado pelo profundo envolvimento com o mundo exterior. Os extrovertidos gostam de estar com pessoas, e são usualmente vistos como sendo cheios de energia. Eles tendem a ser indivíduos entusiastas e virados para a acção, que provavelmente dizem “Sim!” ou “Vamos a isso!” perante oportunidades de excitação. Em grupos eles tendem a ser faladores, assertivos e a chamar as atenções para sí.
Os introvertidos não têm a exuberância social e os níveis de actividade dos extrovertidos. Eles tendem a parecer calmos, ponderados e menos envolvidos com o mundo social. A sua falta de envolvimento social não deve ser interpretada como timidez ou depressão. Os introvertidos simplesmente necessitam de menos estimulação e de mais tempo sozinhos do que os extrovertidos. Eles podem ser bastante activos e enérgicos, mas não socialmente.
Introvertidos
Compartilhe no Facebook!
Compartilhe no Twitter!
Compartilhar!!
Incorporar
denunciar abuso
Oposto do extrovertido. Uma pessoa que, após interação social, necessita passar tempo sozinho para "se recuperar". Freqüentemente encontrados em suas casas, bibliotecas, parques tranquilos que muitas pessoas não conhecem, ou outros lugares isolados, pessoas introvertidas gostam de pensar e de ficar sozinhos
Ao contrário da crença popular, nem todos os introvertidos são tímidos. Alguns podem ter grandes vidas sociais e adoram falar com os amigos, mas depois precisam de algum tempo sozinho para "recarregar". Os introvertidos são mal interpretados e vulgarmente chamados de "tímidos" ou "anti-sociais" porque a maioria da população é composta de pessoas extrovertidas. 
Amabilidade 
Amabilidade é a tendência para ser compassivo e cooperante em vez de suspeitoso e antagonista face aos outros. Este traço reflete diferenças individuais na preocupação com a harmonia social. Indivíduos “amáveis” valorizam a boa relação com os outros. Eles são geralmente respeitosos, amigáveis, generosos, prestáveis e dispostos a fazer compromissos. Pessoas “amigáveis” têm também uma visão otimista da natureza humana. Elas acreditam que as pessoas são basicamente honestas, decentes e dignas de confiança.
Indivíduos “não-amigáveis” põem o interesse próprio acima da boa relação com os outros. Eles normalmente não se preocupam com o bem-estar dos outros, e por vezes o seu ceticismo acerca dos motivos dos outros fá-los ser desconfiados e pouco cooperativos
Compartilhe no Facebook!
Compartilhe no Twitter!
Compartilhar!!
Incorporar
denunciar abuso
qualidade ou característica de quem é amável, atencioso, delicado; afabilidade, gentileza.
Derivação: por metonímia. 
manifestação (por palavra, gesto etc.) dessa qualidade. 
Derivação: por extensão de sentido ato de cortesia; favor, fineza. 
Etimologia
lat. amabilìtas, átis "amor; amabilidade"; ver am(a)- 
Escrupulosidade 
Escrupulosidade é a tendência para mostrar autodisciplina, orientação para os deveres e para atingir os objetivos. Este traço mostra uma preferência pelo comportamento planejado em vez do espontâneo. Influencia a maneira como controlamos e dirigimos os nossos impulsos.
adj. Pronuncia-se: /escrupulôso/. Que possui escrúpulos; exigente ou rigoroso. 
Característica da pessoa que age com excesso de cuidados; meticuloso, cuidadoso: analisava tudo com excesso de detalhes, era muito escrupuloso 
Qualidade de melindroso; suscetível ou delicado.
Que pode ser magoado com facilidade: era um músico muito escrupuloso e acabava sempre por chorar em suas apresentações. 
(Etm. do latim: scrupulosus.a.um)
Sinônimos de Escrupuloso
Escrupuloso é sinônimo de: cuidadoso, diligente, melindroso, solícito e zeloso
Antônimos de Escrupuloso
Escrupuloso é o contrário de: inescrupuloso, malcriado, negligente, tosco e trapaceiro
Definição de Escrupuloso
Classe gramatical: adjetivo
Separação das sílabas: es-cru-pu-lo-so
Plural: escrupulosos
Feminino: escrupulosa

Outros materiais