Buscar

Fisiologia Digestorio e Hormonal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Explique o controle da secreção, a composição da secreção salivar.
A saliva é composta NAHCO3, PO4, muco água ureia em bovinos, alfa amilase em suínos e lipase em lactantes (bezerro). O bicarbonato de sódio e o fosfato possui uma função de temáo no estomago ou rumem. O muco serve para aglutinar o alimento. A ureia como bactericida. A alfa amilase quebra o amido e a lipase na quebra de lipídeos. Além disso, a saliva tem função de termorregulação em cães e gatos. Já no ruminante é essencial para digestão microbiana no rumen. O controle da secreção é feito pelo SNA, por meio de um arco reflexo com a presença do alimento na boca ou estomago e pelo estimulo dos sentidos.
2= EXPLIQUE O MECANISMO E O CONTROLE DO ESVAZIAMENTO GASTRICO.
O sistema gastro intestinal é controlado pelo SNA, SNE e sistema endócrino. Podendo ser dividido em três fases:
_Fase cefálica: Ao visualizar o alimento, sentir o seu cheiro SNA parassimpático entra em ação liberando estímulos que atuaram no inicio da contração gastrointestinal.
_Fase gástrica: Após o alimento ser triturado e misturado a saliva é formada o bolo alimentar. Esse ao chegar ao estomago o qual esta também sob ação do SNE que promove estímulos nas glândulas para secreção de muco, gastrina(aumenta a produção de HCI e promove o relaxamento do fundo de para acomodação do alimento), estímulos para motilidade do corpo (mistura do alimento e quebra de partículas grandes) e do antro pilórico( direciona o bolo alimentar para o duodeno e retorna grandes para serem quebradas).
_Fase intestinal: ondas peristálticas direcionam o alimento para o intestino. Em que há o reflexo enterogastrico, no qual o aumento da pressão osmótica a presença de proteínas e lipídios (difícil degradação) que estiula a secreção de colecistoquinina, e o aumento da acidez leva a secreção de secretina todos promoveram a inibição da motilidade. Alem disso, a secretina inibe a liberação de gastrina e a colescistoquinina que compe com receptor da gastrina, inibindo assim a produção do suco gástrico.
3-EXPLIQUE O CONTROLE, A COMPOSIÇÃO E A FUNÇÃO DA SECREÇÃO PANCREATICA.
O pâncreas é tanto uma glândula endócrina como exócrina.
Na sua porção exócrina é secretado o suco pancratico no duodeno que é composta de HCO3 e enzimas. O primeiro tem como função o tamponamento do conteúdo acido que chegou do estomago e o segundo para a quebra de lipídios, carboidratos e proteínas. O controle é realizado por 3 componentes:
_a secratina, estimulada pela presença da acidez, atua no pâncreas para a secreção de mais bicarbonato.
Na porção endócrina temos como componentes a insulina e glucagon que controlam o nível sérico de glicose. As células betas das celulas de langerham liberam insulina que retira a glicose em excesso do sangue e armazena nos tecidos sobre a forma de glicogênio e gordura, por outro lado as células alfas liberam glucagon, esse disponibiliza glicose para o sangue quebrando o glicogênio ou produzindo glicose por meio da gliconeogenese.
4- EXPLIQUE O CONTROLE DA SECREÇÃO, A COMPOSIÇÃO E AS FUNÇOES DA SECREÇÃO BILIAR.
As secreção biliares tem as funções de fornecer uma fonte de acidos Biliares( a partir do colesterol) necessários para a digestão e absorção de gorduras, fornece uma rota de excreção para certos metabólicos(ex: bilirrubina) e drogas e fornecer um tampão adicional para neutralização de ions H+ no duodeno. O controle é realizado pelo sistema endócrino, em que a colecistoquinina estimula a contração da vesícula biliar, exceto nos equinos que não a possui.
5- Explique a digestão de carboidratos.
Os carboidratos podem ser adquiridos pela ingestão de farelo ou de gramíneas no caso de herbívoros. No Farelo encontramos o amido que é quebrado em dissacarídeos pelas enzimas alfa-amilases, presentes na saliva de suínos, no rumen e no intestino delgado dos animais, na mucosa do intestino encontraremos outras enzima que gerarão como produto final a glicose a qual é absorvida encontraremos outras enzimas que gerarão como produto final a glicose a qual é absorvida no intestino. Já nas gramíneas encontramos a celulose para o qual não se encontra enzimas nos animais, precisando de microrganismos presentes no rumen e no ceco de menosgastricos herbívoros. Essas bactérias possuem beta-amilase em sua superfície que converte a celulose em glicose não imediatamente disponível para ruminate. Ao em vez disso é absorvida pelo microrganismo que converte em ácidos graxos voláteis, esses serão absorvidos pela corrente sanguínea e convertidos em glicose no fígado.
6- Explique a digestão das proteínas.
Monogastricos – A digestão começa no estomago com a ativação do pepsinogenio pelo HCI em pepsina que quebrará a proteína em peptídeos curtos. Esses vão para o intestino onde varias enzimas atuarão quebrando em aminoácidos que serão absorvidos e levados pela corrente sanguínea até o fígado, onde serão utilizados em vários processos anabólicos e catabolicos(produção de ureia). As enzimas presentes no intestino que vieram do pâncreas são as tripsina, quimiotripsina, carboxipeptidase, aminopeptidase e elastase, além das dipeptidases na mucosa intestinal.
Poligátricos: A digestão se inicia no rumen por meio das bactérias anaeróbicas que possuem as enzimas proteases que quebrarão as proteínas em peptídeos curtos e aminoácidos que serão utilizados para produção de aminoácidos e proteínas próprias dos microrganismos na produção de seus aa e proteínas, já os agv’s são absorvidos pela corrente sanguínea e chegaram no fígado onde serão convertidos em glicose. Os próprios microrganismo são levados do rumem reticulo para o omaso, abomaso(pepsina) e intestino delgado( as outras enzimas) onde serão digeridos e servirão de síntese proteica para os ruminantes(idemmonogastrico).
Obs: Com a degradação dos aa no fígado temos como subproduto a ureia que retorna ao rumen pela corrente sanguínea ou saliva a fim de fornecer nitrogênio adicional para produção de proteínas do microrganismos.
7 – Explique a digestão de lipídeos.
Os lipídeos são quebrados em gotículas no estomago, desse modo ao chegar ao duodeno sofrem ação dos sais biliares que emulsificam formando micelas e tornando a gordura solúvel em água. Lipases pancreáticas quebraram os lipídeos, no intestino, em triglicerídeos que ao se juntarem com a proteína poderão ganhar a corrente sanguínea. Assim chegarão ao fígado onde sofrerão beta oxidação ou serão armazenados em adipócitos.
8- Explique o controle sérico do cálcio
Em níveis séricos baixo de cálcio a glândula paratireoide libera o hormônio paratormônio que age no intestino para maior absorção, nos rins para a retenção de cálcio e nos ossos há o estimulo dos osteoclastos que ao digerir a matriz libera cálcio no sangue. Quando se tem hipercalcernia há a inibição do paratormônio e a produção da calcitonina na glândula tireoides. Esse hormônio atua na inibição do osteoclasto e na estimulação do osteoblasto que irão pegar o cálcio do sangue para formar a matriz óssea. No entanto, esse hormônio pouco atua no controle em mamíferos, nos quais o controle do nível sérico do cálcio é principalmente controlado pelo feedback negativo do paratormônio.
9- Fale sobre os hormônios
Do crescimento
Quando se tem níveis adequados de nutrição, o eixo hipotálamo- hipófise é estimulado a secretar o hormônio do crescimento. O estomago libera glerina que irá atuar no hipotálamo para que esse produza GHRH que irá estimular a síntese de GH(HORMONIO DO CRESCIMENTO) na hipófise. Atua no fígado liberando a somatomedina (IGF I/II) que irá estimular o metabolismo de proteínas, lipídeos, carboidratos e também na produção de cartilagem e colágeno. Com isso teremos o desenvolvimento da musculatura, dos ossos, da glandula mamaria, dos órgãos em geral. A própria somatomedina realiza um feedback negativo cessando a liberação de GHRH, consequentemente o GH. O hipotálamo também libera a somatostanina que inibe a produção de GH.
Cortisol
Possui ciclo circadiano(período de 24hrs) no qual a sua liberação é maior no período da manha, onde os animaisde habito diurno saem para se alimentar. Em períodos de estresse há liberação desse hormônio. O cortisol possui como função geral a depressão do SI e de forma metabólica o armazenamento da glicose( reserva energética) e utilização de lipídeos e aminoácidos como fonte de energia. No hipotálamo tem se a liberação do CRH que atuará na hipófise, promovendo a liberação de a ACTH que agirá na glândula adrenal a qual irá excretar o cortisol.
10- Fale sobre a glândula tireoide e o T4
Quando o T3 e o T4 estão em baixa quantidade, o hipotálamo vai receber o feedback negativo deles, então eles produzem o TRH, que e o homonio de liberação da tireotropina. Esse vai influenciar a hipófise a liberar o TSH (homonio estimulante da tireoide) e a tireoide começa a captação de iodo, formando a tireoglobulina que é a forma armazenada dos hormônios e que vai ativar a liberação do T3 e T4. Quando o T3 e o T4 estiverem altos, a produção do TRH e do TSH diminui, por feedback negativo e ai a tireoide ira diminuir a captação de iodo e a síntese da tireoglobulina que e a forma armazenada do T3 e T4.
As funções do T4 são: ele tem função do aumento do numero e disposição das mitocôndrias para disponibilizar mais energia em forma de ATP para as células, aumenta o transporte dos ions na bomba de sódio-potassio por exemplo, que consome o ATP e aumenta o calor liberado pelas células, aumenta o catabolismo de carboidratos e lipídeos para aumentar a quantidade de energia captada pelas células, aumenta a transcrição genica e o uso de vitaminas pelo corpo. 
11- Fale sobre a somatotrofina (GH)
Ele e o homonio do crescimento, a liberação dele sera realizada pela hipófise. A liberação dele depende da quantidade de sono (a cada 2hrs), a regulação sera realizada pelo GRF que e o fator de liberação de GH, que e produzido no hipotálamo. Isso vai atingir a adeno-hipofise e estimula a hipófise a produzir e secretar mais GH. A quantidade de proteína nas células do organismo vai afetar a liberação desse GRF que aumenta a secreção de GH. O que quer dizer que tem muita proteína, que pode crescer, então libera GH para crescer. O GHRH aumenta a secreção de GH, sendo outro mecanismo de secreção do GH.
A função do GH regula o funcionamento de glândulas, por exemplo, renais, testículos e ovários. Ele não vai produzir somente o crescimento longitudinal, gerando o crescimento das células também. Isso ocorre através do polipeptideo GF1, que na verdade e o homonio do crescimento, que e produzido no fígado e nas células ósseo-musculares de menor escala. Esses dois hormônios (GH e GF1) causam grande parte do anabolismo. O GH produz também a multiplicação e diferenciação de alguns tipos de células (osseas e musculares), aumenta a taxa de proteína no corpo, aumentando a síntese de proteínas e usa as reservas de gordura e poupa carboidratos. Aumenta o transporte de aminoácidos para dentro das células para aumentar o tamanho destas. Aumenta a tradução de RNA, transcrição de DNA, quebra lipídeos, aumenta a secreção de insulina.
12- Fale sobre a ocitocina
A ocitocina causa a contração do útero gravido e estimula a glândula mamária a produzir a lactação. 
13- Fale sobre a insulina
A gente tem uma alta concentração de glicose na corrente sanguínea, e a célula beta pancreática vao captar a glicose através de uma proteína de membrana chamada GLUT-2 que verifica a alta de glicose e através disso gera um alto ATP que se junta com o potássio e vai fechar um canal chamado ATP-potassio, gerando uma despolarização da célula, isso libera o canal de cálcio, o Ca entra na célula e libera insulina. A secreção sera bifásica. Algumas vesículas dentro das células já estão prontas para serem liberadas pelas ilhotas pancreáticas, então elas são as primeiras a serem liberadas, assim que tiver o estimulo, elas serão produzidas mais (em outro pico). O que aumenta a secreção da insulina? A quantidade alta de glicose no sangue, aminoácidos, ácidos graxos e corpos cetonicos no sangue. O glucagon e o cortisol vao estimular a secreção de insulina, o GLP-1 e o GIP (são gástricos). O sistema nervoso simpático também estimula a insulina. 
A insulina se liga a um receptor chamado tirosina cinase, o receptor fosforo lisa alguns substratos no receptor da insulina e através do mecanismo de segundos mensageiros altera a síntese de proteína e as proteínas que já existem, isso modifica o transporte na membrana e o metabolismo celular. A insulina estimula a glicose no musculo, pois ele possui uma alta quantidade de glicogênio. A insulina estimula a síntese de glicogênio no musculo.

Outros materiais