Buscar

AULA 06 - Sist. Digetorio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DIGESTIVO
Profª. Manuela Andrade
DIGESTÃO
É o processo de transformar os alimentos em formas possíveis de serem absorvidas pelo organismo. Ele é composto pelo canal alimentar ou tubo digestivo e por várias glândulas anexas.
FUNÇÃO SD
Obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para locomoção, reprodução e demais funções.
CANAL ALIMENTAR
Se estende da boca ao ânus e é um tubo contínuo de aproximadamente 9 metros de comprimento. Atravessa a cavidade torácica e entra na cavidade abdominal no nível do diafragma.
CANAL ALIMENTAR
Cavidade oral
Faringe
Esôfago 
Estômago 
Intestino delgado 
Intestino grosso
Dividida em duas partes: o vestíbulo da boca e a cavidade própria da boca. 
O teto da cavidade: palato duro e palato mole
Palato Duro: maxilas e palatinos
Palato Mole: úvula palatina, arco palatoglosso (anteriormente) e arco palatofaríngeo (posterior) 
Fossa Tonsilar – Tonsila Palatina.
 
CAVIDADE ORAL
A cavidade oral se comunica com o meio externo através de uma abertura chamada de rima da boca, que é a fenda existente entre os lábios superior e inferior. 
CAVIDADE ORAL
FARINGE
É um tubo muscular associado a dois sistemas: respiratório e digestivo, situando-se posteriormente à cavidade nasal, oral e à laringe. Em função da sua localização e das relações estabelecidas com essas cavidades, ela é dividida em três partes: parte nasal, parte oral e parte laríngea.
Laringe. Corte mediano. Epiglote na respiração.
Laringe. Corte mediano. Epiglote na deglutição.
Deglutição X Respiração
ar
Ádito da laringe
ar
ESÔFAGO
É a porção do canal alimentar que conecta a faringe ao estômago. É um órgão tubular colapsado, com aproximadamente 25 cm de comprimento, que tem origem no nível da laringe e se coloca posteriormente à traquéia. Possui três partes: parte cervical, parte torácica e parte abdominal.
ESÔFAGO TORÁCICO
 É um órgão oco, com paredes estratificadas, e que pode ser visto como uma dilatação do canal alimentar que se segue ao esôfago e é continuado pelo intestino delgado. Localiza-se abaixo do diafragma, com sua maior porção à esquerda do plano mediano. É o órgão responsável pela mistura mecânica do alimento com as secreções gástricas para a formação do quimo, que será conduzido para o intestino delgado.
ESTÔMAGO
DIVISÕES,VASOS E MUCOSA DO ESTÔMAGO
 É a porção do canal alimentar entre o estômago e o intestino grosso. Possui aproximadamente 3 m de comprimento e 2,4 cm de largura no indivíduo vivo. É o principal local de absorção de nutrientes. Está dividido em três partes: o duodeno, o jejuno e o íleo.
INTESTINO DELGADO
INTESTINO GROSSO
O intestino grosso apresenta em média 1,5 m de comprimento e 6,5 cm de diâmetro. Constitui a porção final do canal alimentar e está subdividido em: ceco, colo ascendente, colo transverso, colo descendente, colo sigmoide, reto e canal anal. O intestino grosso tem pequena ou nenhuma função digestiva, mas absorve a água e eletrólitos do quimo restante. Além disso, atua na formação, no armazenamento e na eliminação das fezes do corpo. 
ÓRGÃOS ANEXOS
 
 São estruturas rígidas, esbranquiçadas, implantadas em cavidades da maxila e da mandíbula. No adulto existem 32 dentes (8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares). 
DENTES
LÍNGUA
É um órgão anexo muscular que exerce importantes funções na mastigação, na deglutição, na gustação e na articulação da palavra.
LÍNGUA
São responsáveis pela produção da saliva que funciona como solvente, limpando os dentes e dissolvendo as moléculas de alimento de forma que possam ser degustadas. 
As glândulas salivares maiores (extrínsecas) são as glândulas: parótida, submandibular e sublingual. 
Existem as glândulas salivares menores (labiais, da bochecha, molares, palatinas e linguais) que estão presentes nas túnicas mucosas do palato e da cavidade oral.
GLÂNDULAS SALIVARES
FÍGADO
Características: É o maior órgão interno do corpo, pesando aproximadamente 1,3 kg em um adulto. 
Localização: imediatamente abaixo do diafragma e à direita, embora uma pequena porção ocupe também a metade esquerda do abdome. 
29
Desempenha importante papel nas atividades vitais do organismo;
Metabolismo dos carboidratos (armazenamento e liberação de glicose);
Processamento de drogas e hormônios;
Destruição das células sanguíneas desgastadas e bactérias;
Emulsificação da gordura durante o processo de digestão através da secreção da bile. 
Armazenamento de vitaminas (A, B12, D, E e K) e minerais (ferro e o cobre);
Regulação do volume sanguíneo;
Ação antitóxica contra substâncias nocivas ao organismo como o álcool, a cafeína e gorduras.
FÍGADO - Funções
VISTA ANTERIOR
VISTA VISCERAL
VESÍCULA BILIAR
É um órgão sacular fixo à face inferior do fígado. Esse órgão armazena e concentra a bile produzida pelo fígado.
 
PÂNCREAS
Depois do fígado, é a glândula anexa mais volumosa do sistema digestivo. É uma glândula mista porque apresenta funções endócrina e exócrina. 
PÂNCREAS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes