Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

16
INSERIR LOGO DA FACULDADE
NOME DA FACULDADE
Licenciatura em Pedagogia
nome do aluno
PORTFÓLIO DO ESTÁGIO CURRICULAR DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
	
Cidade
Ano
NOME DO ALUNO
PORTFÓLIO DO ESTÁGIO CURRICULAR DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de (Nome do Curso) da IES (Nome da Instituição), para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório em (Nome da Disciplina de Estágio)
Coordenador de Curso: Nathalia B. Limeira
Cidade
Ano
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E CONTEXTO	4
3 AS OBSERVAÇÕES: UM OLHAR ATENTO E ANALÍTICO (COM MÚLTIPLAS NARRATIVAS)	5
4 A REGÊNCIA: COLOCANDO A TEORIA EM AÇÃO	9
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS	10
6	VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO	11
REFERÊNCIAS	12
Público
Público
Público
1 INTRODUÇÃO
Apresentação do estágio (carga horária total, local, turma, as atividades).
Seus objetivos e expectativas pessoais ao iniciar o estágio, já incluindo os questionamentos sobre sua escolha pela docência ("Por que resolvemos ser professor?") e suas primeiras impressões.
A relevância de documentar e refletir sobre essa experiência, reconhecendo que a prática reflexiva é um trabalho árduo, mas que leva ao sucesso na sala de aula.
** Apague essas informações após incluir o seu texto **
Escreva de 1 a 1,5 página.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E CONTEXTO
Aqui é hora de trazer os resumos e os conceitos das leituras obrigatórias. Para isso, você deve elaborar um texto onde todas as leituras sejam apresentadas.
A BNCC na Prática: Explique como a BNCC (Campos de Experiências e Direitos de Aprendizagem) foi seu guia e se manifestou no cotidiano da escola.
Conceitos-Chave em Ação: Aborde a Escuta Atenta, Observação Ativa e Espaço como Terceiro Educador, definindo-os brevemente e explicando como os percebeu no campo de estágio, conectando com as leituras realizadas.
** Apague essas informações após incluir o seu texto **
Escreva de 1 a 1,5 página.
3 AS OBSERVAÇÕES: UM OLHAR ATENTO E ANALÍTICO (COM MÚLTIPLAS NARRATIVAS)
Pauta 1 – Observação a partir da Pauta (insira aqui o número da pauta utilizada)
Realize aqui a narrativa desse dia, seguindo as indicações dadas na Pauta de Observação, em seu Plano de Trabalho. Comece sua narrativa pelo dia do mês e da semana em que observou.
Escreva 01 página.
PAUTA 2 – Observação a partir da Pauta (insira aqui o número da pauta utilizada)
Realize aqui a narrativa desse dia, seguindo as indicações dadas na Pauta de Observação, em seu Plano de Trabalho. Comece sua narrativa pelo dia do mês e da semana em que observou.
Escreva 01 página.
PAUTA 3 – Observação a partir da Pauta (insira aqui o número da pauta utilizada)
Realize aqui a narrativa desse dia, seguindo as indicações dadas na Pauta de Observação, em seu Plano de Trabalho. Comece sua narrativa pelo dia do mês e da semana em que observou.
Escreva 01 página.
PAUTA 4 – Observação a partir da Pauta (insira aqui o número da pauta utilizada)
Realize aqui a narrativa desse dia, seguindo as indicações dadas na Pauta de Observação, em seu Plano de Trabalho. Comece sua narrativa pelo dia do mês e da semana em que observou.
Escreva 01 página.
4 A REGÊNCIA: COLOCANDO A TEORIA EM AÇÃO
Seu Plano de Regência: Apresente os planos de aula que você elaborou e colocou em prática, anexando-o aqui.
Em seguida, faça o relato de experiencia, seguindo as indicações a seguir.
Relato da Experiência da Regência: Conte como foi o dia, as interações, desafios e êxitos. Use as lentes das narrativas (já abordadas aqui) para descrever a experiência, refletir sobre sua atuação e seus sentimentos.
Conecte sua prática à BNCC e aos conceitos estudados, mostrando como buscou ver pelos olhos do aluno, aprender a aprender como o aluno, falar a linguagem que o aluno fala, ouvir como o aluno ouve para depois ir modificando e interferindo.
Avalie o alcance dos objetivos coerentes, sua postura como futuro professor, e como a predisposição para mudança e a capacidade de não temer os erros se manifestaram, buscando saídas diferentes e articulação de um conjunto.
Discuta suas dificuldades e facilidades na prática pedagógica, e as propostas de mudança que você pensou.
Aborde a busca por subsídios necessários para ajudar o aluno, a importância de pesquisar, traçar metas, solicitar ajuda e acompanhar encaminhamentos.
Utilize a narrativa introspectiva para questionar os porquês dos seus atos e do seu ser professor durante a regência, vislumbrando a natureza das forças que o levaram a agir.
** Apague essas informações após incluir o seu texto **
Escreva até 2 páginas.
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Síntese dos principais aprendizados do estágio, enfatizando como a prática reflexiva permitiu a interação harmoniosa entre teoria e prática e a construção de saberes, diminuindo a distância entre ambas.
Impacto da experiência em sua formação profissional e pessoal, e como você contribuiu para a reconstrução da imagem do ensino e a construção de um professor mais humano, ético e capaz, ganhando mais crédito e qualidade na política pública.
Perspectivas futuras para sua atuação na Educação Infantil, reforçando a importância do pensar coletivo, da construção de redes (a união de todas as mãos) para a mudança do panorama escolar, e do professor como investigador e mediador.
Encerre com uma reflexão sobre os questionamentos propostos no início da formação, como "Que tipo de pessoas a carreira do magistério atrai?", "Qual é o seu tipo de perfil como educador?", "Quem a escola representa? Para quem a escola serve?", reforçando a dialética/dialógica de reflexão e a compreensão da complexidade da sala de aula para relacionar a prática com os valores educativos.
** Apague essas informações após incluir o seu texto **
Escreva de 1 a 1,5 página.
6 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO
Incluir o termo de validação digitalizado, conforme estipulado no Plano de Trabalho. 
Observações:
· Componente do Relatório dos Estágios de Regência.
· Componente do Relatório dos Estágios de Gestão.
	
Eu, [Inserir nome do Acadêmico], RA [Inserir RA do Acadêmico], matriculado no [Inserir o semestre] semestre do Curso de [Inserir nome do curso] da modalidade a Distância da [Inserir nome da Universidade], realizei as atividades de estágio [Inserir nome do Estágio] na escola [Inserir nome da escola], cumprindo as atividades e a carga horária previstas no respectivo Plano de Trabalho.
	 ___________________________
Assinatura do(a) Estagiário(a)
	___________________________
Assinatura Supervisor de Campo
	
	
REFERÊNCIAS
Segue algumas exemplificações das formas de referência mais utilizadas em trabalhos acadêmicos.
· Livro com um autor:
SOBRENOME (CAIXA ALTA), nome do autor. Título (negrito): subtítulo (se houver – sem realce de negrito). Cidade: editora, ano de publicação.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 2007. 
· Livro com dois ou três autores (separados por ponto e vírgula):
SOBRENOME (CAIXA ALTA), nome do autor; SOBRENOME (CAIXA ALTA), nome do autor. Título (negrito): subtítulo (se houver – sem realce de negrito). Cidade: editora, ano de publicação.
AMARAL, Emília; SEVERINO, Antônio; PATROCÍNIO, Mauro Ferreira do. Novo manual de redação: gramática, literatura, interpretação de texto. São Paulo: Círculo do Livro, 1995. 
· Livros com quatro ou mais autores (acompanhado do termo et al.):
SOBRENOME (CAIXA ALTA), nome do autor. et al. Título (negrito): subtítulo (se houver – sem realce de negrito). Cidade: editora, ano de publicação.
URANI, André. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília: IPEA, 1994.
· Capítulo de coletânea (livro organizado que contem contribuições de vários autores): 
SOBRENOME (CAIXA ALTA), nome do autor do capítulo. Título do capítulo.In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR DO LIVRO (CAIXA ALTA), nome do organizador do livro (org.). Título da obra em negrito. Local: Editora, ano, página inicial – página final do capítulo.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, Jean. et al. (Orgs). A Pesquisa Qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos, 3° ed. Rio de Janeiro: Petrópolis, Editora Vozes, 2012, pp. 295-316.
· Para artigos publicados em periódicos (revistas acadêmicas), o nome dos autores segue a mesma estrutura das referências anteriores, entretanto o nome da revista é que fica em negrito, e não da obra:
MASETTO, Marcos Tarciso. Inovação curricular no ensino superior. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 1 -20, ago 2011.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 10 n. esp. p. 37-45, 2007. Disponível em: (Acessado em 12 de novembro de 2018 às 08h32min).
· Documentos oficiais e/ou jurídicos (Leis, decretos, portarias, diretrizes governamentais, relatórios de instituições públicas e/ou privadas, entre outros). Obs.: a referência se inicia pelo órgão responsável pelo documento (Brasil, ONU, Paraná, Kroton, entre outros). Segue abaixo três exemplos, sendo o primeiro de lei, o segundo de decreto de lei e o último de documento oficial de uma Organização não Governamental (Ong.):
PAÍS, ESTADO ou MUNICÍPIO. Lei número (em destaque de negrito), data (dia, mês e ano). Ementa (é o resumo que fica na própria lei logo abaixo do título). Cidade: (local da publicação), ano. Disponível em: (Link do documento) (Acessado em data e hora de acesso).
BRASIL. Ato Institucional nº 17, de 14 de outubro de 1969. Autoriza o Presidente da República a transferir para reserva, por período determinado, os militares que hajam atentado ou venham a atentar contra a coesão das Forças Armadas. Brasília: Casa Civil, 1969.  Disponível em: (Acessado em 5 de outubro de 2018 às 14h13min).
PAÍS, ESTADO ou MUNICÍPIO. Decreto de Lei, número, data (dia, mês e ano). Ementa (é o resumo que fica na própria lei logo abaixo do título). Dados da publicação que publicou (com destaque no nome de veículo de publicação negrito).
BRASIL. Decreto-lei n° 2423, de 7 de abril de 1998. Estabelece critérios para pagamento de gratificações e vantagens pecuniárias as titulares de cargos e empregos da Administração Federal direta e autárquica e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, D.F., 8 abr. 1998. Seção 1, pt. 1, p. 6009.
AUTOR (entidade coletiva responsável pelo documento). Nome do documento (com destaque em negrito), data (dia, mês e ano). Ementa (quando houver). Dados da Publicação. Disponível em: (Link do documento) (data e hora de acesso).
ONU – Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 10 de dezembro de 1948. Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas. Disponível em: (Acessado em 06 de dezembro de 2018, as 09h10min).
· Trabalhos acadêmicos (dissertações e teses):
SOBRENOME, Nome. Título do trabalho (com destaque em negrito). Ano. Número de folhas. Natureza do Trabalho (Nível – Mestrado, Doutorado ou Livre Docência –e área do curso) - Unidade de Ensino, Instituição, Local, Ano de defesa.
NIEL, Marcelo. Anestesiologistas e uso de drogas: um estudo qualitativo. 2006. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2006.
Obs.: Na primeira vez que aparece o ano refere-se ao ano da defesa e na segunda o ano da entrega.
Público
Público
Público

Mais conteúdos dessa disciplina