Buscar

A FORMAÇÃO DA SOCIOLOGIA COMO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.

Prévia do material em texto

A FORMAÇÃO DA SOCIOLOGIA COMO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
EXERCÍCCIO 1
MARIA GABRIELA SANTIAGO DA SILVA
Questão 1
Texto da questão
Na transição feudal-capitalista surge um novo homem, principalmente nos centros urbanos, mais crítico e sensível, representando um pensamento antropocêntrico. Neste momento da história, em relação aos estudos científicos, são identificadas três fases principais: a observação, a hipótese e a experimentação. Entende-se então que:
Escolha uma:
a. o racionalismo começa a se impor.
b. há um retorno às preocupações teocêntricas.
c. o teocentrismo surge ofuscando o exercício da razão.
d. a razão se ofusca pelas preocupações metafísicas.
e. há uma fusão entre razão e misticismo.
A resposta correta é: o racionalismo começa a se impor.
Questão 2
Texto da questão
A grande indústria criou o mercado mundial preparado pela “descoberta da América”, que acelerou prodigiosamente o desenvolvimento do comércio, da navegação e dos meios de comunicação. Este desenvolvimento reagiu por sua vez sobre a extensão da indústria; e, à medida que a indústria, o comércio, a navegação, as vias férreas se desenvolviam, crescia a burguesia, multiplicando seus capitais e relegando ao segundo plano os grupos sociais legados pela Idade Média. 
Esse momento histórico referente ao crescimento da burguesia caracteriza:
Escolha uma:
a. o capitalismo.
b. o apogeu do socialismo.
c. a ascensão do mercantilismo.
d. os primórdios do feudalismo.
e. tanto o capitalismo quanto o socialismo.
A resposta correta é: o capitalismo..
Questão 3
Texto da questão
A expansão ultramarina bastante lucrativa para a Europa, especialmente para Portugal num determinado momento, desenvolve a verve camoniana, que espelha o orgulho português tão cultivado na época, como se pode observar a seguir:
“Os reinos e os impérios poderosos
que em grandeza no mundo mais cresceram,
ou por valor de esforço floresceram
ou por varões nas letras espantosos.
Teve Grécia Temístocles famosos;
os Cipiões a Roma engrandeceram;
doze pares a França glória deram;
Cides a Espanha, e Laras belicosas.
Ao nosso Portugal (que agora vemos
tão diferente de seu ser primeiro),
os vossos deram honra e liberdade.
E em vós, grão sucessor e novo herdeiro
do braganção estado, há mil extremos
iguais ao sangue, e mores que a idade.”
Repare que, ao cantar a coragem da coroa portuguesa, o poeta se inspira na Antigüidade Clássica, dando origem a um movimento intelectual que marcou a cultura européia entre os séculos XIV e XVI. Isso ocorre porque:
Escolha uma:
a. as circunstâncias propícias à criação do poema são marcadas pelo sentimento humanista da época a disseminar amplamente os valores antigos, assentados na cultura greco-latina, sendo Renascimento a denominação dada a esse momento histórico.
b. é intenso o sentimento místico que se volta para a crença na divindade grega com o intuito de solidificar o modo de produção feudal, abalado pelo comércio de além-mar.
c. a burguesia já está bastante forte, pois o Capitalismo se encontra na sua última fase, nomeada Imperialismo, com a dominação econômica sobre os povos já invadidos pelos tentáculos do Mediterrâneo.
d. a economia da época, basicamente agrária, se fortalece com os feitos ultramarinos, solidificando o poder dos suseranos e impedindo o crescimento da burguesia, classe em grande ascensão no auge da Idade Média, com seu característico modo de produção, o feudal.
e. revela os feitos da cavalaria em plena Idade Média, apoiada pela Igreja, tendo em vista a sua atuação para o fortalecimento do Cristianismo na luta travada contra os mouros.
A resposta correta é: as circunstâncias propícias à criação do poema são marcadas pelo sentimento humanista da época a disseminar amplamente os valores antigos, assentados na cultura greco-latina, sendo Renascimento a denominação dada a esse momento histórico..
Questão 4
Texto da questão
Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos; as distinções sociais não podem ser fundadas senão sobre a utilidade comum. (Declaração dos direitos do homem e do cidadão, 1789) 
Os ideais de liberdade e igualdade contidos no texto foram propagados pelo (a):
Escolha uma:
a. Antigo Regime.
b. Monarquia Absolutista.
c. Revolução Francesa.
d. Revolução Russa.
e. Contra-Reforma.
A resposta correta é: Revolução Francesa..
Questão 5
Texto da questão
A Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo. O processo de industrialização caracterizou-se por um conjunto de transformações, EXCETO:
Escolha uma:
a. a substituição das ferramentas pelas máquinas.
b. da substituição da energia humana pela energia motriz.
c. do modo de produção doméstico pelo sistema fabril.
d. a preponderância do capital mercantil sobre a produção.
e. a produção artesanal voltada para a subsistência unicamente, sem intenção de lucro.
A resposta correta é: a produção artesanal voltada para a subsistência unicamente, sem intenção de lucro.
Questão 6
Texto da questão
Leia o texto e responda:
“O tempo não me pertence, por isso amanhã não poderei ir à sua casa, mas se você puder ir à Praça da Bolsa, entre as duas e as duas e meia, nós nos encontraremos como sombras miseráveis nas bordas do inferno.” (Um marceneiro francês em 1848).
“Pelo que sei do ofício acredito que hoje um homem trabalha quatro vezes mais do que antes. A oficina onde trabalhamos se assemelha em tudo a uma prisão – o silêncio é aqui aplicado tal qual numa prisão”. (Um marceneiro inglês em 1849)
O texto trata das mudanças das condições de vida e trabalho da classe operária que emergiram do processo desencadeado pela Revolução Industrial. Identifique a seguir a alternativa que contraria a realidade aludida: 
Escolha uma:
a. a precariedade das condições de trabalho nas fábricas, visto que eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos.
b. rígida disciplina ao trabalhador assalariado no espaço da fábrica, interferindo no seu dia-a-dia.
c. jornada de trabalho de até 18 horas por dia e sujeição a castigos físicos dos patrões.
d. melhoria da organização do trabalho fabril, buscando maior comunicação e integração entre os operários, cujo resultado final foi o aumento de eficiência e dos salários.
e. aumento do número de desempregados, sem nenhum tipo de auxílio e expostos a situações de precariedade.
A resposta correta é: melhoria da organização do trabalho fabril, buscando maior comunicação e integração entre os operários, cujo resultado final foi o aumento de eficiência e dos salários.
Questão 7
Texto da questão
Leia o texto e responda:
A descoberta da América e a circunavegação da África ofereceram à burguesia ascendente um novo campo de ação. Os mercados da Índia e da China, a colonização da América, o comércio colonial, o incremento dos meios de troca e, em geral, das mercadorias imprimiram um impulso, desconhecido até então, ao comércio, à indústria, à navegação e, por conseguinte, desenvolveram rapidamente o elemento revolucionário da sociedade feudal em decomposição. (MARX, Karl. O Manifesto do Partido Comunista, 1848.)
Essas palavras remetem:
Escolha uma:
a. ao apogeu da sociedade feudal.
b. à decomposição da sociedade burguesa.
c. ao auge da revolução industrial.
d. ao mercantilismo.
e. ao enfraquecimento do socialismo.
A resposta correta é: ao mercantilismo.
Questão 8
Texto da questão
De acordo com alguns historiadores, os homens de um determinado momento histórico “não podiam compreender que os motivos determinantes da evolução política e social pudessem ser vistos de outro ângulo que não fossem os feitos de uma nobreza belicosa e cortesã. Persistiam em considerar a nobreza como a mais elevada força social e atribuíam-lhe uma exageradíssima importância, desvalorizando completamente o significado social dos grupos sociais mais baixos (...). Cada um destes grupos representava uma instituição divina, um elemento do organismo da criação emanando da vontade de Deus, constituindo umaentidade real, e sendo, no fundo, tão venerável como a hierarquia angélica”. (HUIZINGA, Johan. O Declínio da Idade Média. Portugal: Ulisséia) 
Economia essencialmente agrária, natural e auto-suficiente: produzia-se para o consumo imediato, por meio de mão-de-obra servil; sociedade rural e estamental; cultura teocêntrica. Essas são características do:
Escolha uma:
a. anarquismo.
b. feudalismo.
c. absolutismo.
d. socialismo.
e. comunismo.
A resposta correta é: feudalismo.
Questão 9
Texto da questão
Aponte as diferenças mais importantes que marcam a passagem de uma explicação teológica do mundo para uma concepção renascentista da sociedade.
É no humanismo que o homem começa a se valorizar, sem contudo abandonar por completo o temor a Deus e a submissão.
No renascimento a religião e a ciência estabeleceram entre si um relacionamento mais livre, com isso levou a um método científico novo e a um novo fervor religioso. Essas foram as bases para as duas transformações: o Renascimento e a Reforma.
O mais importante do Renascimento foi uma nova visão do homem. O homem agora passa a ocupar o centro de tudo. Com isso os humanistas do renascimento desenvolve uma crença totalmente nova no homem e em seu valor. O homem não servia apenas para servir a Deus, mas também para ser ele próprio.
Questão 10
Texto da questão
Identifique as principais características do Mercantilismo e relacione-as com o surgimento do capitalismo.
Principais características do Mercantilismo:
Buscar exportar mais do que importar.
Proteger o mercado interno.
Acumulação de metais preciosos afim de ter muita riqueza nacional.
Garantia dos monopólios comerciais em benefício do Estado.
Exploração das colônias a fim de se garantir balança comercial favorável.
As práticas mercantilistas impulsionaram o crescimento do capitalismo
comercial dando origem à acumulação primitiva de capitais, pré-condição
necessária ao desenvolvimento do próprio capitalismo.

Outros materiais