Buscar

Aula_04.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Governo e Gestão: Estrutura do Setor Público
Flávio Murilo
Aula 4
*
Quais as tipos de instituições não governamentais que assumem reponsabilidades delegadas pelo Estado, junto à sociedade?
*
Introdução
*
O poder público tem procurado cada vez mais estimular as atividades de fomento incentivando a criação de iniciativas privadas de interesse público.
O Estado não pretende deixar de prestar seus serviços, mas atuar em parceria para atender as necessidades coletivas.
*
*
As atividades não exclusivas do Estado podem ser mais associativas e independentes se contar com a participação da sociedade civil.
As diversas formas de interação entre o poder público e a sociedade proporcionam maior eficácia nos mecanismos de gestão e os processos gerenciais mais dinâmicos nas suas atividades.
A ampliação do acesso aos meios formais e virtuais de informação têm facilitado a mobilização e controle social.
*
*
*
Serviços sociais autônomos, e as entidades de apoio.
Organizações Sociais (OS) 
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)
Agências Executivas
Tipos de Organização de 
Terceiro Setor
*
*
Conceito de Entidade do
 Terceiro Setor 
O terceiro setor refere-se às atividades de prestação de serviços de interesse público. Por oferecer atividades de interesse público e sem fins lucrativos, as entidades podem receber auxílio do Estado, mas, para isso, precisam atender aos critérios estabelecidos. Caso os critérios sejam atendidos, a entidade recebe um título, como o de utilidade pública, o certificado de fins filantrópicos, a qualificação de organização social.
*
*
Desenvolvem trabalhos paralelos com o Estado, colaborando com ele. 
Alguns teóricos consideram que as paraestatais são autarquias. Outros acham que as entidades não mantêm graus de subordinação com o Estado. 
“(...) entidades paraestatais são pessoas jurídicas de direito privado, cuja criação é autorizada por lei específica, com patrimônio público ou misto, para realização de atividades de interesse coletivo, sob normas e controle do Estado.”  
 (DI PIETRO) 
Conceito de Entidade Paraestatal e Terceiro Setor
*
*
Trata-se de pessoas privadas que exercem funções como as de amparo aos hipossuficientes, de assistência social, de formação profissional.
 
São entidades privadas; auxiliam as entidades governamentais na prestação de serviços não exclusivos; devem atender as exigências da Administração Pública e do Tribunal de Contas.
Fazem parte do terceiro setor, pois não se enquadram totalmente como entidades privadas, nem fazem parte da Administração Pública direta ou indireta. 
Conceito de Entidade Paraestatal e Terceiro Setor
*
*
No Brasil os serviços sociais autônomos são:
Sebrae/ Senar/ Sest/ Senai/ Senac/ Sesc.
Como recebem incentivos e recursos públicos precisam seguir a legislação, principalmente envolvendo a questão de contratação de pessoal, processo de compras (licitação), contratação de serviços, prestação de contas, equiparação dos funcionários aos servidores públicos em casos de crime e de improbidade administrativa.
Conceito de Entidade Paraestatal e Terceiro Setor
*
*
Organizações Sociais (OS)
São pessoas jurídicas de direito privado, não visam lucro e são criadas por pessoas físicas. 
Lei no. 9.637/98 dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais, a criação do Programa Nacional de Publicização, 
As organizações sociais têm autonomia financeira e administrativa e podem atuar em “atividades que sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde”. 
*
*
As OS são declaradas como entidades de interesse social e utilidade pública.
Seu estatuto prevê a instituição de um conselho de administração e uma diretoria. Buscam estimular a participação social no órgão colegiado de deliberação superior, há necessidade de contar com representantes do poder público e cidadãos.
 
É necessário elaborar o contrato de gestão, em que deve constar as responsabilidades, atribuições e obrigações. Após ter a autorização para celebrar o contrato, passa a ter direito à dotação orçamentária. 
Organizações Sociais (OS)
*
*
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip)
São pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, e criadas por particulares para prestar serviços sociais que não sejam de exclusividade do Estado. 
Contam com o incentivo do poder público e, para prestar atividade para o Estado, é necessária a formalização do termo de parceria. O acompanhamento e a fiscalização serão feitos pelo órgão referente à área de atuação específica da atividade a ser fomentada.
 
*
*
Principais objetivos: promoção da assistência social; da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; promoção gratuita da educação; da saúde; da segurança alimentar e nutricional; conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável e do voluntariado; desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza, de novos modelos socioprodutivos e de sistemas alternativos de produção; promoção de assessoria jurídica gratuita suplementar; promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais. 
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip)
*
*
Atividades que não cabem às Oscip:
sociedades comerciais; sindicatos, associações de classe ou de profissionais; instituições religiosas; organizações partidárias; entidades e empresas que comercializam planos de saúde; instituições hospitalares privadas não gratuitas e suas mantenedoras; escolas privadas de ensino formal não gratuito e suas mantenedoras; organizações sociais; cooperativas; fundações públicas; fundações, sociedades civis ou associações de direito privado criadas por órgão público ou por fundações públicas.
 
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip)
*
*
Agências Executivas
Agência Executiva não representa uma nova figura institucional, mas uma qualificação especial concedida pelo Poder Público às fundações públicas e autarquias que mantenham o contrato de gestão. 
Para merecer a qualificação do Poder Executivo Federal, a autarquia ou fundação pública deverá cumprir dois requisitos: será necessária a apresentação de um plano estratégico de reestruturação e de desenvolvimento institucional visando à melhoria da eficácia da gestão; e ter celebrado Contrato de Gestão com o respectivo Ministério supervisor. 
Governo e Gestão: Estrutura do Setor Público
Flávio Murilo
Atividade 4
*
*
Você poderia dar exemplos de Agências Reguladoras Brasileiras?
*
*
Exemplos de Agências Executivas/ Reguladoras
fiscalizar serviços públicos 
 (ANEEL, ANTT, ANAC);
fomentar e fiscalizar determinadas atividades privadas 
 (ANCINE); 
regulamentar, controlar e fiscalizar atividades econômicas 
 (ANP); 
exercer atividades típicas de estado 
 (ANVISA).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais