Buscar

BENZENO IFNMG

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BENZENO
Diego Armando; 
Jonas Ferreira;
Samuel Pestana.
O QUE É O BENZENO?
O benzeno é uma substancia cancerígena e está presente no meio em que vivemos. O benzeno é um líquido incolor, inflamável e com um aroma doce. Em contato com o ar, evapora-se rapidamente. Na natureza, o benzeno é liberado por processos naturais, como o vulcanismo e as queimadas, mas a maior parte da liberação de benzeno provém da atividade humana. 
Constituinte do petróleo, o benzeno é muito utilizado em laboratórios químicos, como matéria-prima nas indústrias químicas, nas indústrias petroquímicas, de refino de petróleo e nas companhias siderúrgicas. É também encontrado na gasolina, na fumaça do cigarro e para fabricação de plásticos, lubrificantes, borrachas, tintas, detergentes, medicamentos e agrotóxicos.
IDENTIFICAÇÃO DE PERIGO
Principais riscos á Saúde Humana
 Os componentes da formulação são tóxicos. O benzeno é carcinogênico e mutagênico fraco. A maioria dos componentes é absorvida pelo organismo através de inalação, ingestão acidental ou contato com pele e mucosas, causando efeitos no Sistema Nervoso Central (SNC), tais como dores de cabeça, tonteiras, vômitos, depressão do SNC, dificuldade respiratória, arritmia cardíaca, coma e morte. A maioria dos componentes causa irritação dos olhos, pele e mucosas. Alguns componentes da formulação produzem adicionalmente efeitos tóxicos específicos, tais como anemia aplástica / leucemia (benzeno) e acidose metabólica / alterações visuais com risco de cegueira (metanol).
IDENTIFICAÇÃO DE PERIGO
Principais Riscos Ambientais
 Os componentes da formulação e seus produtos de degradação são tóxicos ou potencialmente tóxicos para o meio ambiente. O descarte deve ser feito de forma adequada.
MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS
Contato com os olhos
 Lavar os olhos com quantidade abundante de água durante no mínimo 15 minutos, levantando ocasionalmente as pálpebras superiores e inferiores. Procurar o médico imediatamente.
Contato com a pele
 Remover imediatamente roupas e sapatos contaminados. Lavar a pele com quantidade abundante de água e sabão durante no mínimo 15 minutos. Procurar o médico.
Inalação
 Remover o paciente do local da exposição e transferi-lo imediatamente para local ventilado. Caso não esteja respirando, utilizar respiração artificial. Procurar o médico.
MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS
Ingestão
 Lavar a boca e procurar assistência médica imediatamente. O vômito ou a lavagem gástrica não são recomendados no caso de intoxicações pelos hidrocarbonetos presentes na formulação, podendo causar edema pulmonar.
MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO
Meios de extinção apropriados
 Dióxido de carbono, espuma, pó químico seco.
Meios de extinção não apropriados
 H2O ( água).
Equipamentos de proteção no combate a incêndios
 Usar máscara com filtro para vapores orgânicos.
MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO
Grandes derramamentos e vazamentos
 Remover fontes de ignição, prevenir a inalação, prevenir o contato com a pele, mucosas e olhos. Utilizar equipamento de proteção adequado e recolher o material com auxílio de absorvente. Destinar o resíduo à disposição e descontaminar o local do derramamento.
Pequenos derramamentos e vazamentos
 Isolar e sinalizar o local e remover fontes de ignição. Utilizar equipamento de proteção adequado, recolher o material com auxílio de material absorvente, destinar o resíduo à disposição e descontaminar o local do derramamento. Se necessário, utilizar extintor de espuma para diminuir a formação de vapores e risco de incêndio.
MANUSEIO E ARMAZENAMENTO
Manuseio
 Após utilizar o produto, retirar roupas contaminadas e equipamentos de proteção e lavar as mãos.
Armazenamento
 Temperatura para armazenamento: Inferior a 4 ºC. Manter o recipiente bem fechado, em local protegido contra a incidência de luz e na área de armazenamento de líquidos inflamáveis.
CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Controles
 Manusear o produto em capela de segurança. As instalações para estocagem e uso deste material devem ser equipadas com lavadores de olhos e chuveiro de segurança.
Limites de exposição 
 Limite de tolerância até 48 h/semana (NR-15).
EPI - proteção para os olhos e face
 Óculos de segurança.
EPI - proteção para a pele
 Luvas de neopreno e roupas de proteção adequadas.
EPI - proteção respiratória
 Máscara com filtro para vapores orgânicos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais