Buscar

RESENHA ECONOMIA POLÍTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resenha sobre o capítulo 4 do texto “Desemprego e mercado de trabalho” 
Antes de focarmos especificamente nos conceitos que são abordados no texto é importante que façamos uma reflexão sobre o que é o mercado de trabalho e alguns aspectos que o abrangem. 
Quando falamos em mercado de trabalho, nos referimos a um espaço de relações sociais, mais especificamente, de relações de troca entre compradores e vendedores de força de trabalho. Relação social essa que denominada de relação salarial, tornou-se a base fundamental das relações de trabalho nas sociedades capitalistas, pressupondo a expansão das relações mercantis.
Segundo Claus Offe, o mercado de trabalho cumpre uma dupla função:
 1) alocar as capacidades de trabalho no sistema produtivo; 
2) garantir o acesso dos trabalhadores a uma remuneração para assegurar sua reprodução social. - Para Offe, a força de trabalho é uma mercadoria fictícia, pois não apresenta as mesmas características das demais mercadorias, isto é, não pode ser PRODUZIDA, ESTOCADA e OFERTADA como as demais mercadorias, através de cálculos estratégicos, segundo as condições de mercado.
Offe identifica uma dupla desigualdade no mercado de trabalho: 
1) A desigualdade entre ofertantes (empregados) e demandantes (empregadores) de força de trabalho; 
2) A desigualdade entre a própria categoria de ofertantes, os trabalhadores, diferenciados numa hierarquia em termos de formação e qualificação (características adquiridas) e em termos de sexo, idade, etnia (características adscritícias, fixas => Requisitos não exclusivamente econômicos => As relações econômicas constituídas por relações sociais).
O texto nos trás algumas abordagens, tais como: 
• Produto Potencial – Aquele que pode ser alcançado e sustentado quando se usa eficiente e plenamente os fatores de produção ao longo do tempo. É um conceito teórico que pode ser estimado levando-se em consideração principalmente aspectos populacionais, a evolução da produtividade e dos ganhos tecnológicos e o crescimento do estoque do capital. 
•Hiato de Produto – É a diferença ente o PIB potencial e o PIB efetivo.
•Desemprego - Quando o hiato do produto é elevado, significa que parte dos fatores de produção está sendo subutilizada, ou seja, deve existir desemprego de alguns fatores. 
•PEA/PIA – População em idade ativa (PIA) pode ser definida através a partir da população residente em um país, população essa com mais de 15 anos. População Economicamente ativa (PEA) é a população ativa integrada ao mercado de trabalho, e a população ativa não integrada ao mercado de trabalho.
•Taxa de desemprego –Definida como sendo a relação entre o número de desempregados e a população economicamente ativa.
•Taxa de participação da força de trabalho = PEA/PIA –Que vem a ser a relação entre a população economicamente ativa e a população em idade ativa. 
•Lei de Okum – Relação entre o hiato do produto e a taxa de desemprego. 
• Tipos de desemprego – 1) Cíclico ou conjuntural: devido a condições recessivas na economia. 2) Friccional: Decorrente do tempo necessário para que o mercado de trabalho se ajuste. 3) Estrutural: Decorrente de mudanças estruturais em certos setores da economia que eliminam empregos, sem que haja, ao mesmo tempo, a criação de novos empregos em outros setores. 
• Pleno Emprego – Refere-se ao uso eficiente da totalidade dos recursos produtivos, descontada uma taxa natural de desemprego. 
• Taxa natura de desemprego –É aquela compatível com o pleno emprego, e ocorre devido ao desemprego friccional e estrutural, não sendo devida ao ciclo de negócios.
• Precarização do Emprego –Segundo o texto, o crescimento da população ocupada sem carteira e conta própria indica uma tendência de precarização das condições de emprego, pois tais pessoas possuem uma proteção social muito inferior ao setor formal ou registrado do mercado de trabalho etc, onde temos a economia informal – atividades que não respeitam as regras institucionais impostas na sociedade, especialmente as legislações ficais trabalhistas- e a economia submersa – inclui atividades ilegais, como tráfico, contrabando e etc- como exemplo.

Outros materiais