Buscar

apol 4- Fundamentos Socioculturais da Educação e Psicologia da Educação

Prévia do material em texto

Ok
Apol 4
Questão 1/5
Em a ideologia alemã, obra de referência, que  apresenta  conceitos fundamentais de Marx podemos ler que a existência humana é um dado material num primeiro momento sendo que toda história depende de certas condições [...] de viver para poder ‘fazer história’. Mas, para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter habitação, vestir-se e algumas coisas mais. O primeiro ato histórico é, portanto, a produção dos meios que permitam a satisfação destas necessidades, a produção da própria vida material, e de fato este é um ato histórico, uma condição fundamental de toda história, que ainda hoje, como há milhares de anos, deve ser cumprido todos os dias e todas as horas, simplesmente para manter os homens vivos.”
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 39.
 
Com base nos estudos sobre pensamento social de Marx contemplados no livro-base, qual a concepção de história defendida por esse autor?  Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas :
 
I –   ( f  ) A ideia de que a história é movida pela luta de classes foi uma atribuição equivocada ao marxismo, pois o que impulsiona as mudanças sociais, são os grandes feitos de grandes homens.
II –  ( f  ) O marxismo como abordagem científica, postula a neutralidade teórica diante do estudo da sociedade. Para fazer ciência o cientista social precisa ter objetividade e distanciamento do objeto que pesquisa.
III-   ( v  ) As sociedades de diferentes épocas, para serem compreendidas, precisam ter sua base material econômica, estudada e analisada em detalhes.
IV – ( f  ) A conclusão do estudo de Marx é que o capitalismo representa o escopo da civilização, sendo necessário seu aprimoramento. Estaríamos vivendo o fim da história, diante da última etapa de desenvolvimento da sociedade humana.
V –  ( v  ) O movimento histórico é fruto principalmente da atuação dos trabalhadores, uma ideia claramente contrária a noção idealista de história feita por grandes personalizadas.
	
	A
	F – F – V – F – V
	
	B
	F – F – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F – F
	
	D
	F – V – F – V – V
	
	E
	V – F – V – V – V
2. Leia o fragmento de texto a seguir:
 Estágio impulsivo-emocional (1 ano de vida): nesta fase predominam nas crianças as relações emocionais com o ambiente. Trata-se de uma fase de construção do sujeito, em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva. Nesta fase vão sendo desenvolvidas as condições sensório-motoras (olhar, pegar, andar) que permitirão, ao longo do segundo ano de vida, intensificar a exploração sistemática do ambiente. 
FELIPE, Jane. O desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget. Vygotsky, Wallon. In.: CRAIDY, Carmem Maria;  KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (orgs.). Porto Alegre: Artmed, 2001.(p. 28) 
Levando em consideração o conteúdo apresentado no livro-base da disciplina sobre os estágio de desenvolvimento impulsivo-emocional, por Wallon, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas: 
I –  ( v ) Neste estágio do desenvolvimento a criança ainda não tem clareza da divisão que separa o “eu” dos “outros”, do que é interno ou externo.
II – ( f ) Tal estágio é considerado um rico período para atuar sobre a ZDP, visto que a educação inicia muito antes de a criança ir para a escola.
III –(v  ) Este estágio está mais relacionado com questões internas da criança do que com qualquer outro aspecto de seu desenvolvimento. 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F.
	
	B
	V – F – V.
	
	C
	F – V – F.
	
	D
	V – F – F.
	
	E
	F – V – V.
Questão 3/5
Leia o fragmento a seguir:
“A palavra dialética vem do grego dialegos, que quer dizer diálogo ou polêmica. Os antigos entendiam por dialética a arte de descobrir a verdade evidenciando as contradições implícitas na argumentação do adversário e superando essas contradições. Alguns filósofos da antiguidade entendiam que o descobrimento das contradições no processo discursivo e o choque das opiniões contrapostas eram o melhor meio para encontrar a verdade. A dialética é, fundamentalmente, o contrário da metafísica.”
Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/stalin/1938/09/mat-dia-hist.htm - Acesso em novembro de 2015
Considerando às contribuições do pensamento social de Marx,  leia  as afirmativas assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas : 
I –  ( v  ) A crítica de Marx a sociedade capitalista se deve às suas contradições, e a reificação do trabalho humano, mediante o processo de mais-valia.
II – ( v  )  Para Marx a educação tradicional é essencialmente ideológica e alienadora.
III –( f  ) Marx entende que o capitalismo possui  potenciais na medida em que promove o avanço tecnológico e o progresso material entre os homens, sendo a competição, essencialmente positiva.
IV – ( v  ) O projeto educacional da modernidade nos moldes liberais, obstaculiza a ética como valor universal, uma vez que os fins da escola estão atrelados a reprodução da sociedade capitalista.
	
	A
	V – V – F – V
	
	B
	F – V –F – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – F
	
	E
	V – V – V – V
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
As abordagens de Marx e Weber divergem essencialmente tanto em relação ao viés teórico-metodológico, quanto aos objetos de análise. O olhar de Marx se dirige a sociedade capitalista, seu modo de produção, contradições, limites e problemas. Enquanto Max Weber tem em foco o entendimento da sociedade pela ação dos indivíduos.
Fonte: o autor
 Considerando o livro-base e, de acordo com as principais diferenças entre Marx e Weber, assinale a alternativa correta :
	
	A
	Existe uma confluência entre os autores em relação a raiz dos conflitos existentes na sociedade industrial moderna. Ambos concordam que o aspecto econômico é central para explicar o funcionamento da sociedade.
	
	B
	Marx toma o fator econômico como determinante para explicar as contradições da sociedade, Weber entende que o os conflitos são reais, porém multicausais.
	
	C
	Tanto Marx, quanto Weber elaboram uma crítica social e propões dentro do escopo de seu pensamento, uma alternativa ao capitalismo.
	
	D
	Weber ao analisar a origem do capitalismo industrial identifica o protestantismo como fator gerador do ethos capitalista, Marx concorda e acrescenta que que a religião justifica o domínio e a exploração, sendo o ópio do povo.
	
	E
	Tanto o individualismo metodológico (Weber) quanto o materialismo dialético (Marx) estão de acordo sobre o funcionamento básico da sociedade, de que as classes são o motor da história.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
Jean Piaget (1896-1980) estava menos interessado nos parâmetros físicos, como sentar e caminhar, e mais nos cognitivos, que definem os estágios do desenvolvimento da inteligência. Na verdade, Piagel é conhecido pelo seu conceito de estágios cognitivos e é considerado um dos gigantes do desenvolvimento infantil.Piaget passou a vida estudando como as crianças pensam. Ele as observou e conduziu entrevistas clínicas durante anos para determinar como suas mentes se desenvolvem racionalmente. De acordo com a teoria de Piaget, as crianças constroem conhecimentos e desenvolvem suas habilidades de raciocínio por meio de interações com pessoas e anihienies conforme buscam compreender o mundo e Seu modo dc funcionamento. [...] 
GONZALEZ-MENA, Janet. Fundamentos da educação infantil: ensinando crianças em uma sociedade diversificada. 6 ed. Porto Alegre: Grupo A, 2015. (p. 19)  
Pensando nessa direção, relacione corretamente os estágios às suas correspondentes características: 
Estágio Sensório-Motor
Estágio Pré-operatório
Estágio Operacional concreto
Estágio Operacional formal
 
( 4 ) É nesta fase que ocorre a possibilidade de pensar de forma abstrata, e de pensar de forma hipotética.
( 3) É nesta fase que passa a acontecer a permanência de conhecimentos de peso e volume, bem como de tempo.
( 1 ) É considerado por Piaget o mais complexo dos estágios do desenvolvimento humano. 
( 2 ) É nesta etapa que a criança começa a interagir e se socializar por intermédio da linguagem. 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4.
	
	B
	4 – 3 – 1 – 2.
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4.
	
	D
	3 – 1 – 4 – 2.
	
	E
	4 – 2 – 4 – 3.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes