Buscar

Devocional - Salmo 42

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Devocional
Por que você está assim tão triste, ó minha alma? […] Ponha a sua esperança em Deus! [Salmo 42.5]
A depressão parece ser uma condição bastante comum entre os cristãos. Não me refiro à depressão clínica, que pode necessitar de psicoterapia especializada, mas à depressão espiritual, com a qual deveríamos ser capazes de lidar por nós mesmos.
O autor dos salmos 42 e 43 (que evidentemente formam um único salmo) é claro acerca de sua depressão. Para começar, ele está com sede de Deus (tão sedento quanto a corça pelas águas), porque está separado dele, passando por algum tipo de exílio forçado. Ele lembra das grandes celebrações do passado, quando “entrava para apresentar-se a Deus” (42.2), e anseia por retornar “ao altar de Deus”, fonte de sua plena alegria (43.4). Muitas vezes nos sentimos assim com o passar do tempo e quando a rotina da vida, as frustrações e desilusões nos acometem.
Sua depressão se deve, no entanto, não somente à ausência de Deus, mas também à presença dos inimigos. Eles o provocam perguntando: “Onde está o seu Deus?” (42.3, 10). Eles fizeram essa pergunta em parte porque eram idólatras — seus deuses podiam ser vistos e tocados, enquanto o “Deus vivo” (42.2) é invisível e intangível — e em parte porque Deus aparentemente não era capaz de defender seu povo. E não é assim que somos afrontados? Familiares, amigos, colegas de classe ou trabalho quando nos vê em uma situação adversa logo exclamam: Mas vc não é evangélico(a)? Vc não serve a Jesus? A afronta no entanto não devemos tomar para nós porque temos uma aliança com nosso Senhor Jesus. A partir do momento que entregamos a nossa vida a Ele como único e suficiente Salvador de nossas vidas, é Ele e somente a Ele que devemos recorrer, esperar e descansar. 
Cada estrofe termina com o mesmo refrão (42.5,11; 43.5), no qual o salmista fala com sua própria alma. As pessoas costumam dizer que falar sozinho é o primeiro sinal de loucura. Ao contrário, trata-se de um sinal de maturidade — embora dependa daquilo que estamos conversando conosco mesmos! No texto o salmista se recusa a resignar-se à sua condição ou ao seu estado de espírito. Ele toma as rédeas de sua vida. Primeiramente, ele se questiona: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma?” Sua pergunta inclui uma repreensão implícita. Em seguida, ele exorta a si mesmo: “Ponha a sua esperança em Deus!”. Somente Deus é digno de nossa confiança. Por fim, ele diz a si mesmo: “Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus”. O uso duplo do pronome possessivo, “meu Salvador e meu Deus”, é muito significativo. 
O salmista está reafirmando sua relação de aliança com Deus, e nenhuma variação de humor pode destruir isso. Vejamos o que nos diz outro Salmo:
Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.
Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades,
Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia,
Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.
¶ O Senhor faz justiça e juízo a todos os oprimidos.
Salmos 103:1-6
Portanto, tome posse da Palavra. Não sei como está sua vida, mas tenho a certeza de que Deus está do seu lado e que está ouvindo o seu clamor e vê as suas lágrimas. Não tente escondê-las: faça como o salmista e exponha tudo diante de Deus – e se a resposta não vier, insista. Deus mesmo nos convida a fazer isso (confira na Bíblia em Lucas 18.1-8). A promessa de Deus continua em pé: você ainda o louvará!
Oremos: Senhor, Tu és grande e poderoso, glorioso, esplêndido e majestoso. Tudo o que existe no céu e na terra pertence a ti; tu és o Rei, o supremo governador de tudo. Pai muito obrigado, pelo seu amor, misericórdia e graça. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Deus poderoso e santo, basta apenas uma palavra para que tudo em minha vida se transforme. Deus em nome de Jesus venha quebra todas as algemas e todas as correntes e retire a venda dos nossos olhas para que possamos tomar posse de tudo àquilo que é nosso por direito. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Outros materiais