Buscar

Orçamento parte 01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ORÇAMENTO DE OBRAS
PROF. LEOPOLDO FREIRE BUENO
1º SEMESTRE DE 2015
1
O orçamento deve conter todos os serviços e materiais a serem aplicados na obra, de acordo com as definições de projeto.
O orçamento deverá ser elaborado a partir do levantamento dos quantitativos físicos do projeto e da composição de custos unitários de cada serviço.
Cada serviço deverá ser aberto nos seguintes constituintes: mão de obra , materiais e equipamentos. Regra dos 3M.
1
Todo orçamento é composto por duas partes: custos diretos e custos indiretos.
O preço de custo de uma obra corresponde ao custo direto.
O preço de venda é o preço de custo + os indiretos (BDI).
2
Formas de contratação na execução de obras:
Empreitada por preço unitário: o valor da obra será o resultado de todos os serviços realmente executados, sendo medidos ao longo do tempo e multiplicados pelo seu preço unitário.
Empreitada global: contratação com o valor total da obra fechado e definido conforme os projetos apresentados. O construtor assume riscos em erros de levantamentos de serviços.
2
- Empreitada integral: também chamado turn-key, em que o construtor assume todas as despesas do início ao fim, até a entrega das chaves do empreendimento, funcionando para início de operação. Variante da empreitada global. Muito utilizado em obras industriais, onde o fabricante do equipamento se compromete a entregá-lo pronto para operar, inclusive com testes e star-up.
2
Obra por administração: cobra-se uma taxa de administração sobre os custos gerais da obra. Taxa previamente estabelecida em contrato será a remuneração do construtor, sendo aplicada mensalmente sobre os gastos da obra.
Tarefa: contratação onde define-se um prazo e valor para execução de determinado serviço. Caso o executor termine antes deste prazo estará obtendo ganhos. Em geral para serviços de pequena monta.
3
Formas de pagamentos na execução de obra:
Pagamento por medições: o pagamento é feito através de medições mensais, ou outro período definido em contrato. No final do período levanta-se a quantidade de serviços realizados, faz-se a medição e depois de aprovada pela fiscalização, é preparada a fatura para recebimento dos valores daquela medição.
Pagamento por etapas de obra: pagamento é realizado após conclusão de cada etapa da obra.
4
Modalidades de execução:
1 – Execução direta: administração direta do órgão executor. O órgão público executa a obra com seus próprios recursos de mão de obra, materiais e equipamentos.
2 – Execução indireta: o órgão público ou cliente privado constrata empresas construtoras especializadas para a execução da obra. Esta contratação pode ser de duas formas: por empreitada ou por administração.
4
A contratação por empreitada pode dar-se de duas formas:
Empreitada de mão de obra: o empreiteiro entra exclusivamente com a mão de obra, ficando os materiais por conta do contratante.
Empreitada de materiais e mão de obra: cabe ao empreiteiro o fornecimento de todos os materiais, equipamentos de construção, mão de obra, ferramentas para cumprir o contrato.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais