Buscar

PROVA POLITICAS PUBLICAS

Prévia do material em texto

PROVA POLITICAS PUBLICAS
	1a Questão (Ref.: 201202677653)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia as características a seguir: I - Se consolida ao longo do século 20 e combina elementos de regulação da atividade econômica e investimentos na área social II O Estado é regulador e assistencial III Promove sistemas de proteção aos trabalhadores. As características acima definem qual modelo de estado?
		
	
	Neoliberalista
	
	Absolutista
	
	De direito
	 
	Do bem estar social
	
	Moderno
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202677628)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos afirmar que o neoliberalismo é o mesmo liberalismo clássico acrescido de novos elementos básicos como:
		
	
	abertura comercial aos países estrangeiros, altos investimentos públicos em saúde e educação e desregulamentação das leis fiscais
	
	intervenção estatal na economia, privatização das empresas e incremento do benefício do seguro desemprego
	 
	desregulamentação das relações trabalhistas, privatização de empresas estatais e abertura comercial aos países estrangeiros
	
	investimento do Produto Interno Bruto em políticas sociais, abertura dos portos e intervenção do Estado na economia
	
	altos investimentos em saúde e educação, desregulamentação das relações trabalhistas e presença forte dos sindicatos
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202781144)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Constituição Federal de 1937, no governo Vargas, declarava que o ensino primário deveria ser obrigatório e gratuito, no entanto instituiu o Caixa Escolar. Esse dispositivo feria o direito da:
		
	
	Nacionalidade
	
	Etnia
	
	Religião
	
	Expressão
	 
	Gratutidade
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202116107)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	República significa "o governo do povo para o povo pelo povo" e, remonta ao mundo da antiguidade grega. No momento de sua instalação no Brasil, o regime republicano deveria representar o acesso democrático de toda a população aos direitos humanos mais básicos, dentre eles a educação. Qual foi o panorama da educação durante esse período histórico?
		
	
	democratização do ensino elementar
	
	a família dos mais favorecidos responsável pela educação dos menos favorecidos
	 
	o ensino permanece restrito às camadas mais favorecidas da sociedade
	
	os jesuítas mantêm-se como responsáveis por toda a educação nacional
	
	abertura de escolas suficientes para atender toda a população iletrada
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202115993)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a opção que apresenta o grupo de palavras (expressões) que COMPLETA COM COERÊNCIA HISTÓRICA o fragmento abaixo: A elaboração da primeira LDB que o Brasil conheceu demorou muitos anos. Uma primeira fase caracterizou-se pelo conflito partidário entre dois políticos, cujas trajetórias sempre estiveram vinculadas à educação. De um lado encontrava-se o Ministro do governo ora no poder - o Sr. Clemente Mariani - filiado à UDN (União Democrática Nacional), partido ligado a _____________________, articulado às classes média e alta do país, e à burguesia internacional, e de oposição as forças de ________________. E do outro lado o ex-Ministro da Educação do Estado Novo, Deputado _______________, filiado ao PSD (Partido Social Democrático), apoiado pelas forças getulistas.
		
	
	Setores Avançados - Clemente Mariano - Getúlio Vargas
	
	Educação - Getúlio Vargas - Carlos Larcerda
	
	Educação - Gustavo Capanema - Clemente Mariano
	 
	Setores conservadores - Getúlio Vargas - Gustavo Capanema
	
	Democracia - Fernando Henrique Cardoso - Fernando Collor de Mello
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202116001)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A primeira Lei de Diretrizes e Bases foi o resultado dos embates entre setores antagônicos da sociedade brasileira. Marque a alternativa que condiz com o ano de sua criação:
		
	 
	1961
	
	1968
	
	1974
	
	1996
	
	1988
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202116160)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Das afirmativas abaixo, marque a que apresenta uma informação VERDADEIRA com relação á Lei 5692/71:
		
	
	Foi criado um comitê de educadores progressistas instituído pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso para instaurar práticas pedagógicas reflexivas e transformadoras de realidades sociais
	
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Getúlio Vargas, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Estado Novo e às necessidades sociais e econômicas que o governo se empenhava em garantir
	 
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Golpe de 1964 e às necessidades sociais e econômicas que o governo militar se empenhava em garantir.
	
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pela liberdade democrática e às necessidades sociais e econômicas que o governo popular se empenhava em garantir.
	
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pela abertura democrática e às necessidades sociais e econômicas que o governo democrático se empenhava em garantir.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202116179)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei 5692/71 determinou em seu texto que "Para ingresso no ensino de 2º grau, exigir-se-á a conclusão do ensino de 1º grau ou de estudos equivalentes". Analise as informações abaixo e marque em seguida a SEQUENCIA CORRETA de V (VERDADEIRO) e F (FALSO) apresentando-as como determinações ou não da Lei 5692/71:
I. O ensino de 2º grau destina-se à formação da criança em idade de 7 a 14 anos.
II. Para ingresso no ensino de 2º grau, exigir-se-á a conclusão do ensino de 1º grau ou de estudos equivalentes.
III. O ensino de 2º grau terá cinco anos, conforme previsto para cada habilitação, compreendendo, pelo menos, 2.200 ou 2.900 horas de trabalho escolar efetivo, respectivamente.
IV. a conclusão da 3ª série do ensino de 2º grau, ou do correspondente no regime de matrícula por disciplinas, habilitará ao prosseguimento de estudos em grau superior.
V. os estudos correspondentes à 4ª série do ensino de 2° grau poderão, quando equivalentes, ser aproveitados em curso superior da mesma área ou de áreas afins.
		
	
	V F V F V
	
	V V V F F
	
	F F V V V
	
	V F F F F
	 
	F V F V V
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202116233)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual informação NÃO é pertinente á Constituição de 1988:
		
	
	A União, estados, distrito federal e municípios devem proporcionar o acesso à cultura, á educação e à ciência, e que todas as esferas têm competência para legislar sobre educação
	
	Assegura o direito à educação dos povos indígenas, garantindo que o ensino se realize em língua materna e na língua portuguesa
	 
	A educação, direito de todos e dever exclusivo do Estado que visará o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho
	
	A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos: soberania, cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; e o pluralismo político
	
	Estabelece que cabe à União aplicar no mínimo 18%, enquanto que os municípios e estados devem investir no mínimo 25% cada de seu orçamento em educação
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202116183)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Lei 5692/71 organizou o sistema de ensino em 1º e 2º graus. O primeiro grau passou a abranger os antigos primário e ginásio, atendendo as criançasde 07 a 14 anos e ampliou a escolaridade de 4 para 8 anos. Existem muitas outras características dessa lei, entre as elencadas abaixo, marque a ÚNICA informação FALSA:
		
	
	Enfatizou o ensino profissionalizante com o objetivo atender à formação de mão-de-obra e garantir o suporte para a ampliação do parque industrial brasileiro.
	
	Oficializou o ensino supletivo para suprir a escolarização regular para os adolescentes e adultos que não a tenham concluído o estudo na idade própria.
	 
	Criou a gestão colegiada incentivando a responsabilidade da família e da comunidade escolar como responsável por zelar pela aprendizagem e pelo patrimônio público.
	 
	Tornou obrigatório a inclusão de Educação Moral e Cívica, Educação Física, Educação Artística e Programas de Saúde nos currículos plenos dos estabelecimentos de lº e 2º graus.
	
	Para ingresso no ensino de 2º grau, exigiu-se a conclusão do ensino de 1º grau ou de estudos equivalentes
	POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDU. BÁSICA
	
	Simulado: CEL0139_SM_201202052886 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): LUCILEA DE ASSIS TOWESEND
	Matrícula: 201202052886
	Desempenho: 4,0 de 8,0
	Data: 26/10/2015 20:18:54 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202119076)
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma Legislação Especial, fundamental para a plena realização da cidadania de uma parcela tão numerosa da população brasileira. O artigo 53 expressa: ¿A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho¿. A partir do exposto, cite 3 direitos assegurado á criança e ao Adolescente na dimensão do cotidiano escolar:
		
	
Sua Resposta: asssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
	
Compare com a sua resposta: Ser respeitado por seus educadores; Contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; Organizar e participar em entidades estudantis e Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202119371)
	
	O que é o Conselho Tutelar?
		
	
Sua Resposta: asssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
	
Compare com a sua resposta: É um órgão autônomo, não-repressivo, que pode ser acionado por qualquer cidadão para colaborar na garantia dos direitos da criança e do adolescente quando estes estão sendo violados ou ameaçados.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202678113)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o artigo 9° inciso IV da LDB 9394/96, a incumbência de traçar um conjunto de diretrizes capaz de nortear os currículos e os conteúdos mínimos, reforçando a necessidade de se propiciar a todos a formação básica comum é:
		
	
	dos Conselhos de Educação em regime de colaboração com os Estados e União
	
	dos Estados em colaboração com os Municípios
	
	da União em colaboração com os Municípios
	 
	da União em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios
	
	dos Municípios em colaboração com o conselho Municipal de Educação
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202678120)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O PNE foi elaborado pelo Ministério da Educação, fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB ) O MEC contou com a participação de mais de sessenta entidades, entre sindicatos, associações, conselhos e secretarias de Educação. Então ... O plano foi i enviado pelo governo federal ao congresso nacional em dezembro de 1997. Parlamentares apresentaram um projeto substitutivo e, após muitos debates e criação de emendas, o plano foi aprovado no final de 2000 e sancionado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso em 09 de janeiro de 2001. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
		
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda falsa.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda verdadeira.
	 
	As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma sequência real de fatos da primeira.
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é a sequência de fatos correta da primeira.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202678124)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No que diz respeito ao artigo 3° da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9394/96, que relaciona alguns princípios que servem de base para o desenvolvimento de ensino no Brasil. Dentre as recomendações abaixo, a única que está em desacordo com os princípios a que se refere o artigo 3° é:
		
	
	A experiência extraescolar
	
	Deve- se garantir, a todos os cidadãos, igualdade de condição, de condições de acesso e permanência na escola.
	 
	A educação escolar deve estar vinculada ao trabalho e às práticas sociais.
	 
	Deve ser utilizada uma única concepção pedagógica em todo o território nacional.
	
	O acesso gratuito ao ensino público em estabelecimentos oficiais é um direito de todos.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202116623)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Plano Nacional de Educação (PNE) traça as diretrizes e metas para a Educação Brasileira.Quem é responsável pela coordenação do plano?
		
	
	Organizações Não Governamentais
	
	Governo Estadual
	
	Governo Municipal
	
	Governo Federal
	 
	MInistério da Educação
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202683753)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O governo transformou o Plano Nacional de Educação (PNE) em lei em lei e tendo como prazo de até 10 anos para traçar as diretrizes para que todas as metas sejam cumpridas Entre as principais metas estão:
		
	
	Erradicação do analfabetismo e atenção aos alunos com condutas típicas
	
	Auxiliar a diretora da instituição no gasto das verbas escolares
	
	Executar atividades de integração entre a escola e as famílias
	 
	Melhoria da qualidade de ensino e a erradicação do analfabetismo
	
	Estabelecer estratégias de recuperação aos alunos de baixa renda
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202116418)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Das informações abaixo qual NÃO É um princípio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96, previsto para a Educação?
		
	
	Dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
	
	A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizaram, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.
	
	O ensino será ministrado com base nos princípios liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber
	 
	Deve priorizar a formação cognitiva do educando, portanto não é indicada a vinculação ao mundo do trabalho e à prática social, sob pena de prejudicar o desenvolvimento e amadurecimento do sujeito.
	
	Abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202116427)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Nos termos da LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, em relação ao ensino fundamental, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	Deverá ter oferta garantida a partir dos 6(seis)anos de idade.
	 
	No Artigo 4°, o poder público se responsabiliza somente pela oferta obrigatória e gratuitano ensino fundamental
	 
	Sua oferta é de exclusiva competência dos municípios.
	
	Deverá ter sua oferta regular, no mínimo em 9(nove)anos de escolaridade.
	
	Esta etapa tem garantido a gratuidade e a obrigatoriedade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202116406)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(Exame Nacional de Curso - Pedagogia 2003 - Prova 1). A implantação do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) buscou promover a:
I - descentralização orçamentária, evidenciando o papel do Distrito Federal na subvinculação orçamentária.
II - complementação do custo-aluno pela União, exercendo função redistributiva em Estados em que o Fundo não é suficiente.
III - existência de Conselhos para o acompanhamento e controle social sobre a repartição, a transferência e a ampliação dos Fundos.
IV - remuneração de profissionais do ensino com 60% dos recursos.
Estão CORRETOS, apenas, os itens:
		
	 
	II - III e IV
	 
	I - II e III
	
	III e IV
	
	II e IV
	
	I e IV
		 Gabarito Comentado.
	Avaliação: CEL0139_AV1_201202052886 » POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDU. BÁSICA
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201202052886 - LUCILEA DE ASSIS TOWESEND
	Professor:
	MARTA TEIXEIRA DO AMARAL MONTES
	Turma: 9019/FW
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 05/10/2015 19:09:08
	
	 1a Questão (Ref.: 201202677653)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia as características a seguir: I - Se consolida ao longo do século 20 e combina elementos de regulação da atividade econômica e investimentos na área social II O Estado é regulador e assistencial III Promove sistemas de proteção aos trabalhadores. As características acima definem qual modelo de estado?
		
	
	Neoliberalista
	
	Absolutista
	
	De direito
	 
	Do bem estar social
	
	Moderno
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202677628)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos afirmar que o neoliberalismo é o mesmo liberalismo clássico acrescido de novos elementos básicos como:
		
	
	abertura comercial aos países estrangeiros, altos investimentos públicos em saúde e educação e desregulamentação das leis fiscais
	
	intervenção estatal na economia, privatização das empresas e incremento do benefício do seguro desemprego
	 
	desregulamentação das relações trabalhistas, privatização de empresas estatais e abertura comercial aos países estrangeiros
	
	investimento do Produto Interno Bruto em políticas sociais, abertura dos portos e intervenção do Estado na economia
	
	altos investimentos em saúde e educação, desregulamentação das relações trabalhistas e presença forte dos sindicatos
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202781144)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Constituição Federal de 1937, no governo Vargas, declarava que o ensino primário deveria ser obrigatório e gratuito, no entanto instituiu o Caixa Escolar. Esse dispositivo feria o direito da:
		
	
	nacionalidade
	
	etnia
	
	religião
	
	expressão
	 
	gratutidade
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202116107)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	República significa "o governo do povo para o povo pelo povo" e, remonta ao mundo da antiguidade grega. No momento de sua instalação no Brasil, o regime republicano deveria representar o acesso democrático de toda a população aos direitos humanos mais básicos, dentre eles a educação. Qual foi o panorama da educação durante esse período histórico?
		
	
	democratização do ensino elementar
	
	a família dos mais favorecidos responsável pela educação dos menos favorecidos
	 
	o ensino permanece restrito às camadas mais favorecidas da sociedade
	
	os jesuítas mantêm-se como responsáveis por toda a educação nacional
	
	abertura de escolas suficientes para atender toda a população iletrada
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202115993)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a opção que apresenta o grupo de palavras (expressões) que COMPLETA COM COERÊNCIA HISTÓRICA o fragmento abaixo: A elaboração da primeira LDB que o Brasil conheceu demorou muitos anos. Uma primeira fase caracterizou-se pelo conflito partidário entre dois políticos, cujas trajetórias sempre estiveram vinculadas à educação. De um lado encontrava-se o Ministro do governo ora no poder - o Sr. Clemente Mariani - filiado à UDN (União Democrática Nacional), partido ligado a _____________________, articulado às classes média e alta do país, e à burguesia internacional, e de oposição as forças de ________________. E do outro lado o ex-Ministro da Educação do Estado Novo, Deputado _______________, filiado ao PSD (Partido Social Democrático), apoiado pelas forças getulistas.
		
	
	Setores Avançados - Clemente Mariano - Getúlio Vargas
	
	Educação - Getúlio Vargas - Carlos Larcerda
	
	Educação - Gustavo Capanema - Clemente Mariano
	 
	Setores conservadores - Getúlio Vargas - Gustavo Capanema
	
	Democracia - Fernando Henrique Cardoso - Fernando Collor de Mello
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202116001)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A primeira Lei de Diretrizes e Bases foi o resultado dos embates entre setores antagônicos da sociedade brasileira. Marque a alternativa que condiz com o ano de sua criação:
		
	 
	1961
	
	1968
	
	1974
	
	1996
	
	1988
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202116160)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Das afirmativas abaixo, marque a que apresenta uma informação VERDADEIRA com relação á Lei 5692/71:
		
	
	Foi criado um comitê de educadores progressistas instituído pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso para instaurar práticas pedagógicas reflexivas e transformadoras de realidades sociais
	
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Getúlio Vargas, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Estado Novo e às necessidades sociais e econômicas que o governo se empenhava em garantir
	 
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Golpe de 1964 e às necessidades sociais e econômicas que o governo militar se empenhava em garantir.
	
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pela liberdade democrática e às necessidades sociais e econômicas que o governo popular se empenhava em garantir.
	
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pela abertura democrática e às necessidades sociais e econômicas que o governo democrático se empenhava em garantir.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202116179)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei 5692/71 determinou em seu texto que "Para ingresso no ensino de 2º grau, exigir-se-á a conclusão do ensino de 1º grau ou de estudos equivalentes". Analise as informações abaixo e marque em seguida a SEQUENCIA CORRETA de V (VERDADEIRO) e F (FALSO) apresentando-as como determinações ou não da Lei 5692/71:
I. O ensino de 2º grau destina-se à formação da criança em idade de 7 a 14 anos.
II. Para ingresso no ensino de 2º grau, exigir-se-á a conclusão do ensino de 1º grau ou de estudos equivalentes.
III. O ensino de 2º grau terá cinco anos, conforme previsto para cada habilitação, compreendendo, pelo menos, 2.200 ou 2.900 horas de trabalho escolar efetivo, respectivamente.
IV. a conclusão da 3ª série do ensino de 2º grau, ou do correspondente no regime de matrícula por disciplinas, habilitará ao prosseguimento de estudos em grau superior.
V. os estudos correspondentes à 4ª série do ensino de 2° grau poderão, quando equivalentes, ser aproveitados em curso superior da mesma área ou de áreas afins.V F V F V
	
	V V V F F
	
	F F V V V
	
	V F F F F
	 
	F V F V V
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202116233)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual informação NÃO é pertinente á Constituição de 1988:
		
	
	A União, estados, distrito federal e municípios devem proporcionar o acesso à cultura, á educação e à ciência, e que todas as esferas têm competência para legislar sobre educação
	
	Assegura o direito à educação dos povos indígenas, garantindo que o ensino se realize em língua materna e na língua portuguesa
	 
	A educação, direito de todos e dever exclusivo do Estado que visará o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho
	
	A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos: soberania, cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; e o pluralismo político
	
	Estabelece que cabe à União aplicar no mínimo 18%, enquanto que os municípios e estados devem investir no mínimo 25% cada de seu orçamento em educação
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202116183)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Lei 5692/71 organizou o sistema de ensino em 1º e 2º graus. O primeiro grau passou a abranger os antigos primário e ginásio, atendendo as crianças de 07 a 14 anos e ampliou a escolaridade de 4 para 8 anos. Existem muitas outras características dessa lei, entre as elencadas abaixo, marque a ÚNICA informação FALSA:
		
	
	Enfatizou o ensino profissionalizante com o objetivo atender à formação de mão-de-obra e garantir o suporte para a ampliação do parque industrial brasileiro.
	
	Oficializou o ensino supletivo para suprir a escolarização regular para os adolescentes e adultos que não a tenham concluído o estudo na idade própria.
	 
	Criou a gestão colegiada incentivando a responsabilidade da família e da comunidade escolar como responsável por zelar pela aprendizagem e pelo patrimônio público.
	 
	Tornou obrigatório a inclusão de Educação Moral e Cívica, Educação Física, Educação Artística e Programas de Saúde nos currículos plenos dos estabelecimentos de lº e 2º graus.
	
	Para ingresso no ensino de 2º grau, exigiu-se a conclusão do ensino de 1º grau ou de estudos equivalentes
	
	 2a Questão (Ref.: 201202119076)
	Pontos: 1,2  / 1,5
	O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma Legislação Especial, fundamental para a plena realização da cidadania de uma parcela tão numerosa da população brasileira. O artigo 53 expressa: ¿A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho¿. A partir do exposto, cite 3 direitos assegurado á criança e ao Adolescente na dimensão do cotidiano escolar:
		
	
Resposta: Ter acesso à escola perto da sua casa, participar de movimentos estundantis, ser respeitado pelo o seu educsador.
	
Gabarito: Ser respeitado por seus educadores; Contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; Organizar e participar em entidades estudantis e Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202728390)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O neoliberalismo veio propor uma mudança ao papel do Estado, sustentando que o Estado deve:
		
	
	regulamentar as operações financeiras
	 
	ser mínimo e diminuir sua influência na economia
	
	participar de todas as relações de mercado
	
	promover o processo de estatização das empresas
	
	prover bem-estar social a todo o cidadão
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202116090)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a opção que apresenta o sistema de governo que completa adequadamente a lacuna do texto: Segundo Wood (2001, p.12): "O .................................... é um sistema em que os bens e serviços, inclusive as necessidades mais básicas da vida, são produzidas para fins de troca lucrativa; em que até a capacidade humana de trabalho é uma mercadoria à venda no mercado; e em que todos os agentes econômicos dependem do mercado, os requisitos da competição e da maximização do lucro são as regras fundamentais da vida".
		
	
	Comunismo
	 
	Capitalismo
	
	Anarquismo
	
	Socialismo
	
	Marxismo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202116104)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao analisar os artigos referentes ao ensino primário no Brasil, nas Constituições de 1934 e 1937, podemos sintetizar que com a ditadura de Getúlio Vargas a legislação retrocede e o ensino primário deixa de ser um direito de todos, obrigatório e gratuito. Isto por que a Constituição de 1937 estabelece:
		
	
	a doação do trabalho docente para os pobres
	
	a participação da família na educação da infância e juventude
	 
	a cobrança de uma taxa mensal para a caixa escolar
	
	a cobrança de atestado de pobreza para os alunos na escola pública
	
	a participação dos pais na escola
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202116160)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Das afirmativas abaixo, marque a que apresenta uma informação VERDADEIRA com relação á Lei 5692/71:
		
	
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Getúlio Vargas, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Estado Novo e às necessidades sociais e econômicas que o governo se empenhava em garantir
	
	Foi criado um comitê de educadores progressistas instituído pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso para instaurar práticas pedagógicas reflexivas e transformadoras de realidades sociais
	
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pela abertura democrática e às necessidades sociais e econômicas que o governo democrático se empenhava em garantir.
	 
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Golpe de 1964 e às necessidades sociais e econômicas que o governo militar se empenhava em garantir.
	
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pela liberdade democrática e às necessidades sociais e econômicas que o governo popular se empenhava em garantir.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202674932)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Constituição de 1988 assegura ainda o direito à educação dos povos indígenas, garantindo que o ensino se realize em que língua?
		
	
	Tupi e Inglês;
	 
	Língua materna e na língua portuguesa;
	
	Português e Espanhol;
	
	Latim e Português;
	
	Português e Inglês;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202796838)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A promulgação da Constituição Federal levou os diferentes profissionais a se organizarem porque era preciso:
		
	
	escolher modelos complementares
	 
	elaborar propostas para a Lei de Diretrizes e Bases.
	
	elaborar propostas para as leis complementares.
	
	escolher os mecanismos para a sua representação
	
	definir as esferas educacionais a serem contempladas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202297881)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na política educacional dos anos 90, as principais reformas foram influenciadas por tendências neoliberais indicadas pelo chamado/a:
		
	
	ONU(Organização das Nações Unidas).
	
	ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente).
	
	FUNDEF(Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério).
	
	OCDE (Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).
	 
	Banco Mundial.10a Questão (Ref.: 201202116619)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Em termos de política educacional, ele é considerado a principal medida decorrente da LDB 9394/96. Sua importância deriva do seu caráter global, abrangente de todos os aspectos concernentes à organização da educação nacional, e de seu caráter operacional, já que implica a definição de ações, traduzidas em metas a serem atingidas em prazos determinados dentro do limite global de tempo que a própria LDB definiu para um período de dez anos" (LIBÂNEO, 2008). O autor desse texto está se referindo:
		
	
	Às Diretrizes Curriculares Nacionais
	
	Aos Referencias Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
	
	Aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)
	
	Ao sistema de ingresso em universidades públicas e particulares por meio das cotas
	 
	Ao Plano Nacional de Educação

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes