Buscar

fisiologia renal aula3 CMSDER

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
SISTEMA URINÁRIO
UNIDADE 1 AULA 3
FISIOLOGIA RENAL: 
- PRODUÇÃO DE HORMÔNIOS 
- REGULAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL.
Prof. Adriana Maciel Arruda 
CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DOS SISTEMAS DIGESTÓRIO ENDÓCRINO RENAL
*
RINS, POSSUEM UMA UNIDADE FUNCIONAL - OS NÉFRONS
*
NÉFRONS
São capazes de formar a URINA.
E eliminar substâncias tóxicas.
*
*
.
CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DOS SISTEMAS DIGESTÓRIO ENDÓCRINO RENAL
O corpúsculo renal 
*
*O GLOMÉRULO DE MALPIGHI É FORMADO POR CAPILARES SANGUÍNEOS LOCALIZADOS DENTRO DA CÁPSULA DE BOWMAN. 
* A CÁPSULA DE BOWMAN CIRCUNDA E ENVOLVE O ESPAÇO CAPSULAR ONDE SE ENCONTRA O GLOMÉRULO (QUE É UM “NOVELO” DE CAPILARES SANGUÍNEOS), RESPONSÁVEL PELA FILTRAÇÃO DE SANGUE. 
*A URINA, POR SUA VEZ, É FORMADA PELA SECREÇÃO DE METABÓLITOS DISPENSÁVEIS AO ORGANISMO.
*
1) O sangue, vindo da circulação geral ou sistêmica, chega pela arteríola aferente ao glomérulo, em que ocorre a filtração para o espaço capsular. 
2) O filtrado glomerular é, então, conduzido através do túbulo contorcido proximal pela arteríola eferente, em que substâncias como glicose, potássio, aminoácidos bicarbonato, fosfato e água são reabsorvidas.
 3)Outros capilares que também circundam a alça de Henle têm importante função na concentração da urina. 
*
.
CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DOS SISTEMAS DIGESTÓRIO ENDÓCRINO RENAL
Insuficiência Renal Aguda (IRA) 
*
A INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA (IRA) 
 
É a perda ou diminuição rápida da funcionalidade renal devido aos diferentes danos nas estruturas renais, resultando, assim, em retenção de produtos tóxicos ao organismo (ureia e creatinina, por exemplo) e outros que são normalmente excretados pelo rim. 
*
IMPORTANTE
Dependendo da quantidade de metabólitos acumulados no organismo (elevados níveis de íons no sangue), devem acontecer mudanças no balanço hídrico corpóreo e efeitos em outros órgãos e sistemas. Pode ainda ser a insuficiência renal caracterizada por diminuição ou parada de produção de urina. Nesse caso, essa doença deve ser tratada com urgência.
*
ASSIMILE
A excreção de urina e depuração (limpeza) de detritos e excesso de eletrólitos do plasma são essenciais para a manutenção da homeostase orgânica. Quando as funções dos rins são prejudicadas, e não desempenham as funções reguladoras e excretoras normalmente, pode-se instalar a insuficiência renal. 
*
A INSUFICIÊNCIA OCORRE PRINCIPALMENTE QUANDO:
Os organismos infecciosos são transportados pelo sangue ou entram no trato urinário através da uretra.
Respostas imunológicas ineficientes, como no caso da glomerulonefrite que vem acompanhada por infecções causadas por ESTREPTOCOCOS na garganta, por exemplo, podem causar uma reação ANTÍGENO-ANTICORPO, gerando um dano inflamatório local, que, por sua vez, é depositado nos GLOMERULOS pela circulação.
*
A obstrução do fluxo urinário, devido a presença, de cálculo renal, tumores e aumento da glândula prostática pode danificar o tecido renal.
*
REFLITA
O bom funcionamento dos rins é essencial para a manutenção do equilíbrio orgânico. A patologia conhecida como insuficiência renal ou "falência renal" é uma condição clínica, na qual os néfrons estão com baixa funcionalidade, fazendo-se necessário o tratamento por hemodiálise, ou a filtração artificial de sangue e metabólitos do organismo. 
*
PESQUISE MAIS SOBRE O ASSUNTO:
Para conhecer um pouco mais sobre a fisiologia renal e a patologia da insuficiência renal, em que pacientes em tratamento de diálise realizam exercícios físicos, você pode realizar uma leitura complementar através deste link: <http://www.scielo.br/pdf/rbme/v13n6/14.pdf>. Acesso em: 30 maio 2015.
*
RENINA (HORMÔNIO)
Os rins produzem um hormônio conhecido como renina. Os grânulos que comportam a renina estão localizados em células especializadas localizadas nas arteríolas aferentes e eferentes, denominadas células justaglomerulares.
*
FUNÇÃO DA RENINA:
O sistema renina-angiotensina-aldosterona tem como principal função a regulação da pressão sanguínea a longo prazo. Para entender por completo como é a fisiologia deste sistema, vamos começar imaginando uma situação em que a pressão sanguínea esteja caindo. Um exemplo simples e comum nas emergências médicas é a hemorragia.
*
Nas hemorragias, há perda de sangue devido ao rompimento de vasos do sistema circulatório e como consequência lógica, a diminuição da PA, podendo levar o paciente a um choque hipovolêmico e a um possível óbito. Como tentativa de recuperar a pressão e o volume sanguíneo, o sistema renina-angiotensina-aldosterona é ativado.
*
PAPEL DO RIM E DO SNC NA ATIVAÇÃO DO SISTEMA
Imaginemos um paciente com uma hemorragia. A perda de sangue causa uma diminuição do débito cardíaco e consequentemente a diminuição da perfusão renal (quantidade de sangue chegando aos rins). Essa diminuição no volume e pressão é sentida por sensores presentes ao redor das arteríolas aferentes dos néfrons. 
*
Esses sensores são barorreceptores, formados por células musculares lisas alteradas, que tem a capacidade de pressentir essa diferença de pressão nas arteríolas. Esse grupo de células tem o nome de células de Polkissen. Quando estas células percebem essa diferença de pressão, começam a liberar a enzima renina. Portanto, este grupo de células possuem duas funções: perceber a diferença de pressão na perfusão renal e caso ela esteja abaixo do normal, liberar renina.
*
*
CURIOSIDADES:
*10% é o crescimento de doentes crônicos renais em todo mundo;
* 25%  dos pacientes em hemodiálise são portadores de diabetes;
* Em diabéticos ou hipertensos a insuficiência renal crônica demora de 15 a 20 anos para se manifestar;
Fonte: www.saude.gov.br
*
* Em média, 25% dos portadores da diabetes tipo 1 desenvolveram doença renal crônica. Já para portadores do tipo 2 da doença, o percentual é de 10% ;
* 1/3 da população com diabetes desenvolve insuficiência renal crônica (60 milhões de pessoas em todo o mundo).
Fonte: www.anad.org.br
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes