Buscar

QUAL SERIA A MARCA DE CAIM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUAL SERIA A MARCA DE CAIM?
Segundo o dicionário Wyclife: Um termo utilizado em varias versões para traduzir cimco palavras hebraicas e três gregas. Essas oito palavras podem, de imediato, ser colocadas em duas categorias gerais: uma marca que se deseja atingir, ou de algo que serve como sinal. Na primeira categoria estão alguns termos: o heb matara, um alvo 1SM 20.20; JO 16.12); o heb miphga “um objeto de ataque (Jó7.20); e o gr skopos, um objetivo (FP3.14).
A segunda categoria, uma marca como um sinal ou identificação é a mais comum aquela em que se podem observar quatro usos distintos: (1) o heb ’oth – uma marca especial, por exemplo, sobre caim (GN4.15). Não se sabe ao certo de que se tratava, mas era algo que de alguma outra forma indicava infâmia ou proteção; (2) o heb Taw - um selo ou sinal de propriedade. Este é o símbolo para proteção colocado na testa dos justos (EZ 9. 4,6; cf Ap 7. 2,3; 14.1; 22. 4). É traduzido como “defesa assinada” ou simplesmente “assinatura” nas varias versões em Jó 31.35; (3) o heb qa aqa’; o grego stigma – uma marca ou selo, cortado ou feito sob temperaturas elevadas. A marcação não era incomum nos tempos bíblicos. Gado, escravos e até soldados eram marcados com o nome de seus donos ou senhores. Es israelitas eram proibidos de selar ou marcar (tatuar) a si próprios (LV 19.28). Deacordo com 3MAC 2.29, os judeus eram marcados com folha de figueira de Dionisio po Ptolomeu Filopator. Paulo, considerando-se como um servil escravo de Jesus Cristo, considerou suas cicatrizes coporais como sinal de propriedade de seu Senhor (GL 6.17; cf 2CO 11. 23-27); (4) o gr charagma – o termo técnico para selo oficial de documentos comerciais, inscrito com os detalhes do imperador reinante. Com o sinal ele podia ser aceito ou rejeitado. O termo é usado oito vezes no livro do Apocalipse, sempre se referindo à marca da besta. É algum sinal visível recebido na mão ou na testa por aqueles que adoram a besta (AP 13. 16).
Sem este sinal, será impossível comprar ou vender (AP 13. 17), mas ele será uma maldição que trará juízo sobre os seus portadores (AP 14. 9-11; 16. 2).
Segundo o site: biblia.com.br, Caim estava com medo de morrer devido a seu crime (GN 4 .14). Isso poderia acontecer pelas mãos de algum “vingador de sangue” que poderia ser Adão mesmo ou qualquer um de seus outros irmãos. Então Deus pos nele um sinal para que o não ferisse de morte quem o encontrasse (GN 4.15). A palavra “sinal” no original é oth e significa “sinal”, “marca”, “emblema”, “símbolo”, essa palavra aparece também em (GN 9. 12,13) com respeito ao arco íris, sinal divino de que a terra não mais será destruída por outro diluvio. No entanto, apenas pelo significado dessa palavra hebraica não se pode saber que teria sido o sinal posto em Caim.
“Alguns comentaristas tem interpretado este sinal como uma marca externa, posta em Caim”. “De toda maneira, não era um sinal de perdão, mas tão somente de proteção temporal” (Ed. Nichol, comentário bíblico adventista del sétimo dia, v1 p 254, R N Champlin em o antigo testamento interpretado v1 p 47) lista diversas tentativas de explicação para esse sinal, algumas até risíveis.
Caim se tornado negro e foi o pai das pessoas de pele escura. Essa é uma hipótese nitidamente racista. Na verdade os negros se originaram com um dos filhos de Noé – Cam.
Ele teria recebido uma espécie de tatuagem
O nome de Deus YAHWEH teria sido estampado na testa dele
O nome Caim, o fraticida, teria sido escrito na sua testa.
Deus teria tornado Caim invencível não podia se queimado, afogado, nem ferido a espada.
 Uma luz com o circulo do sol, o acompanha por onde fosse.
Como se pode ver, nenhuma dessas explicações satisfaz a curiosidade em relação aquele sinal. Contudo. O mais importante não é o sinal em si, mas a razão pela qual Deus o pôs em Caim foi para que ele tivesse tempo de se arrepender. Percebe o grande amor de Deus pelo primeiro homicida? Pena que Caim não tenha aproveitado sua longa vida (talvez perto dos mil anos, como muito dos seus parentes antediluvianos) para se arrepender, desprezando o oferecimento divino de salvação.
Por Ozeas C. Moura, doutor em teologia bíblica e editor na casa publicadora brasileira.
Conclusão
 Não podemos citar com certeza qual teria sido a marca posta por Deus em Caim, porém vemos de Deus a fez dando a ele uma oportunidade de arrependimento. Deus é amor e o seu amor não podemos medir vai além de tudo o que podemos mensurar como diz em Isaias 55. 9. Somente com nossa logica humana não conseguiremos jamais alcança-lo.

Outros materiais

Outros materiais