Buscar

APOL 04 - NOTA 100%

Prévia do material em texto

Questão 1/5
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E INTRAEMPREENDEDORISMO
Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 268), cada membro do grupo desempenha um papel, como atores. O termo papel corresponde a “um conjunto de padrões comportamentais esperados, atribuídos a alguém que ocupa determinada posição em uma unidade social”. No ambiente de trabalho, examinamos as expectativas do papel pela perspectiva do contrato psicológico. 
Assinale a alternativa correta que explica o que é contrato psicológico.
	A	quando se trata de estudar comportamento humano, a complexidade é bem maior porque “poucos princípios simples e universais explicam o comportamento organizacional”
	B	é a intensidade dos sentimentos condiciona a tomada de decisão, mas apenas de problemas intuitivos [...] quando as pessoas tomam decisões rápidas e intuitivas, a intensidade de suas emoções pode ser prejudicial, uma vez que têm mais dificuldade em identificar vieses decisórios que as levam a decisões erradas
	C	é um acordo tácito entre os empregados e empregadores. Esse contrato estabelece expectativas mútuas: o que os empregadores esperam de seus empregados e vice-versa. Na verdade, ele define a expectativa de comportamento que acompanha cada papel.
Você acertou!
Aula 4 -
Resposta: contrato psicológico é “um acordo tácito entre os empregados e empregadores. Esse contrato estabelece expectativas mútuas: o que os empregadores esperam de seus empregados e vice-versa. Na verdade, ele define a expectativa de comportamento que acompanha cada papel. Espera-se que os gestores tratem os funcionários com justiça, proporcionem condições aceitáveis de trabalho, comuniquem com clareza o que pretendem e deem feedback sobre o desempenho dos subordinados. Espera-se que os funcionários respondam demonstrando uma atitude positiva, seguindo as orientações e mostrando lealdade à organização” (ROBBINS, JUDGE e SOBRAL, 2010, p. 269).
	D	é um quadro de referência conceitual, um conjunto de conhecimentos e ferramentas desenvolvido ao longo dos últimos cinquenta anos para esclarecer os padrões como um todo e ajudar-nos a ver como modifica-los efetivamente
Questão 2/5
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E INTRAEMPREENDEDORISMO
Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 262): “um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, independentes e interativos, que se reúnem visando atingir determinado objetivo”. Os grupos são importantes para as pessoas, o que justifica isso é a teoria da identidade social. 
Assinale a alternativa correta que explica o que é a teoria da identidade social.
	A	teoria que propõe que as pessoas apresentam reações emocionais ao fracasso ou sucesso de seu grupo, porque sua autoestima fica ligada ao desempenho dele.
Você acertou!
Aula 4 - 
Resposta: “teoria que propõe que as pessoas apresentam reações emocionais ao fracasso ou sucesso de seu grupo, porque sua autoestima fica ligada ao desempenho dele”. Ou seja, estamos bem quando nosso grupo está bem, ficamos felizes com as realizações do nosso grupo. Quando nosso grupo vai mal, sentimo-nos mal também, e neste caso pode até ocorrer um rejeição da identidade com o grupo. Além disso, “as identidades sociais também ajudam as pessoas a reduzir sua incerteza a respeito de quem são e do que devem fazer” (ROBBINS, JUDGE e SOBRAL, 2010, p. 263).
	B	é um quadro de referência conceitual, um conjunto de conhecimentos e ferramentas desenvolvido ao longo dos últimos cinquenta anos para esclarecer os padrões como um todo e ajudar-nos a ver como modifica-los efetivamente.
	C	é um acordo tácito entre os empregados e empregadores. Esse contrato estabelece expectativas mútuas: o que os empregadores esperam de seus empregados e vice-versa. Na verdade, ele define a expectativa de comportamento que acompanha cada papel.
	D	agentes de mudança também podem usar a resistência para transformar a mudança e encaixá-la nas preferencias de outros membros da organização.
Questão 3/5
GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES
Todo programa de gestão por competências é formado por várias etapas, uma delas é o mapeamento de competências, o qual é subdividido em cinco etapas. 
Analise o parágrafo abaixo e depois assinale a alternativa correta que responde a qual das cinco etapas ele se refere: 
“Para a eficácia desta etapa do processo, é importante conscientizar e sensibilizar os participantes quanto à finalidade da atividade e esclarecer aspectos como: não há limites para comportamentos a serem registrados, cada colaborador tem apenas uma lista, não é necessário identificar quem está respondendo nem de quem é o comportamento descrito, não é necessário repetir um comportamento já descrito, devem ser descritos os comportamentos de todas as pessoas com quem o colaborador se relaciona, o colaborador deve usar frases curtas.”
	A	Eleição da amostra de rede de relacionamento (primeira etapa).
	B	Coleta de indicadores (segunda etapa).
Você acertou!
De acordo com Jante Knapik (2011, p. 178)
	C	Associação das competências aos indicadores. (quarta etapa).
	D	Validação (quinta etapa).
Questão 5/5
GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES
Assinale a alternativa correta:
É sabido que existem várias ferramentas que auxiliam no processo de seleção de um novo funcionário, tais como: entrevistas, provas, avaliação psicológica e dinâmicas de grupo.
No caso da dinâmica de grupo, existem as dinâmicas de grupo tradicional e as por competência. 
As dinâmicas de grupo por competência diferem muito das tradicionais?
	A	Na dinâmica tradicional, avalia-se um candidato em relação ao comportamento dos outros, enquanto que na dinâmica por competência, avalia-se a competência individual, sem se preocupar com os demais.
	B	Na dinâmica por competência, só participam candidatos pré-selecionados na entrevista pessoal, enquanto que na tradicional, todos os candidatos inscritos participam e, se forem bem avaliados, continuam no processo.
	C	A diferença é que as observações feitas durante a dinâmica devem estar relacionadas ao perfil de competências desejado para o cargo, no restante, são similares à tradicional.
Você acertou!
De acordo com Janete Knapik (2011, p. 215)
	D	Na dinâmica tradicional, as observações devem ser feitas em relação ao que o cargo exige, ou seja, avalia-se o candidato em todos os aspectos possíveis, enquanto que na dinâmica por competência, apenas se o mesmo atende as exigências do cargo.
Questão 4/5
GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES
De acordo com o que confirmam Fleury e Fleury (2004), citado pela autora no livro da disciplina, as estratégias competitivas, baseadas nas competências, são classificadas em três categorias, de acordo com sua aplicabilidade. 
Analise o parágrafo abaixo e assinale a alternativa correta que responde a qual das categorias ele pertence: 
“São usadas por empresas que têm a operação como competência essencial, oferecendo produtos que otimizem a qualidade e o preço”.
	A	Estratégias para empresas que têm orientação para o cliente.
	B	Estratégias para empresas que têm competências individuais.
	C	Estratégias para empresas que buscam excelência operacional.
Você acertou!
De acordo com Janete Knapik (2011, p. 168)
	D	Estratégias para empresas que possuem produtos inovadores.

Outros materiais