Logo Passei Direto
Buscar

A obesidade, a desnutrição e as mudanças climáticas são pontos críticos na criação de políticas públicas de saúde, sendo a alimentação e a nutrição requisitos básicos para a promoção e a proteção da s

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Olá, aluno(a)! Está com dificuldade ou sem tempo para elaborar essa atividade? Iremos te ajudar! 
Entre em contato
 (63) 99129-5554
ATIVIDADE 1 – NUT - ELEMENTOS DA SAÚDE PÚBLICA - 54_2025
A obesidade, a desnutrição e as mudanças climáticas são pontos críticos na criação de políticas públicas de saúde, sendo a alimentação e a nutrição requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde. Atualmente, cerca de 33,1 milhões de pessoas no Brasil passam fome e 41 milhões estão obesas. Esses dados permitem entender um pouco mais da configuração das desigualdades encontradas no país, por manifestar, em sua trajetória, o aumento constante dos casos de obesidade e, ainda assim, o crescimento da fome e da subnutrição (Oliveira et al., 2025).
Além das pandemias de obesidade e de desnutrição, as mudanças climáticas caminham à imediação em uma via permanente de fatores e acontecimentos que ameaçam a vida humana. No contexto atual, em que a crise sanitária causada pelo vírus SARS-CoV-2 se sobrepôs a uma crise econômica anterior, houve uma notória manifestação e um agravamento das desigualdades socioeconômicas já existentes, sendo percebidas, principalmente, pelo aumento de famílias vulneráveis em insegurança alimentar (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar, 2022).
Referências:
OLIVEIRA, F. L. de et al. Alimentação e nutrição: interface das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e de segurança alimentar e nutricional para a Agenda 2030. Interface, Botucatu, v. 29, e240052, fev. 2025.
Disponível em: https://pesquisassan.net.br/2o-inquerito-nacional-sobre-inseguranca-alimentar-no-contexto-da-pandemia-da-covid-19-no-brasil/. Acesso em: 22 ago. 2025.
Com base no texto-base, responda de forma reflexiva e fundamentada:
a) Identifique três marcos históricos importantes na construção e consolidação das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Brasil e explique brevemente a contribuição de cada um para a consolidação do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).
b) Explique de que forma a atuação do nutricionista, a partir do contexto das políticas públicas e dos equipamentos de SAN, é fundamental para garantir a alimentação adequada e saudável à população, especialmente no âmbito do SUS.
Considere a atuação do profissional na implementação do DHAA no SUS e da SAN, determinantes de problemas alimentares e políticas públicas.​
image1.png
image2.png
image3.png

Mais conteúdos dessa disciplina