Buscar

APOL 5 GESTÃO MARKETING VANESSA COSTA 100PTS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação finalizada com sucesso. Anote o número do seu protocolo.
Sua nota nesta tentativa foi: 100
Questão 1/5
Quando falamos em posicionamento, devemos lembrar que as empresas, de modo geral, posicionam-se estrategicamente em razão das necessidades dos consumidores e de suas próprias dimensões. Isso, normalmente, corresponde a uma destas quatro alternativas de orientação de suas atividades mercadológicas:   
I - Penetração 
II - Diversificação 
III - Especialização 
IV - Expansão 
Estas atividades mercadológicas estão descritas, aleatoriamente, a seguir. 
A - A ação, nesse caso, é expressa pelo verbo penetrar, no sentido de infiltrar-se em, transpor, entrar. É, portanto, uma atividade voltada para a conquista de mercado da concorrência em um ambiente mercantil limitado. 
B - A atitude da empresa estabelece uma orientação expansionista pela criação de novos produtos ou serviços voltados para a satisfação de necessidades dos clientes para os quais ela já disponibiliza produtos similares – os chamados produtos substitutos. É a tendência predominante nos mercados contemporâneos. 
C - A ação é especializar-se, no sentido de diminuir seu campo de variabilidade e, em contrapartida, aumentar a especificidade com que trata seu produto ou serviço para aprimorá-lo. Essa atitude busca da excelência na qualidade também atinge os canais de distribuição. Geralmente, as empresas que assumem essa postura visualizam um mercado futuro limitado.
D - Nesse posicionamento, a ação determinante é expandir, no sentido de difundir, espalhar. Quando uma empresa assume essa postura, ela está apostando em um mercado futuro de crescimento, no qual há espaço para novos mercados e novos produtos ou serviços.   
Relacione, corretamente, as alternativas de orientação de suas atividades mercadológicas às características descritas e assinale a alternativa correta.
	
	A
	I - B, II - A, III - C, IV - D
	
	B
	I - C, II - A, III - B, IV - D
	
	C
	I - A, II - B, III - C, IV - D
	
	D
	I - D, II - C, III - B, IV - A
Questão 2/5
Assinale a alternativa correta.   
Quanto às etapas de elaboração e implantação de um plano de marketing, podemos dizer que, primeiramente, é imprescindível diagnosticar a situação. Depois, devemos estabelecer objetivos e estratégias e, em seguida, organizar e ativar monitoramento e controle, assim como fazer a atualização do plano sempre que for necessário. 
Como definimos os objetivos do plano?
	
	A
	Os objetivos do plano de marketing, sempre alinhados ao propósito da empresa, não devem ser claros e específicos. Devem ser iniciados por um verbo, pois correspondem a uma ação a ser realizada.
	
	B
	Os objetivos do plano de marketing, sempre alinhados ao propósito da empresa, devem ser claros e específicos. Devem ser iniciados por um verbo, pois não correspondem a uma ação a ser realizada.
	
	C
	Os objetivos do plano de marketing, sempre alinhados ao lucro da empresa, devem ser claros e específicos. Devem ser iniciados por um verbo, pois não correspondem a uma ação a ser realizada.
	
	D
	Os objetivos do plano de marketing, sempre alinhados ao propósito da empresa, devem ser claros e específicos. Devem ser iniciados por um verbo, pois correspondem a uma ação a ser realizada.
Questão 3/5
Para conhecer seus clientes, a empresa precisa utilizar informações de seus padrões históricos, entender seu comportamento, sua classificação, suas características demográficas, suas preferências e frequências de compra, exigindo uma boa infraestrutura capaz de construir e gerenciar os futuros relacionamentos. Permitir e estimular um contato mais direto e acessível entre o consumidor e a organização facilita à empresa uma definição mais clara do seu grupo de clientes, pois a informação quando transformada em conhecimento, torna-se um fator diferenciador. Como suporte ao relacionamento, as empresas podem adotar um método para manter a competitividade em tempo real, com o objetivo de alcançar a fidelidade dos consumidores por intermédio de experiências positivas. Assinale a alternativa que apresenta o método possível de ser adotado.
	
	A
	Marketing interno.
	
	B
	Análise SWOT.
	
	C
	Marketing direto.
	
	D
	CRM.
Questão 4/5
Se a empresa concluiu que o marketing é uma atividade com a função de atender às necessidades do cliente, baseada em uma gestão de responsabilidade socioambiental, sem esquecer a sua função básica (que é gerar lucro para a empresa), logo, o plano de marketing deverá espelhar essa condição. Mas como organizar isso? Como estabelecer a operacionalização do plano?    
“É usada no caso de uma empresa que tenha vários produtos diferenciados.”   
São quatro as formas básicas que temos para optar ao organizarmos as atividades de marketing. Identifique qual está sendo citada acima e assinale a alternativa correta.
	
	A
	Por função.
	
	B
	Por orientação voltada para o mercado.
	
	C
	Por orientação voltada para o produto.
	
	D
	Por combinação de orientação voltada para o mercado e para o produto.
Questão 5/5
A empresa Alfa está profissionalizando sua gestão. Para isso, está definindo estratégias de compra e venda de produtos e serviços, planejamento de vendas de maneira mais estruturada, estratégias de marketing e toda a sua cadeia de suprimentos. Nas primeiras análises sobre sua situação, a empresa constatou que necessita de uma ferramenta de gestão de relacionamento com clientes, Customer Relationship Management (CRM), visto que as vendas estão em declínio e os serviços oferecidos aos clientes não estão satisfatórios. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir e identifique as que apresentam de forma correta o que poderá acontecer com a empresa Alfa com a implementação da ferramenta CRM.       
I.        Poderá identificar e escolher seus melhores e mais lucrativos clientes.   
II.        Poderá automatizar tarefas como a qualificação de clientes, a programação de contatos de vendas e a identificação de clientes potenciais.   
III.        Dispensará a estocagem de produtos, visto que a ferramenta CRM fornece informações exatas sobre as próximas compras efetuadas por clientes.  
IV.        Obterá informações sobre o comportamento de grupos de clientes, o que dispensará análises detalhadas por parte da gerência da empresa.  
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	As sentenças I e II estão corretas.
	
	B
	As sentenças II e IV estão corretas.
	
	C
	As sentenças III e IV estão corretas.
	
	D
	As sentenças I, II e III estão corretas.

Outros materiais