Buscar

Claretiano Centro Universitário prática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Claretiano Centro Universitário
Polo: Vitoria da Conquista
Curso de Pedagogia
Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional
Aluna: Eliane da Silva Pinto Leal
RA: 1109862
 Projeto de Prática
Este projeto de prática tem como finalidade aproximar a teoria da prática escolar, buscando melhorar os conhecimentos a serem adquiridos em relação a disciplina de Planejamento e Avaliação Educacional. Como proposto na comanda deste projeto, foi feita uma pesquisa de campo na Escola Municipal Professora Iza Medeiros, situada no Bairro Kadija e com graves problemas de cunho social.
Sendo o Projeto Político Pedagógico um dos documentos obrigatórios, Segundo a LDB, onde devem estar contidos claramente as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na unidade e qual formação querem para quem ali estudam, porém, nem todos os funcionários conhecem este documento, pois ele é pouco usado na escola ficando esquecido em alguma gaveta. Mas para resolver este problema, como coordenadora pedagógica, faria um seminário com os pais e toda a comunidade escolar onde explicaríamos aos mesmos a importância deste documento sugerindo que este seja a base do sucesso da escola e faria um convite a todos os presentes para participar da reformulação e execução do mesmo.
É de suma importância que a escola ofereça um tempo para reuniões de planejamento juntamente com a coordenação pedagógica, pois desta forma os professores terão a oportunidade de expor suas dificuldades e compartilhar com os demais o que está dando certo no dia a dia da sala de aula. O planejamento também é um momento para a formação continuada, assim, seria realizados a leitura e estudos de bons textos sobre o que é planejamento e como pode ser um fator determinante dos resultados positivos ou negativos da escola.
A avaliação diagnóstica é muito importante no inicio do ano letivo, pois não se pode realizar um planejamento sem antes se fazer uma reflexão sobre a realidade e as necessidades dos alunos como componente necessário para a prática pedagógica. Partindo dessa concepção, faríamos no começo do ano letivo uma avaliação individual de cada aluno e caberia a cada professor criar atividades que os ajudem a descobrir o que cada aluno sabe e o que ainda não aprendeu. Na falta dessa avaliação o professor não consegue realizar um bom trabalho pedagógico, pois ficará sem uma base necessária para realizar o seu planejamento com sucesso em relação a aprendizagem.
A escola não recebe somente a criança, mas também sua família e a comunidade ao redor é um espaço multicultural. Para a escola ainda é um desafio fazer com que a comunidade faça parte desse espaço e desmistificar esta ideia que só devem ir a escola em dia de festa e reunião, não sabendo que sua presença no dia a dia escolar é de suma importância. Por isso é importante que ações que forem realizadas pela escola deve envolver a comunidade.
Hoje em dia se fala muito em inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, porém o que vemos é uma sucessão de erros cometidos contra estas crianças, sem conhecimento e planejamento adequado não conseguem inclui-las com sucesso na escola. Diante desta situação se faz necessário capacitar e orientar não somente os professores, mas todos os funcionários da escola, já que essa criança transitará por vários ambientes e profissionais diferentes, como também é importante conscientizar os alunos como repudio á práticas discriminatórias, através de projetos e palestras informativas.
Ainda encontramos resistência por parte de alguns professores em relação a avaliação a utilizando como atribuição de notas, visando a promoção e reprovação dos alunos. Para que se possa resolver este problema é preciso enfatizar a importância do professor adotar uma diversidade de instrumentos avaliativos que o ajudem de forma positiva no processo de aprendizagem, partindo da compreensão do que realmente devemos avaliar. Isso só acontece com muita leitura, esclarecimentos que podem ser feitos através de debates ou reuniões.
Vemos que muitos alunos apresentam dificuldades de aprendizagem de várias origens e os professores, na maioria das vezes não faz nada para auxiliar esse aluno no processo de aprendizagem. Cada criança tem o seu tempo e ritmo e a nós professores cabe respeitar esta etapa de cada aluno e se tornar um mediador desse processo. E tanto os alunos como os professores precisam ter uma equipe multidisciplinar que os ajudem nesse processo. É necessário que o professor fique atento e perceba os sinais dessas dificuldades, para só então, com o acompanhamento do coordenador, a presença dos pais para explica-los o que é dificuldade de aprendizagem, fazer uma entrevista com a família para saber como é o comportamento dela em casa e seu histórico escolar para então encaminha-lo ao especialista necessário.
A escola não possui um acervo com variedades de livros. Neste caso foi imposto aos alunos um projeto que trouxesse uma nova forma de ler e o que se ler, como revistas, jornais, até que a equipe gestora da escola juntamente com a Secretaria da Educação de seu município providenciasse a doação de livros, propomos um projeto escolar onde a tarefa dos alunos seria lançar uma campanha para a doação de livros para a escola. A interação com a comunidade escolar pode nos ajudar na execução deste projeto.
E como a leitura é muito importante na formação de uma criança, pois quando a criança se torna um leitor ela é capaz de ser autor de reflexões acerca de sua própria história. Para tanto, a construção de cantinhos de leitura, pelos docentes, em sala de aula e a efetivação de projetos voltados para a leitura são atividades que podem tornar o currículo mais eficaz.

Outros materiais