Buscar

Sociedades Empresárias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
SOCIEDADES EMPRESÁRIAS E TÍTULOS DE CRÉDITO
PROFESSOR DIOGO CALDAS (DIOGO.CALDAS@UVA.BR)
- PRIMEIRA AULA:
1. Sociedades Empresárias.
1.1. Conceito de Sociedade Empresária.
	Sociedade Empresária é a pessoa jurídica de direito privado não estatal, que explora empresarialmente seu objeto social ou adota a forma de sociedade por ações.
	Devemos diferenciar a Sociedade Empresária da Sociedade Simples. A Sociedade Empresária explora empresarialmente seu objeto social (Fatores de Produção Profissionais). Já a Sociedade Simples explora o objeto social sem o caráter empresarial.
	Obs 1: A Sociedade por ações (S/A e Comandita por Ações) sempre será empresarial mesmo que não explore empresarialmente seu objeto (Art. 982, par. único do CC e Artigo 2, pár. 1 da Lei de S/A – 6.404/76). As Cooperativas não serão sociedades empresárias. Serão sociedades simples (Art. 982, parágrafo único, CC). 
	Obs 2: Existem atividades lucrativas não empresariais. Ex: Atividades rurais não registradas na Junta Comercial, Sociedades de Advogados, etc.
1.2. Espécies de Sociedades Empresárias.
	1.2.1. Sociedades Menores:
	a) Sociedade em Nome Coletivo (N/C) – Arts. 1.039 a 1.044 CC: É o tipo de sociedade em que todos os sócios respondem ilimitadamente pelas obrigações sociais. Se a dívida da empresa for superior ao capital social, os bens do sócio garantirão o pagamento da dívida.
	Todos devem ser pessoas naturais. Qualquer um deles pode ser nomeado administrador da sociedade. O nome da empresa deve ter o sobrenome de um dos sócios – SOCIEDADE DE PESSOAS.
	b) Sociedade em Comandita Simples (C/S) – Arts. 1.045 a 1.051 CC: É o tipo de sociedade em que um ou alguns sócios, denominados “comanditados”, têm responsabilidade ilimitada pelas obrigações sociais, e outros, os sócios “comanditários”, respondem limitadamente por essas obrigações. (Responsabilidade social mista). Somente os sócios comanditados podem ser administradores, e o nome da sociedade só poderá se valer de seus nomes civis. 
	Os sócios comanditados só podem ser pessoas físicas. Esse tipo de sócio, se falecer, a sociedade será parcialmente dissolvida (Salvo permissão contratual para ingresso dos sucessores). – SOCIEDADE DE PESSOAS. Já os sócios comanditários, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, não podem praticar atos de gestão. Esse tipo de sócio, se morrer, os sucessores ingressarão. – SOCIEDADE DE CAPITAL
	c) Sociedade em Conta de Participação (C/P) – Arts. 991 a 996 CC: É, ao contrário das demais, despersonalizada. Duas ou mais pessoas se associam para um empreendimento em comum, ficando alguns sócios em posição ostensiva e outros sócios em posição oculta (esses são chamados de sócios participantes). Essa sociedade não assume nenhuma obrigação em seu nome visto que não possui personalidade jurídica. Os sócios ostensivos assumem a obrigação ilimitada em seu nome e, posteriormente, demandarão (Ação Regressiva) em face dos sócios ocultos na forma que houverem pactuado (limitada ou ilimitadamente).
	Obs: Não é registrada na junta comercial e não adota nome empresarial. (Só pode registrar, por segurança, no Registro de Titulos e Documentos).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes