Buscar

PORTIFÓLIO INDIVIDUAL 4 SEM. LEIDIANE

Prévia do material em texto

�PAGE �
cacccccccccccccccccccccccccccccccccccccccc
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
42 DESENVOLVIMENTO	�
2.1 O profissional atuário e as melhores profissões....................................................5
2.2 Quais as principais atividades desenvolvidas pelo atuário?..................................6
2.2.1 Gestão patrimonial..............................................................................................6
2.2.2 Auditoria atuária ................................................................................................6
2.2.3 Estatística atuária ..............................................................................................6
2.2.4 Planejamento atuário..........................................................................................6
2.3 Podemos considerar que essas profissões bem como os conhecimentos da ciência atuarial podem contribuir para a gestão empresarial? por quê?......................7
2.4 Por que a atuária é entendida como uma profissão de futuro?.............................8
2.5 Quais as relações da atuária com o risco no contexto...........................................9
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10
	
REFERÊNCIAS..........................................................................................................11
��
INTRODUÇÃO
Atuária
	Esse trabalho inicia-se uma busca sobre o que faz um profissional da atuária. Também vamos conhecer os principais conceitos que norteiam nossa compreensão sobre a ciência atuarial, bem como sua aplicação no contexto das organizações de previdências, seguros e atividades financeiras.
	Teremos a oportunidade de conhecer algumas das principais entidades que se relacionam com a área das ciências naturais, seja como entidades reguladoras e fiscalizadoras e, sejam como organizações voltadas para o desenvolvimento da ciência e da profissão.
	Veremos também que o atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos futuros. Sua profissão exige conhecimentos em teorias e matemáticas, estatísticas, economia, probabilidade e finanças.
Mesmo a profissão atuarial sendo de suma importância para a previdência e para planejamentos futuros, ainda é uma profissão de pouco conhecimento pelos estudantes.
DESENVOLVIMENTO
O que é Atuária?
A Atuaria pode ser entendida como sendo a ciência da avaliação de riscos e do calculo dos prêmios e reservas relativas às operações de seguros. Normalmente, divide-se em ramo vida e ramo não-vida. O ramo vida trata das consequências das principais contingências da vida (nascimento, morte, doença, invalidez, desemprego, aposentadoria) e o ramo não-vida são todos os demais (veículos, fogo, transportes, responsabilidade civil, habitacional, garantia de obrigações contratuais).
            O objetivo fundamental do profissional de atuaria e desenvolver ações estratégicas para o diagnostico de problemas e a construção de modelos matemáticos para a avaliação e mensuração desses riscos. O atuário e também um profissional capacitado para trabalhar gerencialmente no âmbito das diferentes atividades das instituições de previdência e de seguros, bem como em outros ambientes empresariais do mercado financeiro e de capitais.
Exigi-se uma sólida básica no contexto das ciências matemáticas nesse trabalho e não se admite resposta sem uma forte justificativa técnica cientificas. Como há poucos profissionais no mercado, o atuário geralmente tem se desdobrado para dar conte dos compromissos.
O atuário é definido como o técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos e amortizações e, em seguros privados e social, calculando probabilidade de eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemática.
            O processo agudo de deterioração da Previdência Social Publica evidenciado nos últimos anos tem aumentado a procura pela Previdência Privada e, consequentemente, pelo profissional de Atuaria.   Na concepção moderna de gestão atuarial, esse profissional e importante tanto para o calculo dos fundos a serem criados para a cobertura dos compromissos futuros, como também na gestão desses mesmos fundos, de tal maneira que os objetivos das instituições de previdência e de seguros sejam alcançados.
o profissional atuário e as melhores profissões
 Como podemos ver o atuário e um profissional não muito conhecido no mundo mercadológico, porém ele é um profissional capaz de mensurar qualquer tipo de riscos no seu ambiente de gestão. A atividade requer desenvolvimento de estratégias para o diagnóstico de problemas financeiros e a construção de modelos de ações em qualquer âmbito do mercado de capitais. E um profissional que pode atuar em vários campos onde se faz necessário a presença de um profissional completo capaz de mesurar riscos e trabalhar em cima deste risco com a sua correção e prevenção, podendo os mesmo atuar em: Fundos de Pensões; Instituições Financeiras; Companhias de Seguros; Empresas de Capitalização; Órgãos Oficiais de Previdência (Munícipal, Estadual e Federal); Entidades de Previdência Aberta sem fins lucrativos; Empresas de Assessoria e Consultoria em Atuária; Órgãos de Fiscalização; Previdência Social; Perícia Técnica-Atuarial, atuando em processos judiciais que envolvem o cálculo atuariais, existe um leque de opções para que possamos atuar como profissionais atuários desde que sejamos profissionais qualificados e nos enquadremos neste perfil profissional. E inegável que o nosso cenário possui novas características no âmbito de gestão e o que se faz mais que importante são profissionais preparados para este novo cenário, e um Professional atuário e capaz de garantir o controle das empresas frente as mudanças e novas tendências na hora da tomadas de decisões e esta sempre pronto apoiar a entidade no processo de gestão. Na pesquisa feita nos Estados Unidos, o atuário se destacou na lista de melhores profissões, seguido de engenheiro biomédico e de software. 
 
quais as principais atividades desenvolvidas pelo atuário?
Desenvolver analise de risco, Atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos, uma vez que a profissão exige conhecimentos em teorias e aplicações em matemática, estatística, economia, probabilidade e finanças, transformando-o em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar respectivamente as mudanças financeiras e sociais no mundo. Assim sendo, é competência exclusiva do atuário desenvolver planos de seguros, previdência e capitalização, calculando probabilidades de fatos, avaliando riscos, fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas técnicas.
Dependendo do perfil do profissional ele pode optar pelas seguintes especializações dentro das Ciências Atuariais:
Gestão Patrimonial
Essa especialização é onde o profissional de Ciências Atuárias atuam pesquisando, catalogando e avaliando o patrimônio das empresas. Ele pode atuar avaliando riscos, necessidades de cobertura de seguros e também na preparação de vendas e fusões de empresas, casos em que as empresas precisam que os seus dados patrimoniais estejam muito bem especificados.
Auditoria Atuaria
Nesta especialização, o profissional atua basicamente como um fiscal, fiscalizando a atividade financeira de empresas que trabalham com dinheiro e riscos (seguradoras e bancos etc.).
Estatística Atuaria
Especialização onde o bacharel em Ciências Atuariais atua calculando valores de seguros, valores das prestações destes seguros e também o riscos deles serem pagos ou não em determinada região. Este profissional é fundamental para a produção de contratosem geral, apólices de seguros e também para determinar os preços dos planos de saúde.
Planejamento Atuário
Nesta especialização o profissional de Ciências Atuárias trabalha calculando as necessidades financeiras das empresas e quanto dinheiro elas vão precisar manter no caixa (o quanto vão ter que guardar ou economizar). É fundamental para toda empresa manter uma fonte segura de caixa, esse dinheiro pode ser usado para pagar dívidas, como garantia de empréstimos e também para contornar períodos longos de crise.
As perspectivas para estes profissionais no Brasil também são boas, pois o mercado segurador tem crescido fortemente nos últimos anos e deve continuar nesse ritmo, aumentando sua participação no PIB brasileiro. Por isso, os bons atuários, indispensáveis para o ramo, têm sido disputados, além do número de vagas disponíveis ter crescido constantemente.
2.3 PODEMOS CONSIDERAR QUE ESSAS PROFISSÕES BEM COMO OS CONHECIMENTOS DA CIÊNCIA ATUARIAL PODEM CONTRIBUIR PARA A GESTÃO EMPRESARIAL? POR QUÊ?
 
Sim, ela pode contribuir para a gestão empresarial, pois através dos profissionais aturarias podemos calcular os riscos futuros de uma empresa, sendo dessa forma achar uma solução que de fato seja adequada para o não falecimento de uma empresa. O atuário faz previsões futuras que vem contribuindo muito no mercado financeiro. A gestão da empresa é uma função fundamental do empreendedor e a atuária pode evitar risco que por ventura venham ocorrer.
2.4 POR QUE A ATUÁRIA É ENTENDIDA COMO UMA PROFISSÃO DE FUTURO?
.
Quem opta pela carreira de atuário está apostando no futuro. Apesar de ainda ser praticamente desconhecida entre os jovens, essa é uma profissão que deve ganhar um novo espaço no país, impulsionada pelo crescimento da indústria da previdência complementar. Afinal, as empresas desse setor são uma das maiores fontes de emprego para a categoria.
 A profissão atuarial tem se desenvolvido de uma forma significativa e marcante, novos cursos, novas aberturas de mercado de trabalho, reconhecimentos da importância do trabalho atuarial pelos Órgãos Governamentais de Fiscalização e Controle das atividades econômicas onde o atuário exerce a sua profissão.
A profissão do atuário é regulamentada por um decreto-lei, que tem força de lei na opinião dos principais juristas. Embora não recepcionado diretamente pela nova Constituição, está este decreto em plena vigência legal, a não ser que o STF venha, no futuro, a estabelecer em contrário.
Todavia, muitos querem que essa regulamentação não prevaleça, muitos querem que não haja regulamentação, pois ficaria bem fácil atuar como atuário, principalmente sem o esforço de muitos jovens que hoje ingressam numa faculdade para se tornar atuários.
Na regulamentação da profissão, o IBA se colocou como intermediário no registro profissional junto ao MTB.
É preciso e muito de esforço individual, somando-se todos os esforços num objetivo comum. Sem isso, a profissão não tem um futuro. O IBA ainda não conseguiu ainda vencer as barreiras no congresso nacional e assim conseguir aprovar uma lei criando o conselho profissional dos atuários.
Essa batalha começou quando se conseguiu sensibilizar o Deputado Freire JR, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI dos fundos de pensões, a apresentar ao Congresso Nacional projeto da autoria dele, criando o Conselho Profissional dos atuários, mais seu projeto foi arquivado.
Apesar de todo o esforço do IBA, ainda não se tem um Conselho, e sem um conselho profissional, não teremos forças por muito tempo para preservar a profissão e esse campo de atuação será cada vez mais reduzido para os que tentarem ingressar na área de atuária.
Qual a relação da atuária com o risco no contexto das organizações?
Os riscos podem ser sistemáticos e não sistemáticos, podem possuir caráter econômico ou financeiro, é nesse contexto que a atuária atua para geri-los a capacidade eficaz, necessitando para isso um bom conhecimento sobre o mercado e o negócio que estamos desenvolvendo. A maioria das formas de medidas de risco é feita por meio de modelos estatísticos, sobre essa concepção, o risco é medido como variabilidade de retorno de um investimento a gestão do risco passar a ser essencial.
.
A Atuária consegue uma visualização nítida dos riscos que permeiam as atividades empresarias. As estratégicas fornecidas pela Atuária são fundamentais para um crescimento seguro e sustentável das organizações. 
CONCLUSÃO
A conclusão deste trabalho nos mostra que para ser um bom atuário, a pessoa tem que ser especialista em matemática, estatística e finanças.
Atuária como é conhecida hoje tem sua origem a partir do surgimento da probabilidade, em meados do século XIX, principalmente na Inglaterra, onde suas técnicas já visavam estudos relacionados à mortalidade da população e destinavam-se ao levantamento de risco das empresas de seguro por morte. Com essa expansão das empresas de seguros e previdências levando-as à capitação de recursos no mercado de capitais, pode-se dizer que a área expandiu seus horizontes, extrapolando os aspectos especificamente relacionados às probabilidades de sinistro e morte. As necessidades do mercado de capitais exigiram do profissional atuário conhecimento sobre economia e finanças, transformando-o em especialistas em cálculos de riscos também nessas áreas 
A atuação do profissional atuário em previdência de toda ordem é fundamental, mas chamam realmente a atenção às ações brasileiras voltadas para a regulação e tratamento da aposentadoria do serviço público.
Essa área é importante e merece atenção do profissional atuário, uma vez que envolve milhares de trabalhadores e a movimentação de vultuosos recursos financeiros.
Podemos ver que a atuária é nada mais nada menos para cálculos futuros, assim presumindo o que pode acontecer futuramente.
REFERÊNCIAS
Garcia, Régis. Noções de Atuária: Londrina; Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2014.
http://www.ecrconsultoria.com.br/biblioteca/artigos/controladoria-estrategica/o-orcamento-empresarial-como-ferramenta-de-gestao?page=2> Acesso em 07 set. 2014 às 19hs.
http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/0_fluxo-de-caixa.pdf> Acesso em 07 set. 2014 às 20:35hs.
http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/12/bmp.html> Acesso em 07 set. 2014 às 20:40hs.
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/risco-x-retorno/49234/> Acesso em 07 set. 2014 às 21:48hs.
http://www.coladaweb.com/administracao/empresario-sociedade-simples-e-sociedad e-empresaria> Acesso em 28 set. 2014, às 18:09hs.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ciências contábeis
leidiane braga da silva
Gestão empresarial
Capanema/PA
Ano 2015
leidiane braga da silva
Gestão empresarial
Trabalho individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de gestão Financeira e Orçamento Empresarial, Direito Empresarial e Tributário, Noções de Atuária.
Orientador: Prof. Clevia Israel Faria Franca, Regiane Alice Brignoli Morais, Joenice Leandro Diniz dos Santos e Suzi Bueno de Almeida, Isis Caroline Massi Vicente. 
Capanema/PA
Ano 2015

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes