Buscar

Resumo ADI 197 SERGIPE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ADI 197 SERGIPE
·	CAUTELAR
	O pedido liminar foi acatado por unanimidade pelos ministros so STF. Sendo assim, foram suspendidos os arts. 115 parágrafo único, e o inciso III do art. 61 a expressão "e judiciário".
	O voto da medida cautelar é do Ministro Relator Octavio Galotti. Vota, o relator, embasado no princípio da separação dos poderes, uma vez que afronta a autonomia do poder judiciário e enseja conflito entre os três poderes. A cautelar foi concedida em 1990.
·	MÉRITO 
	Já no relatório, tendo como relator o Ministro Gilmar Mendes, é mais clara as alegações do requerente. Sustenta que há contradição no art. 61, III, e inovação que atenta a separação dos poderes, criando o Conselho Estadual de Justiça.
Voto de Gilmar Mendes (Relator): quanto ao art. 61, III da CE/SE, o relator enfrenta afirmando que há nítido equívoco da inciativa. A CE sergipana insere como competente a iniciativa do governador do Estado, sendo que a CF diz que é de competência do Tribunal de Justiça o código de organização judiciária. Nesta ADI, o entendimento é que não cabe ao constituinte estadual disciplinar iniciativa legal diferente da federal. O relator cita a ADI 102/RO, na qual fora fixada o entendimento no sentido de que processo legislativo deve ser seguido obrigatoriamente o federal. Quando a CF trata da oranização judiciária é dos territórios, pois sãodescentralização administrativa da União. Já enfrentando o art. 115 caput e parágrafo único da constituição sergipana, que inova quanto a criação do conselho estadual de sergipe, o relator cita a ADI 3.367/DF, que veta a criação de um conselho de justiça com função de controle externo. Essa competência para ciar um órgão de controle externo ou interno do judiciário só se tem no âmbito federal, e não na esfera estadual. 
	Foi julgada procedente a inconstitucionalidade dos dois dispositivos da carta sergipana, e confirmada a liminar em 03 de abril de 2014, por UNANIMIDADE.

Outros materiais