Buscar

PORTFÃ''LIO INDIVIDUAL NICIENE 6 SEMESTRE

Prévia do material em texto

�PAGE �
�
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------�
2 DESENVOLVIMENTO.....................................................................3
3 PLANILHAS ANEXAS----------------------------------------------------7,8,9
4 CONCLUSÃO------------------------------------------------------------------11
5 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS---------------------------------------12
� 
INTRODUÇÃO
Através deste trabalho iremos orientar os sócios da “ALFA e BETA COMERCIO DE PRODUTOS ELETRONICOS” sobre algumas ferramentas importantes no processo administrativo de sua empresa e analisar a importância da correta análise dos dados fornecidos pela DRE, Orçamento de Vendas e Orçamento de Produção, pois são fundamentais para que a organização seja competitiva no mercado. O primeiro passo sem duvida é conhecê-los corretamente e assim poder direcionar todos os esforços para a correta interpretação dos mesmos, o que consequentemente levará a uma maximização dos lucros e maior competitividade.
DESENVOLVIMENTO
A empresa “ALFA e BETA COMERCIO DE PRODUTOS ELETRONICOS” está em fase de produção de seu mais novo produto, “CORE”, mas seus sócios tem muitas dúvidas que precisam ser esclarecidas. Meu objetivo é orientá-los sobre algumas ferramentas importantes no processo administrativo de sua empresa.
A primeira ferramenta é o Fluxo de Caixa, cuja finalidade é controlar a movimentação financeira (as entradas e saídas de recursos financeiros) em um período determinado. O controlador de fluxo de caixa necessita de uma visão geral sobre todas as funções da empresa, como: pagamentos, recebimentos, compras de matérias-primas e de materiais secundários, salários e outros, porque é necessário prever o que se poderá gastar no futuro dependendo do que se consome hoje.
Já o famoso Custo de Oportunidade é representado pelo valor das oportunidades sacrificadas e diferente dos custos contábeis, que são escriturados na contabilidade de uma empresa, o custo de oportunidade é um custo implícito, que não aparece na contabilidade de uma empresa, porém é bastante utilizado pelos economistas para determinar a viabilidade de projetos empresariais. Ele indica o custo resultante da não-utilização da melhor alternativa de emprego de um recurso produtivo, ou numa linguagem mais coloquial o custo da alternativa deixada de lado.
A sobrevivência das empresas e organizações depende significantemente de planejamentos. O planejamento é um processo construtivo onde qualquer negócio, qualquer estabelecimento deve-se adequar nesse processo. Os tipos de planejamento são: Planejamento Estratégico, Tático e operacional. 
As principais etapas para uma empresa elaborar o orçamento empresarial são: orçamento de vendas, orçamento de produção ou fabricação, orçamento dos custos de matéria-prima, orçamento dos custos de mão-de-obra direta, orçamento dos custos indiretos de fabricação, despesas de vendas e administrativas, projeção dos financeiros.
Também é de suma importância que a empresa tenha seu orçamento empresarial, o qual vamos apresentar a seguir. Conheceremos agora cada um dos sete e suas devidas finalidades. Os tipos de orçamentos são: Orçamento Estático (Budget), Orçamento Flexível, Rolling Budget Eforecast, Beyond Budgeting, Orçamento Ajustado Forecast, Orçamento Base Zero e Controle Matricial.
Iniciamos pelo Orçamento Estático Objetivo que está focado nos resultados de um único plano, uma única atividade, uma vez que ele é elaborado ele não muda. Já o Orçamento Flexível Origem engloba dois princípios básicos: controle e cálculo de custo por produto e a diversificação entre custos fixos e variáveis e serve para auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades.
Chamamos de Orçamento Rolling ou Contínuo Objetivo aquele utilizado para analisar naquele período que foi elaborado o orçamento, o que deu certo e o que deu errado e assim projetar um novo orçamento a fim de diferenciar o que deu errado, contudo analisar detalhadamente as receitas e as despesas para ter base para a elaboração do período futuro que, normalmente, o orçamento contínuo cobre em torno de 12 meses sendo que se pode revisa-lo mensalmente, trimestralmente e semestralmente, resultando em um orçamento mais claro e detalhado..
Através do Orçamento Beyond Budgeting Origem conseguimos criar um ambiente de trabalho favorável, com autogerenciamento e uma cultura organizacional vinculado com responsabilidade, fornecendo assim uma cadeia de motivação, produtividade e melhor atendimento aos clientes da empresa, isso requer liderança e visão com prazo médio e longo de 18 meses. No Orçamento Ajustado Objetivo criamos uma alternativa conforme o planejamento da quantidade da fabricação e vendas ou de outras variáveis. O orçamento fica modificado a partir do orçamento inicial.
O penúltimo a ser apresentado é o Orçamento Base Zero (OBZ) Origem que objetiva examinar o custo-benefício ou análise de evolução de todos os processos, projetos e atividades, iniciando da estaca zero, foco nos objetivos e metas dos gestores para uma estimativa de vendas, fabricação e outras peças orçamentárias, sendo assim, o OBZ leva mais tempo para sua elaboração e contrapartida conduz a um resultado acertado. 
Para o Controle Matricial Objetivo, o último a abordarmos, o foco é controlar os custos da organização, de tal forma como é chamada, matricial, que são analisados o orçamento através de linhas e colunas, para assim estar mais preparada para o mercado competitivo.
Outra dúvida dos nossos administradores é com relação ao Play back descontado, que nada mais é que o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.
Com relação às diferenças entre impostos, contribuições e taxas, podemos, de forma resumida, dizer que todos eles são tributos cobrados por entes públicos (município, estado ou união), e servem para custear toda a máquina pública, no entanto a diferença entre eles.
A Taxa é um valor cobrado por conta de uma prestação de serviços de um ente publico, seja ele municipal, federal ou estadual, como por exemplo, a taxa para emissão de um documento, taxa de limpeza pública. 
As Contribuições estão divididas em dois grupos: Especial e Contribuição de Melhoria. A Especial é cobrada quando se destina a um determinado grupo ou atividade, como por exemplo: INSS, PIS (Programa de Integração Social), a Contribuição de Melhoria é quando ocorre uma melhoria que resulte em benefício ao contribuinte, como por exemplo, quando é feito asfaltamento em uma rua, o valor do imóvel acaba aumentando por conta desta melhoria, e isso gera a contrapartida do cidadão, pois ele teve um claro benefício.
No tocante aos impostos eles podem incidir sobre o patrimônio, sobre a renda ou sobre o consumo e servem para financiamento de serviços universais (educação, segurança), como por exemplo, IPTU, IR e IPI. A Competência tributária é o poder de criar tributos, sendo esse poder conferido pela Constituição Federal à União, aos Estados-membros, ao Distrito Federal e aos Municípios. O legislador constitucional determinou quais tributos cada ente político pode criar, bem como limitou esse poder de criação, impondo limites.
Para conceituar o Mercado de Capitais, podemos dizer que é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.
A estrutura do Sistema Financeiro Nacional – SFN - pode ser subdivido em entidades normativas, supervisoras e operacionais. As entidades normativas são responsáveis pela definição das políticas e diretrizes gerais do sistema financeiro, semfunção executiva. Atualmente, funcionam como entidades normativas o Conselho Monetário Nacional – CMN, o Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP e o Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC. As entidades supervisoras, por outro lado, assumem diversas funções executivas, como a fiscalização das instituições sob sua responsabilidade, assim como funções normativas, com o intuito de regulamentar as decisões tomadas pelas entidades normativas ou atribuições outorgadas a elas diretamente pela Lei. O Banco Central do Brasil – BCB, a Comissão de Valores Mobiliários – CVM, a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC são as entidades supervisoras do nosso Sistema Financeiro. Além destas, há as entidades operadoras, que são todas as demais instituições financeiras, monetárias ou não, oficiais ou não, como também demais instituições auxiliares, responsáveis, entre outras atribuições, pelas intermediações de recursos entre poupadores e tomadores ou pela prestação de serviços.
Os sócios precisam saber se esse projeto terá um bom resultado financeiro, por este motivo, solicitaram os seguintes serviços: DRE, Fluxo de Caixa utilizando as informações contidas na Tabela A cedido pela empresa, Orçamento de Vendas com projeção de vendas para o 1º, 2º e 3º trimestre com os devidos tributos sem o faturamento e o Orçamento de produção do 1º, 2º e 3º trimestre tendo como política de estoque manter uma quantidade de 10% das vendas do trimestre seguinte. Eles ainda pediram que estes serviços fossem apresentados em planilhas, como seguem abaixo.
	
	DRE e o Fluxo de Caixa
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	11
	12
	Total
	Preço de Venda
	6
	6
	6
	6
	6
	6
	6
	6
	6
	6
	6
	6
	72
	Quantidade
	20.000
	20.000
	20.000
	23.200
	23.200
	23.200
	30.600
	30.600
	30.600
	30.600
	30.600
	30.600
	313200
	Receita Bruta
	120000
	120000
	120000
	139200
	139200
	139200
	183600
	183600
	183600
	183600
	183600
	183600
	1879200
	ICMS
	21600
	21600
	21600
	25056
	25056
	25056
	33048
	33048
	33048
	33048
	33048
	33048
	338256
	PIS
	1980
	1980
	1980
	2296,8
	2296,8
	2296,8
	3029,4
	3029,4
	3029,4
	3029,4
	3029,4
	3029,4
	31006,8
	COFINS
	9120
	9120
	9120
	10579,2
	10579,2
	10579,2
	13953,6
	13953,6
	13953,6
	13953,6
	13953,6
	13953,6
	142819,2
	Comissão
	2400
	2400
	2400
	2784
	2784
	2784
	3672
	3672
	3672
	3672
	3672
	3672
	37584
	Receita Líquida
	84900
	84900
	84900
	98484
	98484
	98484
	129897
	129897
	129897
	129897
	129897
	129897
	1329534
	CPV
	63000
	63000
	63000
	73080
	73080
	73080
	96390
	96390
	96390
	96390
	96390
	96390
	986580
	Lucro Bruto
	21900
	21900
	21900
	25404
	25404
	25404
	33507
	33507
	33507
	33507
	33507
	33507
	342954
	água - luz - telefone
	2100,00
	2100,00
	2100,00
	2100,00
	2100,00
	2100,00
	2100,00
	2100,00
	2100,00
	2100,00
	2100,00
	2100,00
	25200
	prolabore
	5500,00
	5500,00
	5500,00
	5500,00
	5500,00
	5500,00
	5500,00
	5500,00
	5500,00
	5500,00
	5500,00
	5500,00
	66000
	salário + encargos
	8350,00
	8350,00
	8350,00
	8350,00
	8350,00
	8350,00
	8350,00
	8350,00
	8350,00
	8350,00
	8350,00
	8350,00
	100200
	transporte
	1800,00
	1800,00
	1800,00
	1800,00
	1800,00
	1800,00
	1800,00
	1800,00
	1800,00
	1800,00
	1800,00
	1800,00
	21600
	marketing
	1000,00
	1000,00
	1000,00
	1000,00
	1000,00
	1000,00
	1000,00
	1000,00
	1000,00
	1000,00
	1000,00
	1000,00
	12000
	depreciação
	2200,00
	2200,00
	2200,00
	2200,00
	2200,00
	2200,00
	2200,00
	2200,00
	2200,00
	2200,00
	2200,00
	2200,00
	26400
	Lucro Operacional
	950
	950
	950
	4454
	4454
	4454
	12557
	12557
	12557
	12557
	12557
	12557
	91554
	IR
	142,5
	142,5
	142,5
	668,1
	668,1
	668,1
	1883,55
	1883,55
	1883,55
	1883,55
	1883,55
	1883,55
	13733,1
	CS
	85,5
	85,5
	85,5
	400,86
	400,86
	400,86
	1130,13
	1130,13
	1130,13
	1130,13
	1130,13
	1130,13
	8239,86
	Lucro Líquido
	722
	722
	722
	3385,04
	3385,04
	3385,04
	9543,32
	9543,32
	9543,32
	9543,32
	9543,32
	9543,32
	69581,04
	Contas a Receber
	Valor
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	11
	12
	1
	120000
	40000,00
	40000,00
	40000,00
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	2
	120000
	 
	40000,00
	40000,00
	40000,00
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	3
	120000
	 
	 
	40000,00
	40000,00
	40000,00
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	4
	139200
	 
	 
	 
	46400,00
	46400,00
	46400,00
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	5
	139200
	 
	 
	 
	 
	46400,00
	46400,00
	46400,00
	 
	 
	 
	 
	 
	6
	139200
	 
	 
	 
	 
	 
	46400,00
	46400,00
	46400,00
	 
	 
	 
	 
	7
	183600
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	61200,00
	61200,00
	61200,00
	 
	 
	 
	8
	183600
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	61200,00
	61200,00
	61200,00
	 
	 
	9
	183600
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	61200,00
	61200,00
	61200,00
	 
	10
	183600
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	61200,00
	61200,00
	61200,00
	11
	183600
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	61200,00
	61200,00
	12
	183600
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	61200,00
	Total
	 
	40000,00
	80000,00
	120000,00
	126400,00
	132800,00
	139200,00
	154000,00
	168800,00
	183600,00
	183600,00
	183600,00
	183600,00
	Fornecedores
	Valor
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	11
	12
	
	1
	63000
	31.500
	31.500
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	2
	63000
	 
	31.500
	31.500
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	3
	63000
	 
	 
	31.500
	31.500
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	4
	73080
	 
	 
	 
	36.540
	36.540
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	5
	73080
	 
	 
	 
	 
	36.540
	36.540
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	6
	73080
	 
	 
	 
	 
	 
	36.540
	36.540
	 
	 
	 
	 
	 
	
	7
	96390
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	48.195
	48.195
	 
	 
	 
	 
	
	8
	96390
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	48.195
	48.195
	 
	 
	 
	
	9
	96390
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	48.195
	48.195
	 
	 
	
	10
	96390
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	48.195
	48.195
	 
	
	11
	96390
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	48.195
	48.195
	
	12
	96390
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	48.195
	
	Total
	 
	31.500
	63.000
	63.000
	68.040
	73.080
	73.080
	84.735
	96.390
	96.390
	96.390
	96.390
	96.390
	
	 
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	11
	12
	Saldo Inicial
	0,00
	 205.700,00 
	 168.662,00 
	 171.544,00 
	 175.011,04 
	 175.011,04 
	 180.596,08 
	 189.326,12 
	 186.269,44 
	 198.012,76 
	 209.756,08 
	 221.449,40 
	Entradas com vendas
	40000,00
	80000,00
	120000,00
	126400,00
	132800,00
	139200,00
	154000,00
	168800,00
	183600,00
	183600,00
	183600,00
	183600,00
	Capital Integralizado
	200000,00
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Saldo em Caixa
	240000,00
	285700,00
	288662,00
	297944,00
	307811,04
	314211,04
	334596,08
	358126,12
	369869,44
	381612,76
	393356,08
	405049,40
	Fornecedores - CPV
	31500,00
	63000,00
	63000,00
	68040,00
	73080,00
	73080,00
	84735,00
	96390,00
	96390,00
	96390,00
	96390,00
	96390,00
	água - luz - telefone
	 
	2100,00
	2100,00
	2100,00
	2100,00
	2100,00
	2100,00
	2100,00
	2100,00
	2100,00
	2100,00
	2100,00
	prolabore
	 
	5500,00
	5500,00
	5500,00
	5500,00
	5500,00
	5500,00
	5500,00
	5500,00
	5500,00
	5500,00
	5500,00
	salário + encargos
	 
	8350,00
	8350,00
	8350,00
	8350,00
	8350,00
	8350,00
	8350,00
	8350,00
	8350,00
	8350,00
	8350,00
	transporte1800,00
	1800,00
	1800,00
	1800,00
	1800,00
	1800,00
	1800,00
	1800,00
	1800,00
	1800,00
	1800,00
	1800,00
	marketing
	1000,00
	1000,00
	1000,00
	1000,00
	1000,00
	1000,00
	1000,00
	1000,00
	1000,00
	1000,00
	1000,00
	1000,00
	IRPJ
	 
	142,50
	142,50
	142,50
	668,10
	668,10
	668,10
	1883,55
	1883,55
	1883,55
	1883,55
	1883,55
	CSLL
	 
	85,50
	85,50
	85,50
	400,86
	400,86
	400,86
	1130,13
	1130,13
	1130,13
	1130,13
	1130,13
	Comissão
	 
	2400,00
	2400,00
	2400,00
	2784,00
	2784,00
	2784,00
	3672,00
	3672,00
	3672,00
	3672,00
	3672,00
	ICMS
	 
	21600,00
	21600,00
	21600,00
	25056,00
	25056,00
	25056,00
	33048,00
	33048,00
	33048,00
	33048,00
	33048,00
	PIS
	 
	1980,00
	1980,00
	1980,00
	2296,80
	2296,80
	2296,80
	3029,40
	3029,40
	3029,40
	3029,40
	3029,40
	COFINS
	 
	9120,00
	9120,00
	9120,00
	10579,20
	10579,20
	10579,20
	13953,60
	13953,60
	13953,60
	13953,60
	13953,60
	Total de Saídas
	34300,00
	117078,00
	117078,00
	122118,00
	133614,96
	133614,96
	145269,96
	171856,68
	171856,68
	171856,68
	171856,68
	171856,68
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Fluxo de Caixa Livre
	5700,00
	-37078,00
	2922,00
	4282,00
	-814,96
	5585,04
	8730,04
	-3056,68
	11743,32
	11743,32
	11743,32
	11743,32
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Saldo Final Acumul.
	 R$ 205.700,00 
	 R$ 168.622,00 
	 R$ 171.584,00 
	 R$ 175.826,00 
	 R$ 174.196,08 
	 R$ 180.596,08 
	 R$ 189.326,12 
	 R$ 186.269,44 
	 R$ 198.012,76 
	 R$ 209.756,08 
	 R$ 221.499,40 
	 R$ 233.192,72 
	2º Passo - Realizar Orçamento de Vendas e de Produção, cf instruções.
	Administração Financeira e Orçamentária - Realizar o Orçamento de Vendas e o Orçamento de Produção conforme solicitado.
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Orçamento de Vendas
	
	
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	1º Trimestre
	2º Trimestre
	3º Trimestre
	4 Trimestre
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Previsão de Vendas (unidades)
	 R$ 60.000,00 
	 R$ 69.600,00 
	 R$ 91.800,00 
	 R$ 91.800,00 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Preço unitário – R$
	 R$ 6,00 
	 R$ 6,00 
	 R$ 6,00 
	 R$ 6,00 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	= Total de vendas – R$ (Receita Bruta)
	 R$ 360.000,00 
	 R$ 417.600,00 
	R$ 550.800.00
	 R$ 550.800,00 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Impostos (27,25%)
	 R$ 98.100,00 
	 R$ 113.796,00 
	R$ 150.093.00
	 R$ 150.093,00 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Receita Líquida
	 R$ 261.900,00 
	 R$ 303.804,00 
	R$ 400.707.00
	 R$ 400.707,00 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Orçamento de Produção
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	1º Trimestre
	2º Trimestre
	3º Trimestre
	4º Trimestre
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Previsão de Vendas (unidades)
	60.000
	69.600
	91.800
	91.800
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	(+) Estoque Final
	6.000
	9.180
	9.180
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Total Prev. Necessária
	66.000
	78.780
	100.980
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	(-) Estoque Inicial
	6.000
	6.000
	9.180
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Previsão de Produção
	60.000
	72.780
	91.800
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	MERCADO DE CAPITAIS
	 
	LPA
	34,79052
	Payout
	0,35
	Dividendos
	 R$ 24.353,36 
	Dividendos por ação
	 R$ 12,18 
	Dividendo yield
	0,598362752
	P/L
	0,584929458
	 
	 
 A organização ALFA E BETA COMERCIO DE ELETRONICOS S/A é uma empresa solida no mercado e hoje disponibiliza 35% a disposição no mercado de ações que será vendida a R$ 20,35  tem 2000 ações para serem vendidas  e os indicadores que usaremos para fazer essa analise são o DRE e o fluxo de caixa, utilizaremos dados dos demonstrativos da  empresa, indicadores financeiros que iram mostrar a estrutura da companhia. Através da analise  dos indicadores financeiros, calculados a partir dos dados disponíveis nos demos atrativos podemos observar que os indicadores de rentabilidade como a margem operacional ou lucro operacional tem uma boa margem,  a receita liquida  e o retorno  estão muito bons ,um bom índice de liquidez além disso a empresa possui um bom giro de caixa estão é muito bom fazer investimento nessa empresa, ela tem boas perspectivas de crescimento.
 O Setor Eletroeletrônico brasileiro é um aglomerado de atividades econômicas que possui itens com finalidades distintas, passando de componentes, automação industrial, bens de consumo chegando até equipamento médicos. A abertura comercial e o atual estágio da globalização podem ser indicados como motivadores da característica recente do setor eletroeletrônico brasileiro.
A partir dos dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), o primeiro indicador a ser verificado é a evolução do faturamento. Motivado pelo crescimento econômico brasileiro verificado no período em destaque, espera-se que o setor eletroeletrônico tenha apresentado resultados positivos no decorrer dos anos. 
Conforme já destacado, o setor eletroeletrônico possui áreas de atividade econômica distintas. Logo, algumas áreas podem ter resultados positivos, enquanto outras, negativos. No cenário competitivo o ano não apresentou rupturas e foi marcado pela entrada de novidades no mercado – ambiente salutar à evolução da indústria. Acreditamos na solidez de nossos fundamentos, que refletem na consistência dos resultados trimestre a trimestre.
Os indicadores de rentabilidade mantiveram-se durante os períodos analisados em constante crescimento. Os Quocientes de Rentabilidade encontram-se acima da média de mercado para o setor. 
No final do relatório, os sócios pediram informações sobre os produtos bancários mais utilizados pelas empresas, e se eles precisariam recorrer a alguns destes serviços. Basicamente, os serviços mais utilizados são os Empréstimos para Capital de Giro; Desconto de Títulos; Hot Money, Conta Garantida, Factoring, Debêntures, Recursos dos BNDES e Leasing. No entanto, segundo o que consta na DRE, a “ALFA e BETA COMERCIO DE PRODUTOS ELETRONICOS” fechou com saldo positivo de R$69581.04 portanto, a empresa não necessita, neste momento, de recorrer nenhum destes produtos bancários.
CONCLUSÃO
Acredito que ao realizar um bom planejamento a empresa tem a sua frente uma gama de informações imprescindíveis para uma ótima tomada de decisão. E com base nestes dados o administrador, sabendo interpretá-los corretamente, poderá conduzir sua empresa ao sucesso.
Assim, todos os dados da área contábil colaboram para uma melhor administração dos recursos além de contribuir para projetos de médio e longo prazo. O sucesso do empreendedor é projetar o processo orçamentário para isso é indispensável à comunicação entre os gestores, entre a empresa. Assim são feitas as análises e os planos estratégicos. Com a pesquisa realizada foi concluído que para elaborar um orçamento empresarial é preciso analisar o ramo de atividade da empresa e assim buscar informações como um todo para elaborar o melhor orçamento a fim de buscar a lucratividade e menos riscos.
REFERÊNCIAS
ECONOMIA E REALIDADE. Custo de Oportunidade. http://www.economiaerealidade.com/ 2010/08/custo-de-oportunidade.html. Acesso em: 25 de abril 2014.
ADMINISTRADORES.COM. Os 7 tipos de Orçamentos empresariais. http://www. administradores.com.br/artigos/negocios/os-7-tipos-de-orcamentos-empresariais/ 67616/. Acesso em: 25 de abril 2014.GESTOR TOTAL. Diferença entre Impostos, Taxas e Contribuições. http://www. gestortotal.com.br/blog/diferenca-entre-impostos-taxas-contribuicoes. Acesso em: 25 de abril 2014.
O ECONOMISTA. Mercado de Capitais. http://www.oeconomista.com.br/mercado-de-capitais-2/. Acesso em: 25 de abril 2014.
PORTAL DO INVESTIDOR. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional – SFN. http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/Investidor_Estrangeiro/o_mercado_de_ valores_brasileiros/Estrutura_Funcionamento.html. Acesso em: 25 de abril 2014.
EBAH. Análise de custos. http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAVIMAE/analise-balancos. Acesso em: 20 de abril 2014.
PORTAL DE CONTABILIDADE. Análise Financeira de Balanços. htt//www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/analisefinanceirabalancos.htm. Acesso em: 20 de abril 2014.
GESTÃO EMPRESARIAL BR. Gestão Empresarial. http://www.gestaoempresarial-br.com.br. Acesso em: 20 de abril 2014.
.
Sistema de Ensino Presencial Conectado bacharelado em administração
niciene maria de oliveira delfino
 Viçosa
 2015
niciene maria de oliveira delfino
Trabalho apresentado à disciplina de administração do sexto periodo relacionado as matérias Trabalho Interdisciplinar Individual da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
Professor: Regiane Brignoli, Alessandra Petrechi, Clevia Faria,Suzi Bueno de Almeida
Tutor de Sala: Rosana Delizete Rodrigues Pereira 
Tutor Eletrônico: Patricia Aparecida dos Santos Maciel
 Viçosa
 2015
� PAGE \* MERGEFORMAT �12�

Continue navegando