Buscar

Seminário sobre pimentas

Prévia do material em texto

O que é uma pimenta?
É o fruto do gênero Capsicum, que foi nomeado e definido por J.P.Tournefort em 1700, ainda sim é um grupo bastante variado de plantas. Não apenas o nome espanhol pimentão é motivo de discussão, mas as características definidoras desse gênero ainda estão sendo debatidas. No entanto, existem algumas coisas sobre as quais todos concordam. Para começar, uma pimenta Capsicum não está relacionado com seu homônimo, pimenta do reino, que é a semente da videira lenhosa nativa da Índia, Piper nignum.
Origem e Descoberta
A confusão se originou há mais de quinhentos anos atrás, com Cristóvão Colombo, cuja busca de pimenta preta e outras especiarias, sob os auspícios das cabeças coroadas da Espanha, levou-o a velejar para o oeste das Ilhas Canárias espanholas em sua tentativa de chegar ao Arquipélago do Leste Indiano e na Índia a partir de especiarias de onde veio. Se bem sucedida, a nova rota teria quebrado o monopólio muçulmano do comércio de especiarias. Quando ele chegou às ilhas do Caribe, estava tão certo de que tinha alcançado o seu objetivo, que chamou as ilhas das Índias, os nativos índios, e sua pungente, tempero vermelho pimentão após a pimienta para o qual ele estava procurando. Mais tarde outros exploradores espanhóis aumentaram a confusão quando também nomearam de uma segunda relacionada indígena americana tempero, de Pimienta. Era a pimenta da Jamaica, Pimenta dioica, da família murta.
Antes da descoberta das Américas, os europeus também tinham usado outro tempero picante conhecido como Guiné ou pimenta ginnie, Aframomum melegueta, que veio de Guiné, na África Ocidental. Foi conhecida como "grão do paraíso" ou pimenta malagueta que, juntamente com sua família, o cardamomo, é um membro da família do gengibre. Logo após a descoberta do Espanhol, o Português adquiriu o novo tropical, pungente, "pimento" a partir do "Novo Mundo" e o apresentou às suas bases no oeste Africano tropicais, onde floresceram.
Os nativos que já estavam acostumados com especiarias picantes, apaixonaram-se com as novas, vagens Capsicum. Em 1535, o primeiro Português trouxe aqueles “pimentos” para o Brasil com os escravos africanos, que não podiam comer sem eles. O novo tempero picante não só largamente suplantado como a pimenta nativa malagueta, mas também adotou o seu nome comum - pimenta "Ginnie". As pimentas caiena tipo chili peppers ou "Ginnie" pimentas foram as primeiras a serem introduzidas na Índia e no Extremo Oriente.
Se ele não está relacionado com a pimenta da Índia, o que é um Capsicum? O gênero Capsicum é um membro da família Solanaceae, juntamente com batatas, tabaco, petúnias, e outros. Milhares de anos atrás, alguns índios americanos tropicais domesticaram uma Capsicum nativa em uma grande variedade de plantas com frutos de fogo que crescem a partir do nível do mar até uma altitude de 10 mil pés, porém são mortos por congelamento. As pimentas originais eram provenientes de herbácea perene para vidreiras lenhosas nativas da América tropical. Hoje, os criadores desenvolveram variedades anuais que podem ser cultivadas em áreas sujeitas a geadas.
Ainda não há acordo entre os estudiosos quanto ao seu exato local de origem - ou em algum lugar na região central da Bolívia ou sudoeste do Brasil. Algumas pimentas teriam sido levadas por pássaros para outras partes da América do Sul e Central muito antes dos humanos migrarem pelo Estreito de Bering para a América, e antes da migração humana chegar à Mesoamérica (Oriente ou na América Central). Esse tempero indígena também havia sido levado por pássaros e os americanos nativos da Mesoamérica ao longo do Caribe antes da conexão colombiana, que começou em 1492. Os indígenas pré-colombianos também tinham domesticado as quatro de cinco espécies de pimenta que são cultivadas hoje, e novas espécies não têm sido desenvolvidos desde aquela época.
Todas as espécies de pimenta selvagens têm certas características: 
Comuns: pequenos pungentes, frutas vermelhas que podem ser redondas, alongadas ou cônicas e está ligado à planta em posição ereta. As sementes dos frutos decíduos são dispersas por aves que não são afetados pela pungência. Flores selvagens Capsicum têm um estilo de estigma de rolamento que se estende além das anteras para facilitar a polinização por insetos. Cultivares domesticadas têm estilos curtos que promovem a autopolinização. Quando os seres humanos começaram a cultivar as plantas Capsicum, inconscientemente ou talvez até mesmo conscientemente, selecionavam as sementes a partir das frutas mais difíceis de remover do cálice de modo que as aves não poderiam nem arrancá-los, assim, mantendo-se ligado até a colheita. Eles também descobriram que a pimenta que pendiam e estavam escondidas entre as folhas, eram mais difíceis para as aves famintas de recolher. Consequentemente, fruto pendente tornou-se mais desejável e hoje pimentas mais domesticadas têm fruto pendente em vez de ereta. Apenas foram selecionados frutos maiores e maiores, o tamanho e peso aumentaram, o que causou a pimenta independente. O fruto, a parte mais valorizada da planta para os seres humanos, foi alterado por meio da seleção do produtor para as características desejadas. Todos as pimentas leves e doces são pungentes – gastam a boca.
Os resultados desta pungência e a presença de um grupo de compostos estreitamente relacionados com alcaloides são únicos no reino vegetal.
As pimentas são ingredientes importantes na gastronomia de muitos países e estão disponíveis em diversos tamanhos, cores e níveis de ardência. A capsaicina é o composto que torna a pimenta ardida, e é mais poderosa nas partes brancas interiores da pimenta. Em geral, as pimentas mais picantes são as de tamanho menor.
É importante tomar precauções ao manusear pimentas: usar luvas, lavar as superfícies de corte e as facas, evitar o contato com partes sensíveis do corpo, como os olhos.
 As pimentas podem ser encontradas frescas em conserva, desidratadas (inteiras, em flocos e moídas) e defumadas. Frequentemente, as pimentas desidratadas e/ou defumadas recebem um nome diferente daquele pelos quais são conhecidas quando estão frescas (por exemplo, chipotles).
Ao selecionar, é importante procurar por pimentas firmes e pesadas, com pele consistente e brilhante, sem machucados ou franzidos. A polpa deve ser relativamente grossa e crocante.
Informações Nutricionais
Capsicums não são apenas bons, no uso culinário; mas na saúde também. Nutricionalmente, pimentas são um “plus” na dieta. Eles contêm mais vitamina A que qualquer outra planta de alimentos, pois eles também são uma excelente fonte de vitamina C e as vitaminas do complexo B. Uma jalapeño contém mais vitamina A e C que 3 laranjas médias. Pimenta também contêm quantidades significativas de magnésio, ferro, tiamina, riboflavina e niacina. Apesar de pimentas não serem consumidas em grandes quantidades, em pequenas quantidades já são importantes, pois as dietas tradicionais fornecem apenas vitaminas marginais. 
A vitamina C é um nutriente muito instável. É prontamente destruída através de exposição ao oxigénio do ar, através de secagem, por meio de aquecimento, e é solúvel em água. Em outras palavras, o cozimento é muito prejudicial para ele. Mantenha pimentas cortadas ou descascadas e bem cobertas para evitar o contato com o oxigênio. Não permita exposição à água por mais de miea hora. No entanto, cozidos e enlatados de pimenta verde retêm consideravelmente a vitamina C. Como a vitamina C diminui com a maturidade, as pimentas verdes são mais elevadas em vitamina C do que pimentas vermelhas maduras. A vitamina A é justamente o oposto, porque aumenta à medida que o fruto amadurece e seca. Além disso, a exposição ao oxigénio não destrói a vitamina A, e é muito estável durante o processo de cozimento e preservação.
Sementes de pimentão, como todas as sementes, têm algumas proteínas e de gordura (óleo), embora sejam principalmente carboidratos. Há também um pouco de manganês e de cobre, mas caso contrário eles adicionam pouco, nutricionalmente . Na Anglo-Américasão tradicionalmente removidos, mas em outros países a remoção raramente é habitual - especialmente nas pequenas “Chili Peppers”. Remoção de sementes de pimentas frescas pimentão verde ou vermelho reduz a pungência, em certa medida, porque as sementes absorvem capsaicina (CAPS) a partir da parede da placenta, onde se encontram ligados. Sementes de pimenta que são grandes quando maduras (tipos de 'New mexicano do Chile) se tornam lenhosas na textura quando secas. Alguns acham que a textura indesejável, no entanto, pode se moê-los para dar um sabor de noz de molhos (por exemplo, chile cascavel ) . Graus mais elevados de páprica e pimenta flocos tiveram as sementes e veias retiradas antes da trituração. 
Estudos descobriram que a ingestão de pimenta e algumas outras especiarias pungentes causam o aumento da taxa metabólica. Esse efeito térmico induzido por dieta requer seis gramas de pimenta ou um pungente de molho de pimenta (por exemplo, Tabasco Molho de Pimenta), combinada com 3 gramas de mostarda preparada para queimar uma média de 45 calorias em três horas. Preparar a mistura picante e colocá-lo em um pequeno frasco com uma tampa de rosca. Tomar uma colher de chá cerca de 30 minutos antes de cada refeição.
Estudos científicos em anos recentes relataram que os atributos nutricionais e médicos de conscientização têm aumentado. O nosso vocabulário diário agora inclui termos como baixa caloria, baixo colesterol, carboidratos complexos, ricos em fibras, baixo teor de sódio, óleos insaturados, e baixo teor de gordura, e os produtores e processadores de alimentos têm respondido à demanda do público, proporcionando para essas necessidades nutricionais. Uma mudança no estilo tradicional da comida americana é vital para uma boa saúde. Capsicums estão na linha com estas restrições alimentares e ao mesmo tempo o seu sabor característico acrescenta entusiasmo para outra forma branda, sem creme, sem gordura, sem sal , sem açúcar na refeição.
ANDREWS, JEAN. The Peppers Cookbook: 200 Recipes From the Pepper Lady’s Kitchen. University of North Texas Press. 2005.
A Capsaicina
Pimenta é a única “fábrica” no mundo que tem a capsaicina, daí o nome. É um grupo exclusivo de boca-aquecimento alcalóides do tipo amida contendo uma pequena sensação de queimação associados com a pimenta, agindo diretamente sobre os receptores de dor na boca e na garganta. Estes elementos estão presentes em outras plantas pungentes utilizados para especiarias como gengibre e pimenta preta. Por algum tempo, acreditava-se que a capsaicina possuía somente um princípio ativo. Mas recentemente, estudos têm acrescentado outros compostos de um grupo forte de que a capsaicina é a parte mais importante. Três destes componentes capsaicinóides provocam a sensação de "aguda rápido" na parte de trás da garganta, e os outros dois provocar uma longa, baixa intensidade mordida na língua e no palato médio. Diferenças nas proporções em que estes compostos podem ser responsáveis ​​para a característica "queima" das diferentes cultivares de Capsicum. Em ambos os órgãos que segregam estes alcalóides pungentes está localizada na placenta em que as sementes estão ligadas juntamente com o septo (costelas ou veias), que é a parte da placenta. As sementes contêm apenas uma baixa concentração de CAPS. 
A resposta a alguns aditivos em alimentos utilizados em níveis ideais é a sua percepção na boca tão quente de dar água na boca, que é comumente referido como quente, picadas, irritação, afiado, cáustico, amargo, morder, ardente. V.S. Govindarajan, analista sensorial e autoridade Capsicum da Índia, insiste que a resposta fina deve ser definido pelo termo "pungência" em vez de outras conotações menos desejáveis ​​usados ​​rotineiramente. Ele também sugere que a pungência é atribuída à característica gustativa dos alimentos como doce, azedo, amargo, salino, adstringente, ou alcalino. O conteúdo CAPS é influenciado pelas condições de crescimento das plantas, a idade do fruto, e poderia ser específico variedade. A quantidade de conteúdo de CAPS começa a aumentar na fruta no décimo primeiro dia após o início, tornando-se detectável quando a fruta possui quatro semanas de idade. Ele alcançam seu pico apenas antes do vencimento, em seguida, cai um pouco na fase de maturação. Seu conteúdo é máximo, quando seco.
A capsaicina é difícil de detectar por meio de testes químicos. Ele tem praticamente nenhum odor ou sabor, mas uma gota de uma solução contendo uma parte em 1/100 mil provoca uma queimadura persistente na língua. CAPS é oito vezes mais pungente do que a piperina na pimenta do reino, mas ao contrário da pimenta preta, que inibe todos os gostos , CAPS apenas obstrui a percepção de azedo e amargo. Não prejudica o nosso discernimento de outras características gustativas do alimento. Na cozinha, deve-se provar uma pequena porção para estimar a pungência e ajustar o uso de acordo. 
CAPS ativa os sistemas defensivo e digestivo, agindo como irritação para as membranas gastrointestinais orais. A irritação aumenta o fluxo de saliva e os ácidos gástricos. CAPS também faz com que o pescoço, face, e na frente do peito comecem a suar em uma reflexiva resposta a queimação na boca.
Existem várias maneiras para “apagar” o fogo. CAPS não solúvel em água. Nenhuma quantidade de água vai acabar com a ardência. No entanto, a água fria dá um alívio temporário, alterando a temperatura da superfície. Em 1984, a descoberta da adição de uma pequena quantidade de cloro ou de amoníaco ionizado no composto de CAPS, transformava-o em um sal solúvel. No entanto, como muitos compostos orgânicos, CAPS é solúvel no álcool. Novamente, isto funciona na pele, mas o cuidado deve ser observado quando beber.
Queima oral também pode ser aliviada pela semelhante à ação de um detergente, quebrando assim, o vínculo que o CAPS havia formado com os receptores de dor na boca. Leite e iogurte são grandes fontes disponíveis de caseína. É a caseína, e não a gordura no leite que faz o trabalho. Portanto, manteiga e queijo não têm o mesmo efeito. CAPS ou a sensação de queimação produzida por ele está provando ser uma alternativa não habitual às drogas viciantes usadas ​​para controlar a dor. 
Benefícios no Tratamento de Doenças
Pesquisas indicam que as pimentas são excelentes no combate as cefaleias, dores de dente, aumentam a taxa metabólica e até queimam calorias. 
Antiflatulência
Estimulam a circulação no estômago, favorecendo a cicatrização de feridas (úlcera), desde que outras medidas alimentares sejam aplicadas em conjunto.
Artrite
A capsaicina diminui os níveis de necrose tumoral alfa, relacionado a inflamações.
Baixa imunidade
A pimenta tem sido aplicada em diversas partes do mundo no combate ao vírus HIV, com resultados promissores.
Câncer
Pesquisas nos Estados Unidos revelam que a capsaicina possui a capacidade de inibir o crescimento de células de tumor maligno na próstata, sem causar toxicidade. Já em Taiwan, os médicos observaram a morte de células cancerosas do esôfago.
Catarata e Mal de Alzheimer
Por ser antioxidante, rica em flavonoides e vitamina C, a pimenta pode reduzir o risco de doenças crônicas; removendo as substâncias tóxicas que vêm da alimentação e poluição.
Circulação e Coração
Seus componentes anticoagulantes ajudam na desobstrução dos vasos sanguíneos.
Depressão
Aumenta a liberação de noradrenalina e adrenalina responsáveis pelo sistema de alerta, associado também à melhora do ânimo em pacientes deprimidos.
Diabetes
A ingestão de pimenta regularmente durante as refeições diminui a taxa glicêmica. 
Enxaqueca
Capsaicina provoca a liberação de endorfinas.
Feridas Abertas
Colocar o pó da pimenta diretamente sobre a pele machucada ajuda, pois é antisséptica, analgésica, cicatrizante e anti–hemorrágica.
Infecções
Poder bacteriostático e de defesa, estimulando a recuperação imunológica.
Obesidade
Algumas pesquisas revelam que a pimenta pode ser uma aliada no combate á obesidade. Conforme pesquisa, a pimenta derreteria os estoques de energia acumulados em formade gordura corporal. Graças á “capsaicina”, substância presente na parte mais esbranquiçada, onde ficam as sementes.
A pimenta vermelha, durante as refeições, proporciona ação no Sistema Nervoso com respectivo aumento da liberação de catecolaminas, reduzindo o apetite e a ingestão de calorias, proteínas e gorduras nas refeições seguintes. Pesquisas indicam que cada grama queima 45 calorias.
Reumatismo, Artrite e Artrose
Recomenda–se a aplicação de compressas quentes ou frias nas articulações, feitas com 250 gramas de pimenta vermelha triturada e misturada a uma pasta de purê de inhame. 
Pressão alta
Ajuda a regularizar a pressão arterial, por possuir propriedades vasodilatadoras.
Tipos de Pimenta
Anaheim/Califórnia
Longa, estreita, se afina para a ponta; verde; sabor adocicado suave; as vermelhas são chamadas Colorado; também estão disponíveis desidratadas, quando são chamadas Marisol.
Usos: Em molhos de tomate, recheadas.
Poblano
Grande; forma achatada, afinando-se na ponta; 10 cm a 12,5cm de comprimento, 7,5cm de largura; verde escura, algumas vezes com matizes pretos; sabor suave; também disponível desidratada, com o nome ancho ou mulato.
Usos: Recheada, como em chiles rellenos.
Fresno
Pequena a média, alongando-se na ponta; 5cm a 7,5cm de comprimento; verde escura ou vermelha; pode ir de suave a ardência média.
Usos: Em arroz, saladas, molhos, molhos de tomate.
Jalapeño
Pequena a média, afinando-se na ponta; 5 cm de comprimento, 2 cm de largura; verde escura ou vermelha; pode ir de picante a muito picante; disponível enlatada e em vidros; as defumadas e desidratadas são chamadas chipotle.
Usos: Em arroz, saladas, molhos e molho de tomate, recheada.
Serrano
Pequena, descarnada; 3,8 cm de comprimento; verde escura a vermelha; muito picante; também disponível enlatada em óleo, ou em picles; desidratada, inteira ou em pó, é chamada de chile seco.
Tailandesa
Pequena, delgada; 2,5cm de comprimento, 0,5 cm de largura; de verde a vermelha; muito picante; também disponível desidratada, quando é chamada bird.
Usos: Em molhos e stir-fries.
Habanero
Pequena; forma de lanterna; a cor vai de verde clara a laranja; extremamente picante; uma variedade semelhante é a Scotch Bonnet; também disponível desidratada.
Usos: Em molhos, mistura de temperos de carne, condimentos engarrafados.
Manzana
Sementes pretas em uma vagem que se destaca de polpa; disponível nas cores vermelha, amarela e verde; em geral, 3,5cm a 5cm de comprimento; sua ardência é similar à de habanero.
Pimentas secas
Páprica doce e picante
Condimento em pó feito a partir de pimentas vermelhas de tamanho médio. A versão doce é feita com pimentas doces (não-picantes, e não açucaradas), e a picante com uma variedade mais picante. É usada na culinária húngara em ensopados (goulash), mas também é bastante versátil para ser usada em outros pratos. Na versão picante, pode substituir pimenta vermelha moída.
Pimenta calabresa
Conhecida na Itália como peperoncino, tem múltiplos usos – basta gostar de pimenta (spaghetti com alho, óleo e peperoncino). Pode ser vendida seca inteira ou em flocos.
Pimenta síria
É uma mistura de pimenta da Jamaica, canela e pimenta do reino. Usada na culinária árabe em quibes, esfihas e muitos outros pratos.
Pimenta vermelha em flocos
Pimenta dedo de moça seca e flocada, que, assim como a pimenta calabresa e diferentemente das outras, dura mais quando seca. Pode ser usada em qualquer prato que sequer pimenta (comida baiana, mexicana, etc.), como substituto da pimenta fresca.
Pimenta do reino
São grãos verdes que secados ao sol ficam pretos. Além do sabor picante, ela traz notas amadeiradas e perfumes que lembram o incenso. Usada no dia a dia da cozinha, a versão em pó permite uma infinidade de usos. É uma opção mais leve às pimentas vermelhas, porém, é mais nociva à saúde. A pimenta do reino é mais aromática, mas perde o aroma e o sabor rapidamente, em especial se deixada destampada (uma boa dica é conservar em geladeira). A melhor opção é comprá-la em grãos e manter num pimenteiro, para ser moída na hora de usar. Também pode ser usada em grãos inteiros em ensopados e caldos, e moída grosseiramente para o steak au poivre.
A pimenta do reino branca é uma versão da mesma espécie colhida num estágio diferente. Não tem uso obrigatório, é mais uma questão de gosto – diferente do da pimenta do reino preta. Recomenda-se o uso em peixes mais para evitar-se os pontinhos pretos que ficam quando se usa a pimenta do reino preta.
Pimenta da Jamaica
Baga seca, não madura, do tamanho de uma ervilha; vermelho escura com um toque de marrom; tem sabor de canela, noz moscada e cravo da índia; disponível inteira ou moída.
Usos culinários: Braseados, recheios, peixes, picles, sobremesas.
Pimenta de caiena
Baga de fruta madura do Capscicum frutescens; vermelho viva, forte, picante, disponível fresca ou desidratada.
Uso culinário: Molhos, sopas, carnes, peixes, aves.
Pimenta verde
Bagas macias, não maduras; sabor suave, levemente azedo; semelhante a alcaparras; disponível congelada a vácuo ou conservada em vinagre ou salmoura.
Usos: Realçador de sabor, tempero.
Pimenta rosa
Baga seca da aroeirinha; cor de rosa; pungente; levemente adocicada; cara; disponível congelada a vácuo ou conservada em salmoura ou água.
Usos: Tempero de pratos de carne e peixe, molhos.
Tsé-chuan pimenta anis/pimenta chinesa
Baga seca da tamanqueira; parece-se com a pimenta do reino; contém uma pequena semente; sabor quente, picante; disponível inteira ou em pó.
Usos: Popular nas culinárias chinesas e província Tsé-chuan e Hunan.
Pimenta branca
Grão maduro com a pele externa removida; cor bege; sabor suave; disponível como grãos inteiros, moída grosseiramente ou em pó.
Usos: Tempero de molhos e alimentos de cor clara.
Ardência da Pimenta
Escala de Scoville
Em 1912 um químico chamado Wilbur Scoville que trabalhava para a companhia farmacêutica Parker Davis desenvolveu um método para medir o nível de "calor" das pimentas. O teste foi chamado depois de, "Scoville Organoleptic Test".
No teste original, Wilbur misturou pimentas puras moídas com açúcar e água. Provadores ingeriam a solução em concentrações crescentemente diluídas, até que alcançar o ponto em que o líquido já não queimava a boca. Um número foi então dado a cada pimenta, baseado em quanto precisou ser diluída até que eles já não pudessem provar (sentir) o calor. É um procedimento de diluição subjetivo, levando em conta o gosto.
A ardência (ou fator de calor) das pimentas é medida em múltiplos de 100 unidades. 
	NOME
	UNIDADE SCOVILLE
	° ARDÊNCIA
	Trinidad Scorpion (Pimenta Trinidad Scorpion)
	1.000.0000 - 2.000.000
	9
	Bhut Jolokia
	500.000 - 1.000.0000
	8
	Bhut Jolokia Chocolate
	500.000 - 1.000.0000
	8
	ChilliPepperPete Naga
	500.000 - 1.000.0000
	8
	Infinity Chilli (Pimenta Infinity)
	500.000 - 1.000.0000
	8
	Naga Viper Chilli (Pimenta Naga Viper)
	500.000 - 1.000.0000
	8
	Habanero (Pimenta Habanero)
	100.000 - 500.000
	8
	Red Savina (Pimenta Red Savina)
	100.000 - 500.000
	8
	Scotch Bonnet (Pimenta Scotch Bonnet)
	100.000 - 500.000
	8
	Malagueta (Pimenta Malagueta)
	50.000 - 100.000
	7
	Murupi (Pimenta Murupi)
	50.000 - 100.000
	7
	Rocoto (Pimenta Rocoto)
	50.000 - 100.000
	7
	Tepin, Piquin, Pequin
	50.000 - 100.000
	7
	Cayenne ( Caienne, Caiene, Caienna, Caiena)
	30.000 - 50.000
	6
	Cumari ( Cumari Verdadeira, Comari, Cumbari, Comari Verdadeira )
	30.000 - 50.000
	6
	Tabasco (Pimenta Tabasco)
	30.000 - 50.000
	6
	Thai (Pimenta Thai)
	30.000 - 50.000
	6
	Bode (Pimenta Bode, Pimenta de Bode)
	15.000 - 30.000
	5
	De Arból (Pimenta De Arból)
	15.000 - 30.000
	5
	Pitanga (Pimenta Pitanga)
	15.000 - 30.000
	5
	Aji Amarillo
	5.000 - 15.000
	5
	Dutch Red ( Pimenta Holandesa Vermelha)
	5.000 - 15.000
	5
	Jalapeño (Pimenta Jalapeño)
	5.000 - 15.000
	5
	Serrano (Pimenta Serrano)
	5.000 - 15.000
	5
	Pimiento de Padrón
	2.500 - 5.0004
	Cascabel (Pimenta Cascabel, Aji Cascabel)
	1.500 - 2.500
	3
	Dedo-de-Moça (Pimenta Dedo-de-Moça, Chifre de Veado, Pimenta Vermelha, Calabresa)
	1.000 - 1.500
	2
	Poblano (Ancho, Dolmalik)
	1.000 - 1.500
	2
	Brinco de Princesa (Brinco-de-Princesa)
	500 - 1.000
	1
	Cebolinha (Pimenta Cebolinha, Pimenta-Cebola)
	500 - 1.000
	1
	New Mexican ( Anaheim, California )
	500 - 1.000
	1
	Peperoncini ( Friggitello, Peperone, Peperoncino, Pimenta Doce )
	100 - 500
	1
	Biquinho (Pimenta-de-Biquinho, Pimenta Biquinho)
	500 - 1.000
	0
	Feher Ozon Paprika
	100 - 500
	0
	Aleppo
	10 - 100
	0
	Cubanelle (Pimenta Cubanelle)
	0
	0
	Pimentão
	0
	0
http://www.pimentasonline.com/pimentas

Outros materiais