Buscar

TEMAS PARA ESTUDO - psicanálise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TEMAS PARA ESTUDO  G2     
  Teoria Psicanalítica            2013.1
1)  Teorias explicativas da histeria ao longo dos séculos. Teoria dominante no final do sec XIX.  Anatomia ou fisiologia do sistemna nervoso? As hstéricas sofrem de reminiscências.
Resposta: Na Grécia antiga acreditava-se que o útero das mulheres saía do lugar, como se fosse um animalzinho se locomovendo, e acontecia quando se tinha uma insatisfação sexual. Já na Idade Média, a figura do demônio era significativa, muitas mulheres que eram histéricas acabavam sendo queimadas, para eles as histéricas seduziam os demônios e eles as possuíam, como havia essa relação entre as mulheres e o demônio, e este estava sempre disfarçado/simulado, elas passavam a idéia de que aprenderam com ele e que elas fingiam a doença. Por sua vez, no Renascimento, no qual aparecem os primeiros médicos e as primeiras pessoas interessadas pelo psíquico, a medicina explica a doença mental pelos espíritos animais e os líquidos, que do jeito que circulavam pelo corpo, tinha-se a doença. No século XVIII começam as teorias de degeneração, Freud apodera-se dessa teoria que dizia que as doenças mentais eram genéticas e sem cura, havia uma degeneração do sistema nervoso e a doença mental acabava por causar uma lesão orgânica, que é uma lesão no sistema nervoso (antes achava-se que era anatômica). As histéricas eram consideradas as pacientes mais suscetíveis à hipnose( criado por Braid), era o método de cura mais dominante para a histeria. Nessa época surgiu Charcot que estava interessado em diferenciar histeria de epilepsia utilizando a hipnose( os dois possuíam ataques parecidos, então achava-se que era a mesma coisa), ele era adepto da neurofisiologia corrente que acreditava que essa doença era um mau funcionamento do cérebro, uma lesão anatômica. Charcot hipnotizava-as para estudar seus ataques histéricos para, além de diferenciar, mostrar que poderia ser estudada e não era algo simulado, além disso, tinha a preocupação de mostrar que acontecia em homens também. NÃO ACABOU 
2)  Aparelho psíquico, definição. Quando e onde foi definido pela primeira vez.
Resposta: Aparelho psíquico é onde acontece tudo da ordem do psíquico, como: sonhos, produção de sintomas, etc. É o espaço onde tudo de ordem psíquica é produzido.
3) Metapsicologia e primeira tópica. Quando, onde?
Resposta: 1ª tópica: escrita em 1900 no livro “A interpretação dos sonhos”, nela Freud divide o aparelho psíquico em sistemas: pré-consciente/consciente e inconsciente, neste o sistema é organizado, não é irracional, e é o que nos constitui. No caso de pré-consciente, algo não está a nível da consciência, mas depois estará, é quando esquecemos de algo e logo lembramos, é onde acontece o primeiro recalque (apesar de ser “leve”).
Metapsicologia: É um conjunto de textos teóricos indispensáveis para entender o que Freud diz, que sustentam a sua clínica e ajudam a entender a psicanálise. São três tipos de conceitos metapsicológicos:
-Econômico -> aqueles que falam de uma circulação de energia dentro do aparelho psíquico, que tem como exemplo as pulsões
-dinâmicos -> conceitos relacionados aos conflitos psíquicos, como exemplo o recalque (conflito entre sexualidade e o eu que resulta no recalque resultando no sintoma)
-Topográfico-> fala da divisão do aparelho psíquico, como exemplo a 1ª tópica
4) Sonhos. Definição, constituição, conteúdo manifesto e latente, processos primários de constituição onírica. Os sonhos são a via real de acesso ao inconsciente.
Resposta: Em 1900 Freud lança o livro “A interpretação dos sonhos” e percebe, com sua auto-análise, que os sonhos representam o lado do desconhecido que vem do inconsciente, “os sonhos são a via real do inconsciente”, eles não são desorganizados, seguem regras e vias de pensamento, resultam em três fatores: um desejo recalcado, restos diurnos, o funcionamento psíquico se aproveita das coisas que aconteceram no dia, no sonho têm-se o desejo recalcado, e a censura onírica, que é a representante do recalque. No sonho acontecem os processos de condensação e deslocamento, para o que foi recalcado aparecer no sonho, têm-se esses processos, no sonhos os elementos do desejo recalcado são condensados, que é uma estratégia do inconsciente ara se manifestar, que é unir vários elementos que nada tem a ver em um só, já no processo de deslocamento que faz com que algo que deveria ser mais importante, fazendo com que se conheça bem o inconsciente, fica em segundo plano. O sonho tem a mesma estrutura do sintoma, têm-se o desejo sexual que foi recalcado, mas há a realização distorcida desse desejo proibido, porém no sonho você tem um acesso maior a esse desejo, como por exemplo uma mulher que gagueja ao ver um casal porque está apaixonada por um deles, no sonho irá realizar isso, mas não vai sonhar que está beijando a pessoa, vai sonhar tudo distorcido por causa do recalque. O sono é o guardião do sonho, é como se possibilitasse o sonho de acontecer porque é menos perigosos, uma coisa é se dar conta do desejo proibido na frente do sujeito, outra coisa é sonhar com isso, ao sonhar você se da conta que não pode realizar aquilo, o sonho é a via mais fácil de se chegar ao recalcado. O sonho é um desejo inconsciente, assume a forma de algo que acontece na realidade, é a dramatização ou figurabilidade que remete a algo que é perguntado na análise. A matéria-rima do sonho é o desejo inconsciente sexual recalcado que se junta a restos noturnos. Esse desejo recalcado se transforma no sonho ela elaboração onírica, é um trabalho do sonho, se constitui em três elementos: 
-ideia/dramatização -> adiquire imagens
-condensação-> um elemento do sonho une/condensa várias coisas
-deslocamento-> uma coisa que é considerada sem importância, na verdade, é a mais importante.
 A elaboração onírica é uma resposta a censura onírica, que é o recalque elaborado no sonho (que está rebaixado por causa do estado de sono), acontece quando a pessoa dorme, no estado de sono a censura fica mais frágil, por isso o sonho pode acontecer, quando se sonha, não se ode fazer nada, isso garante que você ode sonhar com o que quiser, porque nada vai acontecer, se a censura fosse tão rígida quanto no estado de vigília, não teria como acontecer a produção do sonho. Já a elaboração onírica é uma froma de darmos sentido ao sonho, ele é composto por uma série de imagens que aparecem, quando contamos, damos uma historinha a ele, que na verdade não tem.
 No sonho há o conteúdo manifesto e o latente
NÃO ACABOU
5) Produtos do inconsciente. Quais, como se constituem, o que representam.
Resposta: Produtos do inconsciente: Chistes, sonhos, sintomas e atos falhos.
NÃO ACABOU
6) Resistência e recalque.
Recalque ->Recalque é por definição algo inconsciente, o sujeito recalca sem se dar conta, é o produto do conflito entre sexualidade e eu, contém elementos dos dois e fundamenta a neurose. O recalque não é sexual, ele esconde o sexual.
Resistência-> Para Freud a análise é interpretar as formas de resistência, para chegar ao recalque, ou seja, a resistência é o recalque apresentado na clínica, quando o paciente começa a faltar ou chegar atrasado.
7) Pulsão. Primeira teoria pulsional. Qual o exemplo utilizado por Freud para apresentá-la, onde e quando.
8) Conflito psíquico. Como se constitui, qual seu resultado.
9) Narcisismo. Definição.  Onde e quando .Como se constituiu o conceito, a partir de que fenômenos.
10) Sintomas narcisistas. Onde mais se evidenciam, neurose narcísica e neurose de transfeência.
11) Narcisismo primário, narcisismo secundário.
12) Novidades teóricas apresentadas no texto de 1914.
13) Narcisismo e escolha amorosa.
14) Narcisismo e instâncias ideais.  Versões do eu apresentadas em 1914.
15) Relação entre narcisismo e autoerotismo.
16) Definição de sexualidade em psicanálise. Características principais. Diferença  do conceito dominante de sexualidade no  final do sec XIX.
17) O que seria “uma nova ação psíquica” .
19)  Onde, como e por quem era utilizadaa hipnose no final do século XIX.  Diferentes usos.
20) Neuroses de transferência, neuroses narcísicas, neuroses atuais. Origens, diferenças, relação com a clínica psicanalítica.
NT: fobia, histeria e neurose obssessiva.
NA: neurose de angústia e neurastenia -> eram quadros relacionados a sexualidade adulta, por isso a psicanálise não cuidava deles.
NÃO ACABOU

Outros materiais

Outros materiais