Buscar

Comunicação Empresarial Administração da Produção e Serviços APOL 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina(s): Comunicação Empresarial - Administração da Produção e Serviços
	
	
	
	
	
	
Questão 1/5
A imagem corporativa define como uma empresa se parece, como ela é percebida, ao contrário da identidade corporativa que define o que a empresa é. Muitas empresas investem tempo e recursos para influenciar na opinião que os consumidores deixarão sobre os serviços oferecidos pela empresa e pelo próprio negócio. Esse processo de cultivo de relações positivas não se estende apenas  à interação com os consumidores, mas também à interação permanente com os meios de comunicação, sindicatos, associações industriais e outras entidades que tem um impacto direto e indireto sobre a opinião pública.
De acordo com as informações disponibilizadas no roteiro de estudos, assinale a alternativa que corresponde ao principal objetivo da imagem corporativa em junção com a comunicação.
	
	A
	Quando tratamos de imagem corporativa, verificamos como a comunicação está relacionada á eficácia e ao planejamento de uma empresa. As empresas devem investir em comunicação para serem bem informadas e para informar sobre suas atuações, produtos e serviços à opinião pública e ao seu público específico e interno.
AULA 5. ROTEIRO DE ESTUDOS. PG. 1
	
	B
	A imagem da empresa pode ser entendida como uma visão subjetiva da realidade objetiva, desde que a empresa cumpra com suas obrigações, a imagem corporativa deixa de ser importante, uma vez que clientes não são fiéis e não fazem desse fator um diferencial de escolha.
	
	C
	A empresa deve fazer muitos investimentos para que sua imagem nunca seja comprometida, quando isso acontece é muito importante que “problemas” não cheguem ao conhecimento da sociedade, uma vez que o objetivo da empresa é vender e obter lucros.
	
	D
	A imagem corporativa é algo que pode muito bem ser elaborado e trabalhado por um bom profissional da área, clientes, fornecedores e sociedade acabam focando em outros interesses como o preço e as condições de pagamento, deixando assim de lado questões atreladas à imagem da empresa, se ela é negativa ou positiva.
Questão 2/5
A comunicação empresarial evoluiu de seu estágio embrionário, em que se definia como mero acessório, para assumir agora uma função relevante na política negocial das empresas. Deixa, portanto, de ser atividade que se descarta ou se relega a segundo plano, passando a ter um papel importante no que se refere ao crescimento e desenvolvimento organizacional. Voltada a essa nova realidade, a comunicação passou a ser vista como um fator determinante para o sucesso ou o fracasso da organização. Nesse sentido, assinale a alternativa a seguir que melhor representa o novo papel da comunicação nas atuais organizações.
	
	A
	Papel motivacional
	
	B
	Papel orientador
	
	C
	Papel estratégico
AULA 5. ROTEIRO DE ESTUDOS. PG. 8
	
	D
	Papel multiplicador
Questão 5/5
A automação permite que novos padrões de qualidade sejam incorporados aos produtos, ao mesmo tempo em que tornam extremamente flexível a produção, no sentido de possibilitarem grandes variações nos produtos sem perda de produtividade, desafiando o conceito clássico de produção em massa, que por tanto tempo foi um dos fatores principais da geração de riqueza nos países altamente industrializados. As tecnologias de processo são as máquinas, equipamentos e dispositivos que ajudam a produção a transformar materiais e informações e consumidores de forma a agregar valor e atingir os objetivos estratégicos de produção. Existem basicamente três tipos de automação, a fixa, a programável e a flexível.
De acordo com as informações estudadas e em seus conhecimentos, assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas no que se refere às razões para a automação.
I) Aumento de produtividade e competitividade daí resultantes, o que se consegue através de uma qualidade melhor dos produtos, melhor aproveitamento de matérias-primas, redução no ciclo de fabricação dos produtos e redução nos estoques de material em processo.
II) Aumento da produtividade e consequentemente redução do número de empregados, pois a automação reduz a necessidade de mão de obra humana.
III) Pode ser uma saída quando há alto custo de mão de obra ou relativa falta desta, devido algumas vezes ao deslocamento da mão de obra para o setor de serviços da economia.
IV) Pode ser uma saída para diferenciar-se da concorrência e tornar a produção mais dinâmica.
	
	A
	V – V – V – V
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	F – F – F – V
	
	D
	V – F – V – F
AULA 5. ROTEIRO DE ESTUDOS. PG. 4
Questão 4/5
Pode-se definir organização do trabalho como sendo a especificação do conteúdo, métodos e inter-relações entre os cargos, de modo a satisfazer os requisitos organizacionais e tecnológicos, assim como os requisitos sociais e individuais do ocupante do cargo. A ênfase dos estudos está voltada para situações concretas de trabalho, em diferentes sistemas de produção, sendo o objetivo final o desenvolvimento de novas propostas de organização do trabalho, baseadas num quadro conceitual interdisciplinar que, em última instância, poderá não só melhorar a qualidade de vida no trabalho, como também a própria produtividade, considerada em termos técnicos. Toda atividade humana organizada dá origem a duas exigências fundamentais.
Quais exigências fundamentais toda atividade organizada humana deve seguir? Assinale dentre as alternativas abaixo V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas.
I) A divisão do trabalho em várias tarefas a serem executadas.
II) Coordenação e controle dessas tarefas para a realização da atividade.
III) A delegação de poderes e estabelecimento de líderes.
IV) Controle e elaboração de procedimentos e tarefas.
	
	A
	F – F – V – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	F – F – V – F
	
	D
	V – V – F – F
AULA 6. ROTEIRO DE ESTUDOS. PG. 2
Questão 3/5
Todos nós nos comunicamos efetivamente por meio das palavras, do tom de nossa voz e do nosso corpo: postura, gestos e expressões. Alguma mensagem é sempre transmitida, mesmo quando não dizemos nada ou ficamos parados. Comunicação, portanto, envolve uma mensagem que passa de uma pessoa para outra, sendo que muitas vezes dentro de um ambiente organizacional a constante necessidade de rapidez das informações faz com que as palavras ditas sejam trocadas pelas palavras escritas, evidenciando assim uma necessidade de formalização e maior objetividade nas informações. Devido à explosão da internet, uma nova forma de comunicação (texto) surgiu não só no ambiente organizacional, mas também em nosso dia a dia.
Assinale abaixo a alternativa que corresponde à principal forma de transmissão de informações de documentos utilizada pelas empresas atualmente.
	
	A
	Correspondência
	
	B
	E-mail
AULA 5. ROTEIRO DE ESTUDOS. PG. 10
	
	C
	SMS celular
	
	D
	Carta

Outros materiais