Buscar

Avaliando 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: MALENA ALVES DA SILVA
	
	Disciplina: CCE0054 - ETICA.RESP.SOCIAL 
	Período Acad.: 2016.1 (G) / EX
	
	
		1.
		Na era da informação, as universidades vêm fomentando a necessidade de dois pilares vitais relativos à ética empresarial, que devem ser cultivados organizações e os profissionais que a compõem. Que pilares são estes?
		
	
	
	
	
	Lucratividade e felicidade.
	
	
	Dignidade e lucratividade.
	
	 
	Integridade e transparência.
	
	
	Honestidade e filantropia.
	
	
	Filantropia e lucratividade.
	
	
	
		2.
		Escolha a opção que torna correta a citação (CORTINA, 2007, p. 19-21), considerando as fases de evolução da Ética empresarial. Na _________________ nasce uma renovada ética empresarial, baseada nas boas práticas empresariais, na criação do chamado capital social e redes de confiança, na incorporação de valores morais na atuação empresarial, na visualização da empresa como um grupo humano, enfim, surge um contexto no qual as empresas passam a enxergar a ética como rentável e valiosa para a manutenção no mercado. É rentável a ética na empresa que atua no campo socialmente aceito como tal para valer-se do marketing social.
		
	
	
	
	 
	Era Pós Industrial
	
	
	Era Industrial
	
	
	Era Moral e Ética
	
	
	Era da Globalização
	
	
	Era da Informação
	
	
		3.
		Andrelino Feitosa sempre foi muito respeitado na empresa em que trabalhava, rapidamente foi promovido por demonstrar competência e seriedade na realização do seu trabalho, além ser elogiado por ser gentil e respeitoso com seus colegas. Apesar de todas essas qualidades, não resistiu aos encantos de Wanderlina Maranhão, moça formosa, alta e encantadora. A paixão de Andrelino por Wanderlina o levou a atitude impensada, aproveitando-se de um momento a sós com sua subalterna tentou beijá-la, como houve resistência por parte da moça, Andrelino forçou-a, mas a resistência de de Wanderlina foi suficiente para livrar-se dos braços de seu chefe. Saiu desesperada e em prantos. O episódio chegou ao conhecimento da direção da empresa que avaliou o peso da decisão que deveria tomar: (1) demitir Andrelino, apesar de sua competência, e manter Wanderlina no emprego ou (2) demitir Wanderlina, pagar-lhe uma indenização alta sob a promessa de seu silêncio, e manter Andrelino no emprego dado os bons resultados que ele sempre apresentou. Depois de muita reflexão, a empresa optou pela segunda alternativa. Com base nas informações acima, julgue as afirmativas e assinale a única alternativa correta.
		
	
	
	
	 
	A seriedade e competência que inicialmente marcaram a trajetória de Andrelino na Organização não o isentam da responsabilidade do dano moral e ético causado à sua colega, razão pela qual julga-se que a decisão dos seus diretores foi tão danosa, sob o prisma ético, quanto o mal que ele causou a Wanderlina.
	
	
	A preocupação da direção da empresa em indenizar Wanderlina demonstra a preocupação ética da Organização, uma vez que reconheceu o dano causado a ela por um dos seus funcionários e, por esse motivo, agiu corretamente ao reparar financeiramente o mal que lhe causou.
	
	
	A direção da empresa tomou a atitude correta, embora moralmente inválida, enquadra-se na ética da convicção.
	
	
	A direção da empresa tomou a atitude moral correta, embora eticamente inválida e essa atitude enquadra-se na Moral da Convicção.
	
	
	Do ponto de vista organizacional, Andrelino sempre foi ético e sua atitude com a subordinada Wanderlina, embora imoral, não justificaria punição mais severa tendo em vista os resultados que sempre apresentou para empresa.
	
	
	
		4.
		Os pilares de integridade e transparência da organização são incentivados em uma ou mais fases da Ética Empresarial. Escolha a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	Fase Industrial e fase pós-industrial
	
	
	Só na fase pós-industrial
	
	
	Fase pós-industrial e e da informação
	
	 
	Só na fase da informação
	
	
	Só na fase Industrial
	
	
		5.
		¿A ética empresarial fortalece uma empresa, melhorando a sua reputação e tendo também um impacto positivo nos seus resultados. Uma empresa que cumpra determinados padrões éticos vai crescer, e vai favorecer a sociedade, os seus fornecedores, clientes, funcionários, sócios e até mesmo o governo. A ética empresarial é uma prática essencial de uma empresa, assim como a responsabilidade social e responsabilidade sócio-ambiental.¿ Podemos afirmar que :
		
	
	
	
	 
	Um dos grandes benefícios da ética empresarial é que ela é reconhecida e valorizada pelo cliente, sendo estabelecida uma relação de confiança.
	
	
	A ética empresarial estabelece as relações de moralidade baseadas em conflitos.
	
	
	A ética empresarial é a razão de ser de uma empresa, não funciona de forma ética, por exemplo, tentando ganhar dinheiro fácil enganando os clientes, estão condenadas ao fracasso .
	
	
	Não há relevância, na relação de confiança com o cliente é empresa.
	
	
	Um dos grandes atributos da ética empresarial é que ela não deve ser reconhecida e valorizada pelo cliente, sendo estabelecida uma relação amistosa.
	
	
	
		6.
		Na fase da industrialização várias questões passaram a ter destaque. Escolha alternativa que NAO está relacionada com a fase da industrialização:
		
	
	
	
	
	Comunicação e balanço social
	
	
	Recursos humanos
	
	
	Avaliação de qualidade
	
	 
	Integridade e transparência
	
	
	Responsabilidade corporativa

Outros materiais