Buscar

AD1 HistoriaDAEducação 2016 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 – 2016.1
Disciplina: História da Educação
Coordenador (a): Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi
Entrega no polo até 27/02
Aluno (a): _________________________________________ Matr.:_____________________
Polo: _________________ 
 Bom trabalho !!
Caros alunos e alunas! Esperamos que a disciplina História da Educação traga contribuições positivas para a formação pessoal e profissional de cada um de vocês. Ela tem por objetivo refletir sobre processos diversos relativos ao campo educacional em nosso país, ao longo do tempo e pretende contribuir, de modo particular, para uma maior compreensão dos debates e ações em torno da escola pública em nossa sociedade. 
É bom lembrar que as ADs são tão importantes quanto as APs e esperamos uma intensa participação de todos. Nossa disciplina passou a ter peso nas ADs em relação às APs de 4 para 6 pontos. Um bom semestre e bons estudos para todos nós!
Ana Maria Magaldi – Coordenadora de História da Educação
1ª Questão: Alessandra Schueler afirma que “as crianças tiveram (...) um papel fundamental para os padres jesuítas no processo de evangelização da América Portuguesa.” (Os jesuítas e a educação das crianças: século XVI ao XVIII In RIZZINI, Irma (org.) Crianças desvalidas, indígenas e negras no Brasil: cenas da Colônia, do Império e da República. Rio de Janeiro: USU Ed. Universitária, 2000,). 
Tendo como base essa ideia, analise o projeto de educação jesuítica estabelecido na América Portuguesa, identificando a) sua articulação com o contexto das Reformas Religiosas europeias; b) o papel desempenhado pela ação educacional jesuítica para o projeto colonizador conduzido pelo Estado português; c) duas dimensões por meio das quais os jesuítas conduziam a educação na colônia. (5,0)
2ª Questão: Segundo análise de Alessandra Schueler e José Gondra, “Educar e instruir a população do Império foram projetos e ações consideradas fundamentais para o Estado em formação”. No entanto, ainda de acordo com os autores, “o processo de construção das formas de educação escolar no Brasil do século XIX não foi uniforme, indiferenciado ou contínuo (...)”..(GONDRA, José e SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008, p.36). Desenvolva uma reflexão sobre as ideias apresentadas pelos autores, analisando o papel desempenhado pela instrução do povo para o projeto de construção do Estado nacional no Brasil e examinando as condições observadas, de modo geral, para a efetivação do trabalho escolar, nas escolas públicas da sociedade brasileira oitocentista. (5,0)

Outros materiais