Buscar

Educação: Tendências Pedagógicas, Didática e Currículo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201507781595)
	Pontos:  / 1,0
	Hoje com as intensas transformações ocorridas nos processos sociais de produção e de difusão da informação, novas informações sobre o papel da educação tomam cada vez mais espaço na vida social. Diferentes tendências e/ou teorias desenvolvem concepções acerca dos processos de ensino-aprendizagem passando a considerar os contextos onde eles se dão. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta tendências pedagógicas progressistas:
		
	
	Pedagogia Libertadora, Escola Nova e Tradicional.
	
	Pedagogia Libertária, Tradicional e Conteúdo Crítico-Social.
	
	Pedagogia Conteúdo Crítico-Social, Libertadora e Libertária.
	
	Pedagogia Libertadora, Tecnicista e Tradicional.
	
	Pedagogia Tradicional, Escola Nova e Tecnicista.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507656857)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir da década de 60 a didática começa a tomar outros rumos; a Didática de caráter exclusivamente instrumental foi alterada para uma "Didática Fundamental", que assumisse a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem e colocasse a articulação entre as dimensões técnica, humana e política, no centro configurador de sua temática (CANDAU, 1991). Isso significa dizer que o professor que respalda a prática na perspectiva da didática fundamental está comprometido com:
		
	
	a manutenção da estrutura social vigente
	 
	a transformação de realidades sociais
	
	o ajustamento do indivíduo ao sistema
	
	o apriorismo e determinismo técnico
	
	o desenvolvimento moral e intelectual do aluno
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507821923)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com CANDAU ( 2002 ) a Didática passa por um momento de revisão crítica. Tem-se a consciência da necessidade de superar uma visão meramente instrumental e pretensamente neutra no seu conteúdo. Trata de um momento de perplexidade, de denúncia e anúncio, de busca de caminhos que têm de ser construídos através do trabalho conjunto dos profissionais da área com os professores da Éducação Básica.  É pensando a prática concreta, articulada com a perspectiva de transformação social, que emergirá uma nova configuração para a Didática. Estamos nos referindo à Didática:
		
	
	tecnicista
	
	tradicional
	
	mecanicista
	 
	fundamental
	
	escolanovista
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507656866)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As transformações recentes no âmbito dos processos econômicos e socioculturais, as novas tecnologias de comunicação e informação, têm provocado uma verdadeira revolução no campo educacional e uma profunda reflexão sobre o papel da escola. A informação vai para todas as direções em forma de rede e não mais de reta, rota, sequencialmente, conforme Marco Silva(2010). Isso significa dizer que o conhecimento se encontra:
		
	
	fragmentado
	
	concluído
	 
	desterritorializado
	
	hierarquizado
	
	mecanizado
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507080875)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Currículo é algo abrangente, dinâmico e existencial. Ele é entendido numa dimensão profunda e real que envolve todas as situações circunstanciais da vida escolar e social do aluno. Nesta perspectiva, o plano curricular é de fundamental importância para a escola e para o aluno porque:
I_ É a expressão viva e real da filosofia da educação seguida pela escola;
II_ Representa as disciplinas e conteúdos a serem absorvidos pelos alunos, determinados pelos Conselhos Estaduais de Educação;
III_ Representa os esforços de um colegiado, envolvendo situações de ensino;
IV_ É a força que transforma a realidade social através da vida escolar.
Estão CORRETAS as alternativas:
		
	
	I e III
	
	II e IV
	 
	I e IV
	
	I e II
	
	II e III
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507089121)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Zabala (2002) afirma que "A resposta à função social que deve exercer o sistema educativo é o único meio para poder entender a pertinência e a relevância dos conteúdos disciplinares que devem ser objeto de aprendizagem e, como resultado dessa função, definir a melhor maneira de apresentar os conteúdos." Ainda, segundo o autor, a definição da função social do ensino se reveste de complexidade, pois
		
	 
	a escola é obrigada a viver em constante estado de reinterpretação das finalidades educativas, em função das novas variáveis que aparecem e novos referenciais explicativos.
	
	o trabalho do professor deve centrar-se no que está escrito no livro didático que foi adotado pela escola.
	
	a intervenção na melhora dos âmbitos da pessoa e da sociedade exige objetivos que não ultrapassem a realidade que se quer melhorar.
	
	no ensino, qualquer atuação deve prescindir da expressão de ideais de pessoa e de sociedade, sem explicitação dos modelos que estão sendo promovidos.
	
	defende a inexistência de um corpo de conhecimentos porque dificulta o processo de revisão dos modelos de sociedade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507821929)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com Vanderlei Costa (2010, p. 02), em seu artigo intitulado "Inclusão escolar na educação física: reflexões acerca da formação docente", o autor enfatiza que "[...] A educação libertadora, humana e humanizante, na perspectiva da inclusão, não pode ignorar o outro, o dessemelhante, o estranho, enfim, aquele que se encontra às margens da sociedade [...], portanto, pensar a escola no novo milênio, é pensar nas múltiplas possibilidades que esta tende a oferecer aos educandos. Para tanto, é papel da escola valorizar as diferenças, a singularidade, enfim, abraçar a diversidade na pluralidade e respeitar princípios". Nesta perspectiva, o professor de Educação Física escolar está trabalhando a inclusão com a turma em quais afirmativas abaixo? Todas as opções estão corretas, EXCETO:
		
	 
	Uma aula na qual os alunos puderam escolher dentre as modalides de esporte a que mais se identificavam.
	 
	Um cadeirante está incluso na brincadeira de pegador quando os colegas se oferecem e se revezam para serem os guias dele, seja para ser o "cola" ou os que devem ser "colados".
	 
	O professor, para incluir as meninas no jogo de futsal, determina que somente elas devem fazer os gols, condição essa para que os meninos aceitem que elas joguem na aula.
	 
	Um aluno trouxe para a aula a dança folclórica por se identificar com a mesma, enquanto outros trouxeram a temática do esporte e o professor organizou um evento em que todos tiveram oportunidade de relacionar suas motivações à disciplina da Educação Física.
	 
	O professor, ao longo do ano letivo, discute em sala de aula as questões de gênero e poder e durante suas aulas permite aos alunos a liberdade de escolha quanto à participação de meninos e meninas para montagem dos times e/ou grupos nos jogos e percebe que a metodologia adotada está alcançando seu objetivo.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507268994)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Carl Roger, psicólogo americano, é preciso que o professor seja autêntico, se apresente tal como ele é, sem ostentar uma fachada; coloque-se diante do aluno com seus sentimentos, convicções; seja uma pessoa inteira e não apenas alguém que cumpre uma função. É preciso construir uma relação pessoa a pessoa. Nesse sentido, a partir de sua teoria não diretiva, pode se afirmar que esse pensador contribuiu para a educação na medida em que pensou o professor como:
		
	 
	Facilitador da aprendizagem
	
	Transmissor de conhecimentos
	
	Regulador de comportamentos
	
	Controlador do ensino
	
	Centralizador de informações
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507821914)
	Pontos: 0,0  / 1,0A transposição didática faz parte de uma pedagogia que tem como objetivo: MARQUE A INCORRETA:
		
	 
	Sugere-se o diálogo entre os saberes acadêmicos e do senso comum.
	 
	Envolve a separação entre o saber científico e o saber do cotidiano.
	 
	Pressupõe tornar o conhecimento ensinável, explícito, fazendo a relação entre a escola e a sociedade.
	 
	Trata-se de estabelecer a unidade entre teoria e prática.
	 
	Promove o entrelaçamento entre os conteúdos escolares e não escolares.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507821976)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pensar a escola no novo milênio, é pensar nas múltiplas possibilidades que esta tende a oferecer aos educandos. Para tanto, é papel da escola valorizar as diferenças, a singularidade, enfim, abraçar a diversidade na pluralidade. Nesta perspectiva, o professor está trabalhando a inclusão social com a turma em quais afirmativas abaixo?
		
	 
	O professor tomou partido de um aluno católico por também ser a sua religião.
	 
	O professor não admitiu que o aluno falasse sobre o seu conhecimento de pescaria quando exemplicava o peixe como animal vertebrado.
	 
	O professor de Educação Física colocou o aluno que tem menos habilidade para observar os colegas jogando e apitar o jogo sentado.
	 
	O professor no final do período escolar disse aos alunos que eles não eram nem melhores nem piores, mas que eles eram apenas diferentes.
	 
	O professor afixa no mural as notas dos alunos da maior para a menor, bem como seus respectivos nomes, visando uma competição entre eles.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes