Buscar

RESPOSTAS E AULA ATIVIDADE

Prévia do material em texto

RESPOSTAS AULA-ATIVIDADE:
O que é distribuição de renda? E como ela deve ser feita?
Como reverter o quadro do desemprego no Brasil?
Como reduzir a pobreza?
1 – É a forma como a receita obtida por um país ou região é distribuída entre sua população local, por meio de um ganho salarial maior disponível à maior porcentagem possível da população. Como a distribuição deve ser feita não é uma resposta fácil de se encontrar, pois o aumento da renda do trabalhador depende de muitos fatores e de uma política responsável de governo. 
Para haver uma melhor distribuição da renda, é necessário aumentar os investimentos, em primeiro lugar. Para isso é importante que os investidores tenham confiança no país. Depois, é preciso investir muito em educação e em programas de formação de mão de obra. Tudo isso são programas de longo prazo, e os governos não se interessam por isso, pois não dá votos.
 
Porém a educação é, e sempre será, a mola propulsora para o progresso
2 - A solução para o problema do desemprego no Brasil talvez dependa de um plano governamental, que consiga reverter o quadro atual, como uma série de mudanças políticas, econômicas e sociais.
 Deveria existir uma política de incentivo ao emprego centrada nos interesses do trabalhador. Todas procuram "ajudar" o empregado a partir de uma única garantia: a de que ele permanecerá trabalhando, nem que seja em piores condições e com salários reduzidos. Sob a alegativa do "tudo pelo emprego", o trabalhador é vilipendiado em seus direitos. Ele é o único que pode perder. O patrão e o governo, nunca.
3 – A solução para pobreza talvez estaria mesmo numa melhor distribuição de renda. Entre outros fatores, como por exemplo, investir em educação, controle da natalidade, aliar-se a projetos sociais. 
 Temos outro ponto importante: O Programa Bolsa Família. Em uma década de operação, ele conseguiu reduzir pela metade a pobreza no Brasil (de 9,7% para 4,3%). O trunfo é a grande cobertura da iniciativa: são cerca de 50 milhões de brasileiros de baixa renda, um quarto da população. O Bolsa Família faz parte do sistema que se tornou conhecido como transferências condicionais de dinheiro, pelo qual os pais recebem uma quantidade mensal de dinheiro (R$ 70 ou US$ 30) em troca de enviar os filhos para a escola e estar em dia com os exames de saúde. 
Embora na última década 1,7 milhões de beneficiários tenham se "graduado" – ou seja, deixado o programa –, críticos alertam que muitos podem cair em uma relação de dependência. Eles ressaltam que o Bolsa Família é importante para combater a fome e dar melhores condições de vida aos pobres, mas ainda tem o desafio de oferecer oportunidades de trabalho e outros serviços para a população.
Também devemos levar em conta os programas do governo que priorizam a educação, como o PRONATEC, ENEM, ProUni O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado pelo governo federal em 2004. O objetivo é conceder bolsas de estudo integrais e parciais. Fies (Programa de Financiamento Estudantil)...

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes