Buscar

CONSTITUCIONAL II - Parte 2

Prévia do material em texto

6. Objetivos da República Federativa do Brasil (Art. 3)
> Garantir x Efetivar
> Estado de Direito < Efetivo Estado Constitucional – que cumpre com seus objetivos, direitos fundamentais. 
Obs.: Os objetivos da República Federativa do Brasil, estão previstos no art. 3 da Constituição Federal e visa normas de garantias para o futuro (normas de programação/programáticas). Trabalho exercido pelo Poder Executivo! 
* Princípios Internacionais: 
Art. 4 A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
 I - independência nacional;
II - prevalência dos direitos humanos;
III - autodeterminação dos povos;
IV - não-intervenção;
V - igualdade entre os Estados;
VI - defesa da paz;
VII - solução pacífica dos conflitos;
VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;
IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;
X - concessão de asilo político.
Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.
* Asilo Político: Territorial (Apenas para crimes de caráter político). Ex.: Pizzolatti. 
Diplomático (Entrar em uma embaixada dentro do próprio país).
Asilo x Refugio: Dois casos sobre a Dignidade da Pessoa Humana. Não há perseguição direta do Estado, mas se permanecer neste, correrá riscos. 
Obs.: O refúgio está vinculado diretamente a uma situação de catástrofe, calamidade ou guerra em outro pais. A pessoas que solicitam o refúgio não estão sendo perseguidas pelo pais de origem, mas a sua vida, ou sua própria dignidade estão em risco. 
Extradição x Entrega: Brasileiro Nato pode ser levado ao TPI, em caso de crime contra a humanidade. A extradição acontece entre países, e não podem envolver brasileiros natos. 
* Direito Penal do Inimigo: grupo especifico de jurisdição aplicada aos terroristas. 
Fundamento aos atos patrióticos desde 11 de Setembro. 
Princípio da Ampla Defesa Negativa. 
Obs.: O TPI é um tribunal criado a partir da existência de qualquer fato, não sendo considerado de tribunal de exceção. O Brasil se submete a jurisdição do TPI (Tribunal Penal Internacional). O Tribunal de exceção é criado depois do crime (vedado no brasil), já o TPI é criado antes do crime. 
7. Organização Político Administrativo
Art. 18 A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição. 
§ 1º Brasília é a Capital Federal.
§ 2º Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.
§ 3º Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.
§ 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios preservarão a continuidade e a unidade histórico-cultural do ambiente urbano, far-se-ão por lei estadual, obedecidos os requisitos previstos em Lei Complementar estadual, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações diretamente interessadas.
§ 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.
FEDERAÇÃO: Autonomia e harmonia das entidades políticas (União, DF, Estados e Municípios). 
Nem todos os três poderes participarão de todas as entidades. Não necessariamente. 
Poder Executivo: Competências Materiais – Funções Administrativas: (Em regra pode ser passada para outras pessoas jurídicas: DELEGAR ATRIBUIÇÕES MATERIAIS = Descentralização) Dentro do Estado (administrativa) ou Fora do Estado. 
Art. 21 Compete à União; função material 
Art. 22 Compete privativamente à União legislar sobre; função legislativa
Art. 23 É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; função legislativa
Art. 24 Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre; Função legislativa
Princípio da eficiência: Princípio segundo o qual o Governo deve atuar com eficiência. Mais especificamente, princípio da eficiência é o que impõe à administração pública direta e indireta e a seus agentes a persecução do bem comum, por meio do exercício de suas competências de forma imparcial, neutra, transparente, participativa, eficaz, sem burocracia e sempre em busca da qualidade, rimando pela adoção dos critérios legais e morais necessários para melhor utilização possível dos recursos públicos, de maneira a evitarem-se desperdícios e garantir-se maior rentabilidade social.
Obs.: A organização Política Administrativa do Brasil é dividida para entidades políticas que possuem competências materiais e legislativas. As competências materiais, em regra exercidas pelo poder executivo, no exercício da função típica. Vale ressaltar que a constituição permite que a competência material, em regra, seja distribuída para outras pessoas. Pessoas que podem estar dentro ou fora da estrutura do estado. Respectivamente uma autarquia e uma concessionária de serviço público. (Função de delegar)
8. Estrutura das Competências na Constituição 
a) Competência Material: execução/administrativa 
b) Competência Legislativa: Administração Publica
Obs.: A República Federativa do Brasil é dividida em entidades políticas, sendo que a constituição distribui competências materiais e legislativas para as referidas entidades. 
Art. 18 §3° Divisão e Desmembramento – otimiza as funções administrativas. 
ADMISTRAÇÃO PUBLICA *2 Grandes Sentidos
Subjetiva: (quem movimenta a administração pública)
Exercido Pelo Poder Executivo
 1. Pessoa Jurídica 
1.1 Adm. Publica Direta – entidades políticas (União, DF, Estados e Municípios). São criados diretamente pelo PCO. Organiza a estrutura política do Brasil. 
A união pode criar novas pessoas -> 
1.2 Adm. Publica Indireta – entidades administrativas, exercem Competências Materiais. (Autarquia, fundação, Sociedade de economia mista – banco do brasil – e empresas públicas – correios). 
2. Órgãos Públicos. Não é pessoa jurídica, é um ser despersonalizado, mas está dentro da administração direta. (Alguém para materializar a vontade estatal) Ex.: Ministério da Justiça (Pois é vinculado a União, diretamente ao presidente da república, subordinação). 
3. Agente Público. 
Teoria do Mandato (transferência de vontade; Art. 653 CC, ex.: casamento por procuração/ A procuração é o instrumento do mandato, mas o estado não pode passar a vontade, pois esta é inerente ao ser humano); 
Teoria da Representação (adotada no brasil até 1946, onde o agente está, o estado estará, representar o incapaz, o estado é incapaz? Não! Art. 37 §6); 
Teoria do Órgão: Adotada no Brasil. Ex.: Lula quando presidente ir a outro pais representar o Brasil, enquanto está no exercício da função, como chefe do Estado. 
Objetiva: (o que essas pessoas movimentam) Exercício da Função Administrativa/Funções Típicas do Poder Executivo... (Art. 21 e 23)
Serviço Publico
Intervenção do Estado na Economia
Fomento
Poder de Policia 
Obs.: O Art. 37 Caput. Apresenta um duplo sentido, de forma expressa pode ser observado o sentido subjetivo quando a constituição menciona a administração pública direta e indireta, vale ressaltar, de forma implícita, existe a função administrativa (competências materiais), pois quando o constituinte trouxe os princípios de forma indissociada visualiza-se a função propriamente dita. 
Obs.: O fenômeno da descentralização assim como o da desconcentração (distribuirpara uma nova pessoa pública) estão relacionados a distribuição de competências materiais que recebe o nome técnico de função administrativa (Art. 21 e 23 Execução – Competência Material – Competência Administrativa). 
*Competências Exclusivas (Art. 21 Apenas o Presidente poderá declarar guerra - comp. Material) X Competências Privativas (Pode ser delegada).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes