Buscar

Exercícios Freud e Neofreudianos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário 1 - Freud e Neofreudianos (Respostas)
1-Freud
Defina ‘personalidade’.
R: “Personalidade” vem da palavra ‘persona’, que se refere à máscara utilizada pelos atores de uma peça. Mas passou a se referir à aparência externa, a face pública que mostramos aos que nos rodeiam. Como os outros nos veem, características permanentes e estáveis e características peculiares. 
Com base em que foi construída a teoria de Freud? Em que isso marca a sua teoria?
R: A teoria de Freud foi construída com base nos relatos de seus pacientes, examinando experiências e lembranças de infância mediante estudos de caso e análise dos sonhos.
Conforme a teoria psicanalítica de Freud, é possível dizer que o ser humano tem ‘livre-arbítrio’? Explique.
R: Freud negava a existência do livre arbítrio porque era dogmaticamente determinista, encarando o ser humano como uma complexa "máquina" biológica.
A personalidade humana, para Freud, é formada nos primeiros anos de vida? Está sujeita a mudanças posteriores?
R: Sim, ela é formada nos primeiros anos de vida e Freud não acreditava que poderia sofrer mudanças posteriores.
Para Freud, qual é a origem dos problemas emocionais?
R: Origem sexual. Freud achava que os traumas sexuais nos primeiros anos de vida provocavam um comportamento neurótico na fase adulta. 
Quais são as forças propulsoras da personalidade, conforme Freud?
R: Instintos e pulsões são os elementos básicos da personalidade, as forças motivadoras que impulsionam o comportamento e determinam o seu rumo. O Instinto de vida têm o objetivo de assegurar a sobrevivência do indivíduo e da espécie, tentando satisfazer a necessidade de comida, água, ar e sexo. O Instinto de morte se opõem ao instinto de vida. As pessoas têm o desejo inconsciente de morrer. Vem com um impulso agressivo que nos compele a destruir, subjulgar e matar. 
Apresente e explique os três níveis em que a personalidade é dividida, conforme Freud.
R: Id, ego e superego. O processo primário é o raciocínio infantil (primitivo) pelo qual o Id tenta satisfazer os impulsos instintivos. O Id não tem consciência da realidade e é o princípio do prazer. O processo secundário é o aspecto racional da personalidade responsável pela orientação e controle dos instintos , de acordo com o princípio da realidade, o Ego. A personalidade está em constante luta: O Ego tentando reprimir o Id ao mesmo tempo em que o atende, percebendo e manipulando a realidade para aliviar as tensões dos impulsos dele. O superego é o princípio da moralidade. Representa nossa moralidade, nossos conceitos de certo e errado.
Apresente e explique as três estruturas básicas de anatomia da personalidade em Freud.
R: Consciente (Cs): inclui todas as sensações e experiências das quais estamos cientes em todos os momentos. Constituem uma pequena parte da nossa personalidade, como a ponta de um iceberg. 
Inconsciente (Ics): parte mais importante, maior e invisível, abaixo da superfície. Contém a força propulsora por trás de todos os comportamentos. E é o depósito de forças que não conseguimos ver ou controlar. 
Pré-consciente: intermediários entre Cs e Ics. Depósito de lembranças, percepções e ideias das quais não estamos cientes no momento, mas que podemos facilmente trazer para o Cs. 
O que é ansiedade?
R: A ansiedade é um temor sem motivo aparente. É dividida em ansiedade frente ao real, ansiedade neurótica e ansiedade moral.
O que são os mecanismos de defesa na teoria de Freud? 
R: São estratégias não racionais, ics, elaboradas para defender o Ego.
2-Jung
11. Jung considerava que Freud enfatizava excessivamente o papel da sexualidade. Nesse campo (personalidade), pelo que Jung apresentava maior interesse?
R: Jung apresentava grande interesse pelos fenômenos místicos. Dando continuidade a explorações subjetivas do inconsciente, ele realizou estudos sobre alquimia e esoterismo.
12. Em que época da vida Jung acreditava que ocorria o desenvolvimento mais interessante da personalidade?
R: Durante a idade adulta, quando ocorre o processo de individuação, que Jung considerava ser o mais importante no desenvolvimento da personalidade.
13. Explique o que é e como ocorre o processo de “individuação” em Jung.
R: A individuação é um processo de restauração da plenitude da psique no desenvolvimento adulto. Durante o curso do desenvolvimento, vários aspectos da psique tornam-se conscientes e se desenvolvem, enquanto outras áreas permanecem inconscientes. Na medida em que partes da personalidade se desenvolvem e se tornam conscientes, um desequilíbrio da plenitude original é inevitável. Esse desequilíbrio é restaurado durante o desenvolvimento adulto que ocorre na meia idade.
O objetivo da individuação é deslocar o centro da personalidade do ego para algum ponto entre o ego e o inconsciente. Nas últimas fases do processo de individuação, a função transcendente é o aspecto da personalidade que integra os diversos aspecto num todo unificado.
14. Diferencie o inconsciente pessoal do inconsciente coletivo em Jung.
R: Inconsciente pessoal: É o inconsciente de cada indivíduo que se desenvolve a partir de experiências singulares da pessoa. 
Inconsciente coletivo: Hereditário, presente na estrutura cerebral dos seres humanos e independente da experiência pessoal. O inconsciente coletivo contém, segundo Jung, imagens primordiais, denominadas arquétipos, semelhantes em todas as pessoas.
15. Quais são as três grandes dimensões através das quais Jung classifica os tipos psicológicos? 
R: introversão x extroversão; pensamento x sentimento; sensação x intuição. 
3-Adler
16. Diferencie em que a posição na ordem de nascimento dentro da família (o primeiro, o segundo, o caçula, o filho único) influencia a formação da personalidade.
R: Os primogênitos encontram-se, pelo menos durante um tempo, numa posição singular e invejável, centro de toda a atenção, cuidado e amor. Quando nasce o segundo filho, eles se sentem de certa forma destronados. Eles irão lutar para recuperar sua posição de poder e privilégio. O segundo filho, aquele que causa tanta revolta na vida do primogênito, também se encontra numa posição singular. Ele não se sente destronado, mas tem no irmão mais velho um determinador de ritmo. O segundo sempre tem o exemplo do primeiro como modelo, ameaça ou fonte de competição. Os caçulas são movidos pela necessidade de superar os irmãos, se desenvolvem muito rapidamente. É comum que sejam grandes realizadores no que quer que façam quando adultos. Porém, se forem excessivamente mimados ("os queridinhos da família") e acharem que não precisam aprender a fazer nada por conta própria, podem ter dificuldade de lutar e se ajustar à vida adulta. Os filhos únicos nunca perdem a sua posição de primazia e poder que tem na família; continuam sendo o centro das atenções. Passando mais tempo na companhia de adultos do que uma criança com irmãos, os filhos únicos amadurecem cedo e manifestam comportamentos e atitudes adultos. Eles tendem a encontrar dificuldades quando descobrem que, em áreas da vida fora de casa, as suas habilidades, não são o centro das atenções. Não aprenderam a compartilhar nem a competir.
17. O que é ‘saúde psicológica’ para Adler?
R: A descrição da saúde psicológica feita por Adler foi expressa mais em termos sociais e menos individuais. Ele insistia na manutenção de relações sadias com as outras pessoas.
18. Quais são as três tarefas da vida, segundo Adler?
R: TRABALHO: Implica em ter uma ocupação, ganhar a vida por meio de alguma profissão socialmente útil.
AMOR: A tarefa do amor refere-se às relações sexuais e conjugais entre homens e mulheres e à decisão de ter filhos.
INTERAÇÃO SOCIAL: Refere-se aos problemas da vida comunitária, às relações sociais com os outros, incluindo os amigos.
O sucesso nessas três áreas é indício de saúde mental.
19. O tema central da teoria da personalidade de Adler é o esforço para se alcançar um modo de vida satisfatório. Nesse contexto, explique o que é ‘complexo de superioridade’. 
R: Segundo Adler, alguns neuróticosreprimem seus sentimentos de inferioridade e se acreditam melhores do que os outros. Por mascarar uma sensação inconsciente de inferioridade, não é uma saída saudável. As pessoas com complexo de superioridade comportam-se, muitas vezes, de forma arrogante e exageram suas realizações. A sensação exagerada da própria superioridade sobre a de outras raças e nacionalidades é outra forma de complexo de inferioridade.
4-Fromm
20. Erich Fromm supõe que a personalidade desenvolve-se de acordo com a sociedade. Explique.
R: Erich Fromm supõe que sintomas e neuroses comuns em uma mesma cultura estão relacionados às características desta sociedade.  Assim, a personalidade desenvolve-se de acordo com a sociedade.
21. O que é ‘caráter’ para Fromm?
R: Fromm definiu orientação de caráter como uma forma de se relacionar com o mundo. Segundo ele, o caráter é baseado em duas necessidades: socialização e assimilação. 
22. Por que, para Fromm, a liberdade pode se tornar um problema?
R: Segundo este, o capitalismo promove um ideal de liberdade que tem um caráter dialético. A medida que nos estimula a conquista de bens materiais, essa conquista vai nos tornando egoístas, críticos e solitários. Sendo que o homem é um animal social, a alienação é a negação da natureza humana. A liberdade assumida torna-se um problema. 
23. Qual a diferença entre o ‘amor imaturo’ e o ‘amor maduro’ em Fromm? 
R: “O amor imaturo diz: eu te amo porque preciso de ti. O amor maturo diz: eu preciso de ti porque te amo.” .
Disciplina Psicologia da Personalidade - Prof. Priscilla Rangel - 3º período

Outros materiais